Como decorar uma casa com estilo mediterrâneo

· 4 de dezembro de 2018
Se você gosta das casas da Grécia ou da Itália, precisa conhecer o estilo mediterrâneo para utilizá-lo na decoração da sua casa.

Neste artigo, vamos falar sobre como decorar uma casa com estilo mediterrâneo. Além da Itália ou da Grécia, também é bastante comum nas costas espanholas, embora atualmente possamos vê-lo em casas na cidade, longe das costas.

Esse estilo se inspira nas casas localizadas na costa do Mar Mediterrâneo. É a melhor maneira de evocar as sensações que nos levam a esses lugares cheios de charme. Mas, onde quer que você viva, poderá adicionar um toque de verão ou de litoral à sua casa.

Como você poderá ver, geralmente são espaços com um certo toque rústico, são simples, mas encantadores. Embora existam acessórios e complementos, as paredes muitas vezes são completamente livres de elementos decorativos, seguindo um pouco as diretrizes do minimalismo.

A seguir, deixaremos as chaves necessárias para que você possa decorar a sua casa com estilo mediterrâneo sem nenhum problema. Você vai adorar o resultado.

Sala no estilo mediterrâneo

O azul e o branco são indispensáveis no estilo mediterrâneo

Você não vai se cansar da combinação entre branco e azul; é fundamental em qualquer espaço. Como já vimos em outros artigos, a cor branca proporciona uma sensação de luminosidade e de amplitude, e faz com que os espaços pareçam maiores do que realmente são.

Por outro lado, o azul nos remeterá ao céu e ao Mar Mediterrâneo (com lugares como as cavernas azuis da ilha de Paxos na Grécia). Nos proporcionará uma sensação de paz e tranquilidade. Não importa a tonalidade: turquesa, céu, índigo… Todas são válidas.

E, além disso, você poderá dar alguns toques com tons terra: ocre, bege, verde-oliva. Com todas essas cores, os cômodos ficarão luminosos, espaçosos e diáfanos.

Embora, sem dúvida, a base de toda a casa deva ser o branco. As outras cores podem marcar a sua presença em recipientes de vidro azul, roupas de cama, persianas, nos pratos… Existem mil maneiras diferentes.

Opte por espaços abertos

Embora nem sempre seja possível, tenha em mente que, dentro da casa, são comuns os espaços abertos. Exemplos disso são as cozinhas abertas para sala de estar, sala de estar e sala de jantar unidas em um mesmo ambiente… Assim, a luz natural chega facilmente a todos os cantos. Por isso, é importante que você coloque cortinas finas, que não impeçam a passagem da luz.

Quarto no estilo mediterrâneo

Para fazer pequenas separações, podemos optar por pequenas mudanças de nível (com um ou dois degraus), ou com amplos arcos abertos nas paredes que dão acesso aos cômodos.

Também se dá muita importância aos espaços exteriores, como jardins, pátios, terraços ou varandas, que geralmente são pintados de branco e têm muitas plantas coloridas. Os lugares com clima mediterrânico, são lugares de encontro e reunião de familiares e amigos.

Para não sobrecarregar os espaços, você deverá escolher poucos móveis. Os designs ideais são aqueles que são simples, mas sólidos, de madeira ou fibras naturais (no caso de assentos), para aumentar a naturalidade.

Os materiais mais utilizados

Sem dúvida, os materiais mais utilizados ​​são a pedra, a madeira, o barro e o adobe. Como exemplo disso, muitas casas deixam as paredes com pedras à vista, total ou parcialmente (paredes caiadas de branco). Na região do Mediterrâneo, as paredes geralmente são grossas, para conservar melhor a temperatura no interior da casa.

Também é frequente encontrar vigas de madeira expostas em tetos ou paredes, com a madeira em seu estado natural ou coberta com tinta branca. Isso dará um toque muito natural e rústico, ideal neste tipo de espaço.

Sala decorada com estilo mediterrâneo

Os pisos são de pedra ou cobertos principalmente com azulejos com tons azuis (por exemplo, os de estilo marroquino), embora às vezes possamos encontrá-los de madeira.

Também não podemos esquecer da importância dos tecidos; destacam-se principalmente as fibras naturais, que proporcionam um toque natural e rústico. Podemos encontrar luminárias de vime ou cestos feitos com materiais utilizados neste estilo, onde você poderá guardar toalhas, por exemplo.

Normalmente, os tapetes mais usados ​​são aqueles que são feitos com materiais como vime ou rattan. Alguns podem parecer ásperos, mas isto faz parte do seu encanto. Para combiná-los, você pode colocar pequenos acessórios com o mesmo tipo de material. Por exemplo, chapéus pendurados na parede, garrafões com revestimento de fibra natural…

É possível ter uma casa com estilo mediterrâneo, só é preciso seguir estas dicas e ideias. É muito simples. Você deve apenas apostar no natural e tomar o branco como base, para então dar toques com os diferentes tons de azul. Assim, você respirará frescor e calma.