Como decorar no estilo shabby chic

3 de janeiro de 2019
Volte ao estilo romântico com a decoração shabby chic! Cores pastéis, muitas flores e bordados farão com que você consiga decorar com o estilo da moda.

O estilo shabby chic surgiu inspirado nas grandes casas de campo da zona rural inglesa. Nessas casas, os móveis e os objetos eram restaurados e repintados mais de uma vez. É um estilo desgastado, distinto, aconchegante e feminino. Se impôs por si próprio e atualmente é a escolha de muitas pessoas em todo o mundo para decorar as suas casas.

Você não precisa de uma mansão antiga no campo para decidir por este estilo. O shabby chic pode transformar a casa mais urbana em um refúgio de paz que evoca todos os elementos da vida luxuosa no campo. Se você gosta desse estilo e quer vê-lo em sua casa, daremos todas as chaves para tornar esse sonho realidade.

Os materiais e os móveis

shabby chic combina móveis de época restaurados com elementos mais contemporâneos. Diferentes elementos decorativos e materiais são misturados. Os elementos de madeira ou ferro possuem um aspecto envelhecido ou desgastado.

No entanto, os móveis são clássicos com contornos arredondados, banheiras e armários com pés, camas com dossel, grandes mesas de jantar que também servem como uma área de trabalho na cozinha, poltronas e cadeiras de estilo clássico ou rural.

Materiais e móveis do estilo shabby chic

Os sofás e as poltronas são estofados em branco, com toques florais, decorados com mantas em tons pastéis. Os móveis são pintados em branco ou tons neutros. Ficam muito elegantes neste ambiente algumas cadeiras bonitas com apoio de grade, também pintadas e renovadas. Tudo o que relembre tempos antigos e a atmosfera da vida no campo.

As cores

Na proposta cromática do shabby chic o branco é o grande protagonista. É a cor que tem a capacidade de fornecer a claridade e a estabilidade necessárias para uma decoração muito ornamentada. É utilizada tanto em paredes como em pisos, molduras de janelas, portas, móveis e tecidos.

Combina-se com toda a gama de cores pastéis, sempre na sua versão aveludada. Especialmente com tons de azuis e verdes-água. Os estampados nos tecidos são muito importantes.

Os tecidos no shabby chic são românticos, com pequenas rosas ou flores e ramos em grande quantidade nas cortinas, nas colchas ou nos acessórios, como almofadas e travesseiros, que proporcionam serenidade e falam da nossa personalidade. Dessa forma, se consegue composições muito equilibradas com um ar nostálgico. São cores que trazem uma sensação de paz e descanso.

Cores do estilo shabby chic

Os complementos

Sobre as mesas ou os armários são colocados os jogos de café ou chá de aspecto antigo, vasos, velas ou castiçais. Elementos rurais, como gaiolas de pássaros, são outro bom recurso para este estilo. Os grandes relógios antigos podem servir como um ponto focal em algumas das paredes.

No entanto, encontramos também uma infinidade de bordados nos tecidos, rendas de aspecto retrô e romântico, e tudo na mesma gama cromática. As flores estão presentes em todos os lugares, não apenas nos tecidos. A decoração é feita com flores frescas ou secas, ramos e toques de vegetais nas molduras e nos quadros. Tudo o que evoca a natureza pode ser incorporado na sua decoração.

Dessa forma, as cortinas têm um grande protagonismo, com uma confecção muito elaborada e muito corpo. Ficam bem todo tipo de candelabros e pequenas peças de arte. A porcelana e o vidro lapidado estão sempre presentes neste estilo e dão um toque delicado nos ambientes shabby chic.

Complementos do estilo shabby chic

Os pratos antigos combinados entre si e os espelhos são outro grande recurso. Eles devem ser grandes e com molduras imponentes de estilo vitoriano, douradas ou prateadas.

Podemos utilizar muitos vasos de aspecto antigo, garrafas de vidro e cestas de vime. As luminárias são feitas de tecido ou de cerâmica. Também são adicionados elementos decorativos de metal, como regadores de jardim ou leiteiras antigas. Dessa forma, todos esses elementos combinados acabam criando essa sensação de luxo campestre.

Junte-se ao shabby chic

É um dos estilos mais inspiradores do momento. Um look que mistura o estilo vintage com uma sofisticação que este último não possui. Assim, cria ambientes requintados que nos transportam para outra época e às casas rústicas. Recupera os ambientes serenos que equilibram o excesso de estresse nas grandes cidades. É uma estética que marca tendência e um dos estilos mais solicitados aos decoradores. Também é predominante na decoração de muitos eventos e especialmente em casamentos. O estilo shabby chic é o novo romântico, mas desta vez o romantismo se vestiu de classe, estilo e sofisticação. Chegou e nos apaixonamos.