Como decorar com estilo Art Nouveau

· 15 de julho de 2018
Como o próprio nome sugere, o estilo Art Nouveau foi inovador em sua época: um estilo jovem e moderno. Rompeu com os estilos anteriores dando um novo aspecto aos ambientes.  

Para decorar com estilo Art Nouveau, é importante conhecer as bases e os objetivos desta corrente artística.

Em primeiro lugar, devemos contextualizá-la: esse movimento foi desenvolvido entre os últimos anos do século XIX e o início do século XX. Foram inovações que surgiram como consequência da Revolução Industrial. O objetivo era romper com as tradições anteriores, com o convencional, a fim de criar uma nova arte.

Esse estilo recebeu vários nomes, como Jugendstil (Alemanha e países nórdicos), Sezession (Áustria), Modern Style (países anglo-saxões), Nieuwe Kunst (Holanda) e Liberty ou Floreale (Itália). Todos eles, incluindo Art Nouveau (França e Bélgica), estão englobados no termo Modernismo.

Como no movimento Arts and Crafts (surgido graças à empresa Morris and Co), o artesanato ganhou uma importância especial.

Por fim, não podemos esquecer que esse estilo foi desenvolvido em diversas áreas, como arquitetura, ilustração de livros e revistas, joias, móveis, azulejos, cerâmicas, vidros…

Algumas cidades europeias apresentam uma grande concentração de edifícios feitos com as diretrizes deste estilo, como Bruxelas e Antuérpia. Nessas cidades existe a opção de se realizar rotas organizadas especificamente para conhecer algumas das principais manifestações deste estilo. Portanto, são perfeitas para se inspirar e ter boas ideias.

Quais são as características você deve levar em conta para decorar com estilo Art Nouveau?

A seguir, mostraremos algumas das características gerais desta corrente artística.

  • Busca pela beleza: inclusive nos objetos mais comuns e simples, que, inclusive, deviam ser feitos à mão. Precisavam ser úteis, mas ao mesmo tempo, apresentar um aspecto bonito e correto. Se você se interessa por arte, esta é uma maneira de aplicá-la no campo decorativo.
  • Inspiração na natureza: uso recorrente de temais florais, plantas e animais, como dragões, borboletas, libélulas, pavões… Isso pode ser aplicado a todos os tipos de móveis e objetos. Além disso, você também pode colocar plantas variadas para destacar esse gosto pela natureza.
  • Linhas: em geral são assimétricas ou curvas, imitando as plantas trepadeiras. As molduras de portas e janelas também podem ser curvas, mesmo que sejam feitas de madeira.
  • Exotismo e erotismo: alguns temas eram fantásticos ou inventados, mas em outras ocasiões vemos influências de outras culturas, principalmente a japonesa. Além disso, com alguns dos temas se representava a sensualidade.
  • Figuras femininas: nelas também se vê, uma relação estreita com ideias de erotismo e sensualidade. São figuras muito delicadas, com rostos pálidos, bonitas e, em geral, com curvas e cabelos ondulados.

Nesse sentido, destaca-se Alphonse Mucha, um dos pintores por excelência desse movimento. Fez pinturas, cartazes, pôsteres, desenhos para tapetes, nos quais muitas vezes representava esse tipo de mulher. Elas aparecem vestidas com túnicas largas e cercadas de flores. São uma boa opção para decorar as suas paredes, por exemplo, como imagens ou pôster emoldurados. Outra opção consiste em caixas personalizadas com essas imagens.

caixas com desenhos
Caixas personalizadas / laimprentacg.com

Cores e materiais mais comuns

  • Cores: cores apagadas, especialmente os marrons, mostarda ou verdes, embora se destaque também o uso do branco, azul vibrante ou dourado.
  • Vidros coloridos: muito característicos, permitiam uma maior quantidade de luz nos cômodos, já que substituíam as paredes opacas. É a solução perfeita se você gosta de espaços claros e luminosos.
  • Materiais: principalmente vidro, madeira, aço e ferro. Não podemos esquecer que o aço e o vidro foram novidades que surgiram após a Revolução Industrial.

Decorar os principais cômodos da casa com estilo Art Nouveau

A seguir, lhe daremos algumas sugestões para decorar ou redecorar a sua casa. Dessa forma, você realmente conseguirá um toque Art Nouveau na sua decoração.

Cabeceira da cama: escolha uma cabeceira com um desenho semelhante ao de uma trepadeira, com algumas curvas e pequenas folhas ou flores. Da mesma forma, você pode adicionar um divã no seu quarto. Podemos encontrá-los com diferentes tipos de decoração.

Azulejos: são muito vistosos, originais e apresentam motivos em forma de flor ou folhas.

Móveis: com linhas curvas muito marcadas. No caso das cadeiras, destaca-se um design que consiste em um assento e encosto em forma de folha ou flor. Além disso, esses móveis não precisam ser simétricos. As pernas devem ser curvas e finas. Também podem ser estofados com a gama de cores que já explicamos.

móvel no estilo art nouveau
Penteadeira estilo Art Nouveau / pinterest.es

Outras características do estilo Art Nouveau

  • Paredes: o uso de papéis de parede é muito recorrente, novamente com desenhos de flores, folhas, libélulas ou penas de pavão.
  • Portas e janelas: em muitos casos podem apresentar curvas, chegando a assumir a forma de um arco. Em ambos os casos, é possível adicionar vidros coloridos, ocupando praticamente toda a superfície disponível. São decoradas com flores coloridas, árvores, figuras humanas femininas com longas túnicas, passarinhos…
  • Acessórios: como jarras, tigelas ou vasos de porcelana ou vidro colorido. Outra opção são luminárias de chão ou de mesa, que podem contar com alguma pequena figura feminina na base. Você também pode colocar quadros de pintores desse movimento artístico como Alphonse Mucha, de quem já falamos, ou o vienense Gustav Klimt.
quadro no estilo art nouveau
Quadro Art Nouveau / Aliexpress.com
  • Grades: no caso de ter uma casa com dois ou mais andares, as grades formadas por sucessivas linhas curvas, como as trepadeiras, são muito originais. Este tipo de trabalho, bastante fino e delicado, pode nos lembrar as grades de jardins ou varandas.
  • Espelho: não é necessário que sejam totalmente simétricos. Podemos escolhê-los com molduras com temas vegetais ou com figuras que, como vimos, geralmente são femininas.
espelho no estilo art nouveau
Espelho Art Nouveau / pinterest.es

Conclusão

Estas são apenas algumas ideias para decorar com estilo Art Nouveau. Além disso, se você gosta de Art Deco, encontrará muitas semelhanças entre ambos. Portanto, é possível fazer uma interação entre os dois estilos para decorar a sua casa.