Como a umidade afeta as roupas no armário?
A nossa casa está exposta a diferentes adversidades. Uma das perguntas que geralmente nos fazemos é a seguinte: como a umidade afeta as roupas no armário? Se não quisermos arruinar as nossas roupas, tendo que nos desfazer delas, é melhor procurarmos por soluções eficazes.
A prevenção é a melhor maneira de evitar problemas; no entanto, pode acontecer que, sem percebermos, a umidade invada a nossa casa e passemos a sofrer as consequências.
Caso não tenhamos sido prevenidos e tivermos chegado a um ponto sem volta, o ideal é conhecer e analisar os inconvenientes causados pela umidade dentro do armário e quais são as soluções aplicáveis, especialmente se forem embutidos.
Como a umidade chega ao armário?
O armário é um móvel que geralmente fica encostado na parede. Isso faz com que não possamos ver exatamente o que está acontecendo atrás dele; em outras palavras, esta é uma área vazia e sem controle.
Quando há umidade na casa, ela é percebida diretamente e, além de tudo, também produz um odor característico. Caso haja um móvel de madeira no local onde ela está presente, a umidade e o mofo que se desenvolvem se espalharão com um caráter invasor.
Nesse sentido, é preciso ter em mente que a disseminação por todo o material ocorrerá de forma impressionante, afetando, sem dúvida, tudo o que estiver guardado dentro do armário. Ela invade até mesmo os tecidos.
É preciso ter cuidado com a umidade, pois ela pode se expandir em pouco tempo.
Como a umidade afeta as roupas no armário?
A primeira coisa que devemos saber é a forma como a umidade afeta as roupas no armário. A partir de então, poderemos tomar as medidas apropriadas para solucionar esse grave incoveniente. Vejamos 4 problemas enfrentados pelas nossas roupas:
- O mais sério de todos é, sem dúvida, a deterioração do material. Não importa o tipo de tecido da roupa (linho, algodão, couro sintético, couro…). Qualquer peça pode ser invadida pela umidade e ter grande parte de sua superfície destruída.
- O mofo é um agente nocivo que invade a madeira e as roupas e que, às vezes, é invisível. Geralmente aparece de diferentes formas, mas normalmente se manifesta através de pontos escuros, tanto na parte externa quanto na interna. Em roupas escuras, pode ser visto como um tom esbranquiçado.
- O mau cheiro é outra das condições enfrentadas pelo guarda-roupa. Por ser um espaço fechado, a umidade produz um odor intenso que também é absorvido pelas roupas. De fato, para removê-lo, é preciso fazer várias lavagens e, às vezes, nem assim é possível eliminá-lo.
- As roupas precisam de um ambiente seco; por isso, quando ficam aquecidas e com umidade, geralmente surge um efeito molhado, algo que não é benéfico de forma alguma. A longo prazo, as texturas e formas perdem a sua aparência original.
Soluções preventivas se a umidade afetar as roupas
Sem dúvida, a melhor maneira de evitar o aparecimento da umidade é conhecendo a casa: como ela foi construída, os materiais utilizados, o posicionamento geográfico, as adversidades que ela enfrenta, etc. É preciso ter um cuidado especial com a madeira.
Ela também não deve ser negligenciada; é necessário observar e estar atento. Muitas vezes, quando saímos de férias por um longo período, quando deixamos a casa vazia por vários meses ou quando a deixamos fechada, não verificamos qual é a sua situação e a umidade tem caminho livre para se instalar.
Assim, se houver umidade na parede, antes que ela passe para o armário, é necessário removê-la e aplicar bloqueadores. Caso ela invada os móveis, devemos restaurar a madeira imediatamente. Todo o tempo que perdermos estará jogando contra nós.
Outra maneira de proteger as roupas no armário
Caso as nossas roupas estejam em risco, precisamos encontrar outras maneiras de protegê-las. Existem capas para guardar as roupas. Pode ser inconveniente colocá-las em todas as roupas; por isso, poderíamos recorrer a essa solução para ternos e vestidos que não usamos regularmente.
É melhor colocar as roupas que usamos diariamente em espaços mais abertos do armário e que não estejam continuamente encostados nas paredes. De qualquer forma, o melhor a fazer é manter a casa bem isolada da umidade.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Rougeron, Claude: Aislamiento acústico y térmico en la construcción, Barcelona, Editores técnicos asociados, 1977.