Como decorar a sua casa de verão

25 de outubro de 2018
As casas de verão precisam de um tipo especial de decoração, já que não passamos o ano todo nelas e, quando vamos, queremos fugir da nossa rotina.

Talvez você pertença à pequena porcentagem de pessoas que possuem uma casa na praia ou no campo para passar o verão. Mas, todos nós precisamos de uma casa de verão (veraneio) para deixar o frio do inverno para trás.

Se você não tem uma casa de veraneio, traga o espírito do verão para a sua casa. Em qualquer um dos casos, neste artigo você encontrará algumas dicas úteis para dar aquele toque de verão em sua casa.

O verão é uma das temporadas mais esperadas por todos. É uma época que transmite boas vibrações, frescor, descontração e muita diversão.

A moda reflete muito bem esta temporada mudando os tecidos das roupas, as estampas e, claro, nos livramos de roupas como casacos ou calças compridas.

Assim como na moda, a nossa casa também deve refletir essa mudança de estação. Não importa se você mora em uma cidade mais fria, o verão também chegará da mesma forma.

O verão chega e a nossa mente muda o chip; precisamos de mudanças em nossa casa. Para renovar o ambiente da nossa casa para o verão é necessário levar em conta os seguintes aspectos.

1. Diferentes estações, diferentes elementos

Nesta época do ano o clima é mais quente, por isso devemos esquecer os tapetes de pelo.

Edredons, fora! Vista a sua cama com colchas mais finas.

Se você é daquelas pessoas que têm mantas no sofá, chegou a hora de tirá-las, ou pelo menos colocá-las em um canto da sala, por exemplo, em uma cesta.

Os tecidos no verão são mais leves porque não precisamos mais nos proteger do frio.

Mais adiante, falaremos especificamente sobre os materiais mais apropriados para usar no verão, tanto em móveis quanto em tecidos.

casa de verão

A luz

Como você sabe, o verão é uma época em que temos mais horas de luz, então devemos aproveitá-la. Como? Abra as cortinas e deixe entrar a luz matinal que revitaliza e anima as primeiras horas da manhã.

A luz do entardecer também é linda, então convide-a para a sua casa.

Obviamente, precisamos de cortinas para evitar olhares indiscretos, mas coloque cortinas de um tecido mais leve e não tão espesso. Esqueça as cortinas de veludo e aposte nos tecidos semitransparentes.

Aromas

Sim, o verão tem seu cheiro característico: brisa do mar, frescor ou montanhas.

Introduza em sua casa purificadores de ar ou velas que refrescam o ambiente dando-lhe aquele toque de pureza e frescor.

Você verá como a sua casa vai se tornando uma autêntica casa de verão.

2. Mudança de cores

Evidentemente, o inverno nos sugere cores mais escuras e quentes, enquanto o verão traz consigo cores frescas, brilhantes e claras para realçar a luz.

Não é necessário pintar a sua casa de outra cor a cada verão, mas através de certas mudanças nas cores dos acessórios, a sua casa de verão será cada vez mais real.

Uma das paletas de cores mais usadas no verão é a gama de azuis: de azul-marinho a azul-turquesa.

Nos últimos verões, também vimos novas adições, como o roxo. Outra das paletas de cores infalíveis no verão são os tons claros, brancos e beges.

3. Materiais próprios do verão

Se o inverno é caracterizado por tecidos grossos e isolantes do frio, o verão é o oposto.

Os materiais mais utilizados, tanto em móveis quanto em tecidos, nas casas de verão são:

  • Vime
  • Juta
  • Madeira
  • Algodão
  • Linho

Todos esses materiais, como vemos, são naturais e leves. Portanto, nada de lã, nem veludo para a sua casa de verão.

casa de verão

4. O toque verde

O verde sempre inspira frescor, por isso, em uma casa de veraneio não pode faltar o toque verde que as plantas proporcionam.

Elas podem ser naturais ou artificiais, seja como for, darão um ar de renovação para a sua casa de verão.

As mais vistosas são aquelas que não têm flores e sim folhas muito grandes. No entanto, você também pode escolher aquelas com flores muito coloridas, como as orquídeas.

Não se esqueça dos cactos, eles são duráveis ​​e lindos no verão, mas também suportam as baixas temperaturas do inverno.

5. Tendências em sua casa de verão

No verão, sempre surgem novas tendências que ficam perfeitas em uma casa de veraneio.

Concordamos que algumas tendências não se aplicam em toda a casa, mas algumas delas ficam ótimas em algum cantinho da nossa casa de verão.

As tendências mais populares no verão são basicamente três:

  • Marinheiro: também é conhecida como ‘navy’ e consiste em decorar com muitas linhas horizontais brancas e azul-marinho. A gama de cores utilizada nesta tendência é o branco, azul-marinho, cinza e uma cor sólida, como o vermelho ou amarelo.

casa de verão

  • Tropical: essa tendência vem aumentando nos últimos verões e também podemos vê-la na moda. Consiste em usar cores que evocam a floresta como amarelo, verde, fúcsia ou rosa. 

O uso de estampas também é característico dessa tendência como pássaros ou abacaxis.

  • Nórdico: o estilo nórdico também está presente no verão. É um estilo muito versátil e, alterando alguns elementos, podemos transformá-lo em um estilo mais étnico. Por exemplo, mudando os tapetes, adicionando alguns chapéus de vime na parede e muitos cactos.

Conclusão

Com a chegada do verão, precisamos renovar a atmosfera da nossa casa e transformá-la em uma autêntica casa de verão.

Não há necessidade de mudar todo o estilo ou toda a decoração, basta trocar os elementos que lembram as noites frias de inverno por outros que nos transportem para uma tarde na praia ou uma manhã ensolarada nas montanhas.