Algumas sugestões para decoração de salas vintage

· 15 de outubro de 2018

Neste artigo falaremos sobre a decoração de salas vintage. Um estilo que resgata móveis e objetos antigos originais. É preciso cuidado apenas para não exagerar colocando peças demais no ambiente.

Atualmente, o estilo vintage é uma forte tendência. Muitas pessoas usam elementos decorativos vintage, como por exemplo candelabros ou móveis antigos de madeira, e os integram na decoração das suas casas.

A sala pode combinar muito bem com este estilo. Ela é a parte da casa que, certamente, está sempre à vista. Normalmente, a usamos com a finalidade de receber as visitas, fazer uma refeição ou apenas descansar no sofá.

É por isso que ela se torna uma parte essencial da casa, onde a decoração é igualmente muito importante. Se você quiser dar outro aspecto à sua sala, daremos algumas dicas para transformá-la com o estilo vintage.

Estilo vintage

O vintage é um estilo no qual diferentes elementos clássicos são utilizados na decoração, recriando assim espaços de outras épocas. Podemos encontrar, por exemplo, sofás ou móveis para a sala que tenham um design que nos leva para outras décadas.

Esta decoração se destaca por reunir no mesmo espaço diferentes elementos aparentemente descuidados. No entanto, o que realmente deve ser seguido é uma ordem muito específica com a finalidade de criar uma sensação de naturalidade e harmonia.

Estilo vintage

Dentro do próprio estilo vintage, existem tendências diferentes. Por exemplo, mais focadas nos anos 70, nos anos 30-40 e até mesmo mais antigos.

O mais importante é, certamente, saber escolher os móveis e combiná-los com o restante da decoração.

Elementos decorativos para salas vintage

No estilo vintage, é essencial olhar para os pequenos detalhes. Por isso, temos que adquirir acessórios que nos permitam recriar o ambiente desejado.

É muito importante que, antes de começarmos a decoração, tenhamos muito claro o tipo de móveis e acessórios que são característicos do estilo vintage. Essa escolha poderá ser muito complicada a princípio.

Portanto, a primeira coisa que temos que fazer é procurar referências, assim como elementos decorativos que evoquem uma década em particular.

Um item importante para elaborar uma decoração vintage é o papel de parede, uma vez que ele facilmente nos remeterá aos anos 50-60. Além disso, é um elemento decorativo que vem sendo cada vez mais utilizado. Isto se deve ao ambiente que ele sugere, bem como a sua fácil manutenção.

Escolher móveis que tenham um aspecto antigo e descuidado trará elegância e personalidade ao ambiente. A madeira é outro elemento que define muito bem este estilo e reforça toda a decoração da casa.

Os livros de edições antigas com capas de couro e as peças de metal em cobre com tons de marrom e dourado são igualmente perfeitos para a nossa sala de estar, bem como os elementos com decoração simples e minimalista, que também se encaixam dentro do estilo vintage.

Outros elementos que recriam esse ambiente são, por exemplo, os vasos antigos com motivos barrocos, vasos de flores, assim como todos os tipos de aparelhos elétricos dos anos 50. Os quadros retrô com molduras envelhecidas são igualmente perfeitos para dar um toque especial ao conjunto.

Elementos decorativos para salas vintage

Um detalhe importante: o estilo vintage não implica em encher a casa de coisas antigas. É bom incluir alguns elementos que evoquem outra época, mas não sobrecarregue todos os cômodos com esses objetos. Temos que evitar o excesso de elementos pois, caso contrário, é provável que se consiga o efeito oposto ao desejado.

Tipos de salas vintage

Salas Vintage com cores marcantes

As salas vintage com tons marcantes certamente são uma boa opção para dar um toque diferente ao que estamos acostumados a ver.

Incluindo cores que destacam determinados ambientes, poderemos com toda a certeza recriar esse estilo que foi tão usado nos anos 50 e 60.

Os tons amarelos ou azuis começam a ser cada vez mais utilizados. Combinando-os com móveis bem como com objetos deste estilo, é possível dar um acabamento muito original aos seus cômodos.

Sala vintage com cores marcantes

Salas vintage com estilo romântico

Se pegarmos o lado mais romântico do estilo vintage, poderemos decorar a nossa sala de uma forma muito elegante e ao mesmo tempo requintada.

Este estilo pode ser facilmente alcançado através da combinação de móveis que sejam de uma época antiga com cores que tenham alguns elementos marcantes.

Incluir móveis com toques barroco e outros objetos como por exemplo luminárias penduradas com pedras, enfeites com bordas douradas, tapetes de pelo ou cortinas longas e translúcidas, certamente somará pontos à sua decoração. Além disso, trazer detalhes em tons de rosa para a sala de estar, também trará essa estética romântica.

Salas vintage dos anos 60

Uma das tendências que certamente mais vemos nos catálogos e nas revistas de decoração é a inspiração nos anos 60.

Esta decoração pode ser obtida por meio de móveis de madeira com muitos compartimentos e gavetas, sofás de couro, bem como incluindo molduras com padrões geométricos e, além disso, retratos em preto e branco.

O uso das cores laranja e verde era o que predominava naquela época; assim, elas vão trazer para a sua sala esse brilho tão característico.

Como podemos ver, recriar a atmosfera vintage em uma sala não é tão complicado. É preciso somente escolher a época, os objetos que deseja utilizar e brincar com as cores; a finalidade é evocar a decoração daqueles tempos passados.