Por que as cores claras nunca deixarão de ser tendência?

· 19 de agosto de 2018
As cores claras sempre estiveram presentes em nossos lares. As sensações que elas transmitem nos trazem bem-estar e conforto.

As cores da nossa casa falam diretamente sobre a nossa personalidade. Em muitas ocasiões, há uma tendência de usar tons mais claros em vez de tons escuros; mas, por que que as cores claras nunca saem de moda?

Nesse sentido, há vários fatores que determinam a nossa escolha. Ou seja, nosso gosto por algumas cores em detrimento de outras tem a ver com o efeito que causam em nosso humor.

Uma pessoa deve passar um grande número de horas todos os dias em casa. Portanto, o que aconteceria se não estivesse confortável em seu próprio lar? A longo prazo, podemos ficar cansados e desiludidos com a estética do lugar. Em seguida, veremos alguns fatores que explicam a importância do uso de cores claras nas residências.

Cores claras: sensações em um nível emocional

Um primeiro fator a considerar é a sensação que é percebida quando se está confortável com a cor e a atmosfera de um espaço Na verdade, o tipo de tonalidade desempenha um papel muito importante nessa sensação.

Quando são usadas cores claras, a nossa percepção visual capta as sensações de entusiasmo, alegria, atividade e emoção. Esses sentimentos estão associados ao bem-estar e à felicidade.

Quais cores permitem que uma pessoa sinta emoções positivas?

  • Branco
  • Laranja
  • Verde-pistache
  • Salmão
  • Cinza-claro

Implicação da luz

As cores claras ajudam a luz a incidir diretamente no ambiente. Ou seja, elas favorecem a refração da luz e complementam as paredes com iluminação.

Por sua vez, mobília que possui tonalidades claras também é favorecida pela luz. Afinal, suas formas são mais realçadas por causa da luminosidade.

No caso de um sofá, um tom claro como branco ou ocre claro permite que as formas fiquem bem definidas. Dessa forma, almofadas mais escuras podem ser colocadas para enfatizar mais a função estética e complementar a composição.

Por outro lado, no caso de móveis, como mesas ou cômodas, quando têm um tom claro, passam a ter um maior destaque. Afinal, essas cores deixam as formas mais destacadas e atraem mais os olhares.

 As cores são as ideias primordiais, as filhas da luz.

Johannes Itten

cores claras

Diferenciação de cores claras com cores escuras

Os tons escuros não iluminam os ambientes e nem oferecem uma definição das formas, enquanto as cores claras têm essa qualidade.

Uma cor escura pode ter uma característica própria se tiver outra cor clara ao seu lado que permita o contraste. Assim, a preferência de decorar com cores claras é mais viável, já que ajuda a estabelecer diferenciações de cores. Se um espaço for completamente preenchido com cores escuras, as sensações das pessoas podem ser de:

  • Tristeza
  • Apaziguamento
  • Inquietação
  • Tensão

No fundo, as luzes e as cores claras estão associadas à alegria, vivacidade, atividade, entusiasmo, etc.  Por outro lado, os tons escuros são sérios, silenciosos, soturnos, etc.

 Decore com cores claras e você fará da sua casa um espaço vivo e cheio de sensações.

O significado de cada cor

No mundo da arte, o uso de uma cor ou outra é estudado, pois é aí que se encontra o seu significado. Um tom pode definir as sensações do que você deseja transmitir. Dessa forma, é possível expressar diferentes significados com as cores claras. Cada uma dessas cores têm diferenças fundamentais em relação às outras:

  • Branco: pureza, limpeza, celestial, divindade, calma, inocência…
  • Laranja: entusiasmo, alegria, frescor, verão, intensidade…
  • Salmão: calor, calma, segurança…
  • Azul-claro: calma, espiritualidade, descanso…
  • Verde-claro e pistache: frescor, natureza, tranquilidade, esperança…
  • Cinza-claro: elegância, neutralidade, complementaridade, tranquilidade…

As cores claras nunca deixarão de ser uma tendência

Ao longo da história, diferentes cores têm sido usadas para decoração de interiores. Há pessoas ousadas que decidem colocar uma cor em cada sala e outras que preferem o monocromático.

A cor branca sempre teve uma grande presença nos lares. Por quê? Principalmente por ser um tom claro que favorece a luz, que denota pureza e que combina bem com qualquer estilo de decoração.

No entanto, as casas novas geralmente dão a opção de escolher as cores para as paredes. Ultimamente, as cores mais usadas são: salmão, laranja, verde e azul-claro.

Decore usando cores claras e encha a sua casa de alegria, vivacidade e força. Dessa forma, você fará a sua casa brilhar com luz própria e conseguirá se sentir bem todos os dias por causa das sensações transmitidas pelas cores.