5 dicas para montar uma mesa de festa

18 de janeiro de 2019
Ter uma mesa de festa decorada é ótimo para oferecer um lugar especial para os convidados "degustarem" os doces. Vamos compartilhar algumas ideias para organizá-la.

Ao montar uma mesa de festa, é aconselhável conhecer algumas recomendações prévias quanto ao seu design e acessórios. Embora exista a liberdade de prepará-la de acordo com o evento, conhecer algumas pequenas “dicas” pode ser útil para economizar tempo e dinheiro.

Essas mesas, também conhecidas como mesas de doces, dessert table ou candy bar, se tornaram uma tendência na decoração de eventos. Elas não só deixam os espaços mais elegantes, como também permitem oferecer deliciosos “petiscos” para os convidados.

Você está preparando uma festa? Você ainda não sabe como montar uma mesa de festa? Se você chegou até aqui, provavelmente está precisando de algumas ideias. Por esse motivo, nesta oportunidade, queremos compartilhar algumas dicas para que você possa montá-las sem dificuldade.

Dicas simples para montar uma mesa de festa

A ideia de montar uma mesa de festa é perfeita para qualquer tipo de evento. Tanto para casamentos quanto para aniversários, chás de bebê ou uma primeira comunhão, elas são um lugar ideal para oferecermos doces e sobremesas, ao mesmo tempo em que complementam a decoração.

Por isso, é necessário prestar atenção ao seu design, cores e acessórios. O ideal é que tudo combine perfeitamente com o restante dos acessórios usados para a festa. Você ainda não sabe como fazê-lo? Então anote as dicas a seguir.

1. Escolha um estilo simples e elegante

Certamente, o estilo da mesa de festa vai variar de acordo com o tipo de comemoração. No entanto, em geral, você poderá optar pelo estilo minimalista para reduzir custos. Você não terá que comprar muitos elementos para decorar, na verdade, já terá muitos à mão.

Dicas:

  • Evite incluir mais de três cores na decoração. Tente incluir o branco neste trio de cores para dar aquele toque de elegância.
  • Use bandejas, recipientes e pedestais de vidro ou de materiais brancos.
  • Escolha uma toalha em um tom neutro (branco, bege ou cinza) e então use um caminho de mesa com uma cor que se destaque um pouco mais.
  • Tente não deixar todos os acessórios para colocar as sobremesas em um mesmo nível. Concentre-se em adicionar níveis, mas que não sejam muito altos.

2. Opte por bombonieres de vidro

É provável que em uma festa infantil você opte por bombonieres mais coloridas; no entanto, se for um aniversário de alguém mais velho, um casamento ou uma primeira comunhão, as bombonieres de vidro são o melhor complemento. Elas ficam muito bem tanto para um estilo elegante e moderno, quanto para um estilo vintage.

Dicas:

  • Consiga bombonieres de vidro de vários tamanhos e designs. Dessa forma, você adicionará níveis diferentes ao montar a mesa de festa.
  • Preencha o seu interior com artigos de confeitaria e doces. Se quiser, aposte em uma única cor ou então traga um toque de alegria com várias cores vivas.

3. Use acessórios que você já tenha em casa

Use acessórios que você já tenha em casa

Antes de gastar dinheiro com acessórios para montar uma mesa de festa, você pode verificar se já tem em casa itens que possam ser úteis. Acredite ou não, muitos dos acessórios de decoração habituais podem dar um estilo interessante às mesas de festa.

Dicas:

  • Prepare uma mesa com um estilo vintage usando, por exemplo, cestas, caixas antigas, vasos de flores, jarros ou molduras para fotos.
  • Se for uma festa infantil, decore a mesa com brinquedos, flores e papéis coloridos.
  • Depois de conferir o que pode ser útil para a sua decoração, verifique se é necessário comprar outros itens.

4. Opte por uma decoração de papel

Sem dúvida, a decoração de papel é uma das mais baratas para montar uma mesa de festa. Além disso, ela é muito versátil, pois permite criar diferentes estilos. Porém, ela não é recomendada para eventos mais elegantes, como casamentos ou formaturas.

Dicas:

  • De acordo com o tipo de evento, use papéis em tons neutros ou com cores vivas. Use-os para fazer, por exemplo, pompons de papel, favos de mel, leques, entre outros.
  • Para um melhor acabamento, opte pelo papel de seda.

5. Não se esqueça das lembrancinhas

Não se esqueça das lembrancinhas

Como um bom anfitrião da sua comemoração, você poderá usar a mesa de festa para apresentar as lembrancinhas que você dará aos convidados. De fato, elas não devem faltar caso seja uma festa infantil, de casamento ou de primeira comunhão. Há muitas maneiras de fazer isso sem gastar muito.

Dicas:

  • Prepare as lembrancinhas com caixas pequenas, sacolinhas de pano ou sacos de papel. Preencha com doces, amostras de perfume, miniaturas de bebidas ou qualquer outra bugiganga.
  • Não se esqueça de personalizar tudo. Há muitas maneiras de decorá-las para que elas combinem melhor com os outros elementos da mesa.

Pronto para montar a sua mesa de festa? Assim como você acabou de ver, isso não precisa ser muito complicado. Embora exista a possibilidade de montar mesas mais sofisticadas, uma mesa minimalista ou com materiais que você já tenha em casa também poderá ficar maravilhosa.