Como colocar a mesa de acordo com a etiqueta

· 2 de fevereiro de 2019
Colocar a mesa de acordo com a etiqueta é um gesto de consideração que podemos ter com os nossos convidados, ainda que não seja um jantar formal nem um grande evento. Por isso é necessário saber quais são os passos a serem seguidos para que a mesa fique perfeita.

Você já se perguntou por que em certos restaurantes, festas ou eventos os copos, pratos e talheres são colocados de uma maneira específica? Isso ocorre porque existem algumas regras para colocar a mesa de acordo com a etiqueta. No artigo a seguir, mostraremos como você poderá fazê-lo.

Colocar a mesa de acordo com a etiqueta: o que saber

Cada país tem as suas próprias regras no que se refere à comida, e esses hábitos são definidos pela cultura e pela educação. Embora colocar a mesa de acordo com a etiqueta não seja a mesma coisa na Espanha, na França ou na Inglaterra, existem algumas diretrizes que são usadas em todos os lugares.

A ordem em que a comida é servida (entrada, prato principal, sobremesa, café, etc.) e a maneira como os garçons se deslocam entre os comensais não varia de país para país. Por exemplo, as mulheres são servidas primeiro, o anfitrião se senta na cabeceira da mesa e os pratos são sempre retirados pela direita.

Outra regra de etiqueta é que ninguém pode começar a comer até que todos estejam servidos. E, para apreciar a sobremesa, todos os elementos que não serão mais utilizados devem ser retirados, como a taça de vinho ou os pratos de sopa.

Colocar a mesa de acordo com a etiqueta: o que saber

Existem diferentes métodos para colocar a mesa de acordo com a etiqueta, que inclusive também mudam se for servido um café da manhã, um almoço, um jantar ou um banquete. Os mais conhecidos são:

  • Método inglês: o garçom fica à esquerda do comensal e o serve a partir de uma bandeja, usando os seus próprios utensílios.
  • Método francês: o comensal se serve com os seus talheres a partir de uma travessa, oferecida pelo lado esquerdo.
  • Método russo: o garçom passa com uma mesa rotatória e serve os comensais através de uma espécie de ‘show’.
  • Método simples: o garçom coloca os pratos já servidos sempre pelo lado direito do comensal.

Passos a serem seguidos para colocar a mesa de acordo com a etiqueta

Certamente não é necessário oferecer uma festa para centenas de convidados para colocar a mesa de acordo com a etiqueta. Você pode surpreender a sua família e os seus entes queridos com um jantar mais formal em um evento especial, como por exemplo um aniversário, ou então para dar uma notícia importante.

Para cumprir com o que manda a etiqueta, primeiramente são colocados os pratos e taças e depois os talheres e guardanapos. Estes são os passos a serem seguidos:

1. Colocar os pratos

Os pratos são usados como um guia para posteriormente colocar os outros utensílios. Recomenda-se deixar uma distância de cerca de 60 centímetros entre cada convidado para que dessa forma eles não ‘batam’ os cotovelos ao comer. Podemos colocar um prato grande embaixo e um outro menor por cima, que provavelmente será substituído por outro na hora de servir.

Passos a serem seguidos para colocar a mesa de acordo com a etiqueta

O prato de pão não pode faltar. Ele é colocado na diagonal do prato principal, do lado esquerdo.

2. Colocar as taças

Taças e copos ficam do lado direito do prato e sempre em uma linha reta, do maior para o menor. Para começar, a de água; ao lado dela, a de vinho tinto. Abaixo da primeira, a de vinho branco e, ao lado, a de champanhe.

3. Arrumar os talheres

Isso talvez seja a parte mais difícil, principalmente porque existem vários tipos. Começando pelos garfos, que são colocados do lado esquerdo do prato. Assim, o mais próximo é para a carne, o do meio para o peixe e o do lado de fora para a salada.

Arrumar os talheres

Do lado direito do prato ficam as facas: primeiramente a de carne, em segundo a de peixe e em terceiro a de salada. Depois delas, a colher para a sopa. Ainda tem mais: em cima do prato de pão é colocada uma faca e, na frente do prato, o garfo e a colher para a sobremesa.

4. Incluir os últimos detalhes

O guardanapo de pano é colocado sobre o prato, embora algumas pessoas o coloquem ao lado dos garfos ou então dentro da taça de água. Também não poderá faltar a xícara de café com o seu pires, que serão colocados à direita das taças. Também podemos incluir o saleiro e o pimenteiro em cima do prato de pão e um cartão ou etiqueta com o nome do convidado acima dos talheres para a sobremesa.

Com estes passos, você poderá colocar a mesa de acordo com a etiqueta e a aproveitar uma refeição formal com os seus convidados.

 

Domènech Virgili, M. (2013). El protocolo y las fiestas populares. Revista Internacional de Protocolo: Ceremonial, Etiqueta, Heráldica, Nobiliaria y Vexilogía.