O que você deve considerar na hora de decorar o seu escritório?

7 de fevereiro de 2019
Hoje daremos algumas dicas sobre como decorar o seu escritório. É um lugar onde passamos muitas horas e, por isso, merece um pouco mais da nossa atenção.

Passamos muitas horas do nosso dia neste lugar, por isso vale a pena lhe dedicar um pouco do nosso tempo e fazer com que ele seja mais do que um lugar para trabalhar, rodeado de documentos. Por isso, decorar o seu escritório não é uma perda de tempo.

Vamos lhe mostrar que um escritório pode ser mais do que um ambiente com uma cadeira, uma mesa e uma estante. Quanto à decoração, pode ir além da típica foto familiar e o diploma universitário na parede.

Se você quer que o seu escritório deixe de ser um lugar sem graça, leia as seguintes dicas onde você poderá encontrar inspiração para dar novos ares ao lugar.

A luz, o aspecto mais importante para decorar o seu escritório.

O escritório é um lugar feito para trabalhar, e por isso é importante que esteja bem iluminado. Se por acaso você puder contar com uma grande janela por onde passe muita luz natural, você está com sorte. Neste caso, não cometa o erro de cobrir parte da luminosidade com cortinas escuras ou qualquer outro elemento; mas potencialize ao máximo a entrada de luz.

Se, ao contrário, as janelas são pequenas e o escritório não recebe muita luz, opte por elementos luminosos que supram esta necessidade. Tais elementos, além de cumprirem a sua função, podem ser perfeitos para decorar.

  • Luminárias de chão: ideais para iluminar um ponto concreto do escritório. Ficará perfeita se for colocada ao lado de um sofá, além de criar um espaço ideal para leitura.
  • Luminárias de mesa: são encontradas em uma enorme variedade de materiais, designs e cores. Podem se transformar no objeto principal da decoração da sua mesa; além de serem fundamenteis para os dias de trabalho que se prolongam até altas horas da noite.

 Também poderemos adicionar outros elementos luminosos que darão um toque original ao escritório, assim como luzes decorativas, velas…

decorar o seu escritório

Distribuição do escritório

A forma como você organiza o escritório influenciará muito no seu trabalho. Por esse motivo, é muito importante escolher bem os matérias, os móveis, etc.  Afinal, passar muitas horas em um mesmo ambiente é cansativo; é importante nos sentirmos confortáveis.   

Estantes de escritório

Existem muitas opções além de uma estante convencional cheia de livros. Hoje em dia é possível encontrar muitos tipos de estantes que além de cumprirem a sua função apresentam um notável design decorativo.

Seja o escritório formal, informal, grande, pequeno ou simplesmente uma sala de estudos em casa, com certeza haverá uma estante que se adaptará às nossas necessidades.

Cadeira de escritório

Não são importantes somente pelo fato de se trabalhar a maior parte do tempo sentado; são também um objeto imprescindível porque afetam diretamente a nossa saúde. É fundamental escolher uma cadeira que se adapte ao corpo e não provoque lesões na coluna.

Existe uma grande quantidade de cadeiras de escritório disponíveis no mercado. Devemos procurar sempre os modelos ergonômicos, com rodas que nos permitam movermos de um lado para o outro da mesa. E se tiverem braços, melhor ainda.

Fotografias e quadros

As fotografias são um clássico da decoração de escritórios; mas achamos que chegou a hora de ir além do que uma simples moldura com a típica foto de família.

Os quadros feitos com colagem de fotos estão muito na moda. Por outro lado, se preferir algo menor, poderá comprar uma linda moldura que dê um toque original ao escritório.

decorar o escritório

 

quadros plantas prensadas / enestadoderachel.blogspot.com

Paleta de cores

Escolher bem a cor para pintar as paredes é fundamental. Nós recomendamos a escolha de um tom claro para que o escritório fique mais iluminado e pareça maior. Mas, se ele for muito amplo poderá pintá-lo com uma cor mais escura.

As cores azul, verde e cinza favorecem a produtividade e a tranquilidade do ambiente; portanto serão nossas aliadas perfeitas para alcançar a concentração. Por outro lado, os laranjas e vermelhos darão muita vitalidade e energia ao escritório e também causarão impacto ao entrar.

Por último, queremos destacar que não se deve esquecer que um escritório é um lugar para trabalhar, portanto o mais importante é que seja confortável. O escritório deve ser um lugar prático em que possamos passar horas trabalhando e encontrar os documentos com facilidade. É preciso ter uma boa iluminação para as longas jornadas e sobretudo, mais uma vez destacamos, deve ser confortável.

Às vezes priorizamos o design em vez do conforto e isto é um grande erro. Não adianta decorar o seu escritório com uma luminária maravilhosa que não ilumine bem; ou com uma estante com um design fascinante, mas sem espaço suficiente para os livros. Design e modernidade, sim; mas o principal é poder trabalhar confortavelmente.