Conheça a decoração no estilo japonês

31 de agosto de 2019
Aprenda todos os segredos da decoração no estilo japonês.

A arte oriental sempre foi um foco de inspiração para a decoração. As culturas asiáticas influenciaram o mundo ocidental de uma maneira muito significativa. Por isso, nesta oportunidade, falaremos sobre a decoração no estilo japonês, um estilo que se desenvolve em torno da filosofia zen. Ou, em outras palavras: a busca pela harmonia.

Este estilo é perfeito para manter o equilíbrio entre a limpeza e a ordem e se concentra principalmente em uma admiração especial pela beleza natural. A seguir, mostraremos as chaves para que ele esteja presente em sua casa.

Tratamento do espaço para a decoração no estilo japonês

Tratamento do espaço para a decoração em estilo japonês

Em uma decoração no estilo japonês, o tratamento do espaço é um elemento fundamental. Isso ocorre porque em um país onde há uma grande concentração de pessoas nas grandes cidades, é necessário aproveitar ao máximo as medidas disponíveis.

Toda a organização dos móveis é projetada para gerar espaços abertos, capazes de transmitir serenidade. Mas, como conseguir isso?

  • A disposição dos móveis é essencial. Ela é inspirada na filosofia do Feng Shui, onde a busca pela paz e serenidade é o pilar principal.
  • Design modular dos cômodos: isso permite ganhar espaço em apartamentos pequenos, além de ajudar a manter a ordem.
  • O espaço central do cômodo fica livre: isso é conseguido com os característicos móveis baixos. Com móveis de baixa altura, é criado um espaço mais diáfano e descongestionado, conseguindo assim uma aparência de maior amplitude.
  • A ordem é uma das chaves deste estilo. Os sistemas de armazenamento são indispensáveis para gerar espaços abertos. O uso de prateleiras na parte superior dos cômodos permite que se tenha mais espaço.
  • O uso do shoji ou telas de correr: são divisórias feitas com uma moldura de madeira na qual é colada uma parede de papel. Isso permite criar um espaço diáfano, que também permite a entrada da luz.

Dan sha ri ou minimalismo japonês

Dan sha ri ou minimalismo japonês

Danshari / pinterest.es

Um dos mantras mais repetidos na decoração japonesa é a ordem e a eliminação do que é desnecessário. Poderíamos dizer que a melhor embaixadora dessa filosofia é Marie Kondo, que no seu famoso reality show nos mostra como podemos nos livrar de tudo aquilo que acumulamos.

Uma das características mais reconhecidas deste estilo é a simplicidade de suas formas. Os japoneses buscam constantemente a harmonia entre os diferentes elementos de sua casa. Por isso, eles acreditam que a melhor maneira de alcançar esse equilíbrio é com a busca pela pureza das formas.

É um estudo supremo da eliminação: não apenas da sujeira, mas também da eliminação do insignificante.

-Frank Lloyd Wright-

Como podemos ver, esta é uma arte muito prática; isto é, a funcionalidade é o principal. Por esta razão, todos os móveis que compõem a decoração da casa se destacam pela pureza de suas formas e pela ordem geométrica.

Móveis da decoração no estilo japonês

Móveis da decoração em estilo japonês

Devido à filosofia japonesa sobre a ordem e a utilidade das coisas, a maior parte da decoração da casa vai se concentrar no mobiliário. Estes são alguns dos móveis mais característicos:

  • Os tatames: o foco de atenção da decoração japonesa se concentra principalmente nos elementos no chão. Por causa disso, um dos recursos mais característicos são os tatames. Trata-se de uma esteira feita de palha. A sua origem vem do hábito de tirar os sapatos em casa.
  • Futons: outra maneira de aproveitar o espaço é com o uso de um futon na superfície do tatame. Este colchão tradicional tem a vantagem de proporcionar grande versatilidade, pois pode ser facilmente recolhido. Dessa forma, podemos transformar o nosso quarto em uma sala de estar rapidamente.
  • Kotatsueste móvel seria o equivalente à mesa portátil. Trata-se de uma pequena mesa baixa com um pequeno aquecedor embutido no centro, para manter o aquecimento no inverno.
  • Tansu: finalmente, não podemos nos esquecer do tansu. Trata-se de um pequeno armário de madeira em forma de baú. É composto por uma série de gavetas que, por sua vez, ficam escondidas por trás de portas basculantes lacadas. Este tipo de móvel era usado como mala. No entanto, devido ao seu charme decorativo, eles se tornaram um dos principais recursos da decoração no estilo japonês.