Controle a sua casa com a domótica mais moderna
Ao falar sobre a domótica mais moderna, devemos em primeiro lugar, explicar à que nos referimos quando utilizamos este termo.
A domótica é o conjunto de técnicas destinadas a automatizar as habitações. Isto é visto, por exemplo, ao integrar a tecnologia nos sistemas de segurança, gestão energética, bem-estar ou, também, nas comunicações.
É um campo que deve se adaptar às mudanças sofridas pela sociedade. Dessa forma, poderá responder às necessidades, às demandas da população.
É muito importante o fato de que estas soluções possam ser aplicadas em todos os tipos de habitações, independentemente do tamanho, da área… Por isso, é destinado a um setor muito amplo da população. Além disso, poderá ser adaptado para qualquer cômodo da casa.
Tudo isso é exigido em uma busca (cada vez maior) por conforto e melhor gestão da energia.
Se pararmos para ver os exemplos de domótica no nosso entorno, poderemos imaginar como será o futuro dos nossos lares e, portanto, da nossa sociedade.
Começou com pequenas coisas, no entanto, atualmente podemos realmente controlar a nossa casa a partir de um navegador da web.
Áreas onde a domótica mais moderna poderá ser aplicada
Desde a sua origem, podemos encontrar dispositivos projetados para programar a calefação, regular a iluminação, conectar os alarmes…
Podemos falar de quatro áreas de aplicação.
- Área da segurança: por exemplo, para controlar pessoas idosas, deficientes ou doentes. Também podemos ativar funções de status de presença quando realmente não estamos em casa.
- Área do conforto: já é possível obter o controle absoluto das instalações elétricas. As várias funções programadas são ativadas e desativadas através de elementos de controle ou até mesmo por telefone.
- Área da gestão da energia: para alcançar a máxima economia tanto financeira como energética. Nesse caso, por exemplo, se vê uma adaptação dependendo se é dia ou noite e da estação do ano.
- Área das comunicações: nos permite regular a calefação, baixar as persianas antes de chegar em casa. Por exemplo, quando estamos saindo da aula ou do trabalho ou quando estamos dirigindo.
Além disso, não se esqueça de que, em geral, o modo de reprogramar todas as funções é muito simples e rápido.
Alguns dos exemplos da domótica mais moderna
Intimamente relacionada com as áreas citadas na seção anterior, podemos encontrar algumas das aplicações da domótica em nossas residências. Podemos encontrar a sua aplicação nos seguintes sistemas e produtos.
- Ar-condicionado: agora podemos automatizar até os ventiladores mais simples.
- Calefação: regulada de acordo com as previsões meteorológicas. Além disso, podemos regular o consumo de combustível. Embora possa parecer ridículo, também podemos receber conselhos sobre roupas a serem utilizadas, dependendo da temperatura daquele dia.
- Iluminação: por exemplo, no jardim ou nos corredores, com luzes ativadas automaticamente quando alguém passa pelo corredor à noite para pegar um copo de água ou ir ao banheiro. Dependendo de quanta luminosidade ou escuridão temos, as luzes se adaptarão a isso, brilhando com mais ou menos intensidade, às vezes gradualmente.
- Eletrodomésticos: mesmo os mais simples. Podemos equipar a nossa geladeira com uma câmera, para que possamos ver através do nosso celular o que precisamos comprar.
Agora os fornos se acendem sozinhos, existem aplicações com as quais podemos dosar a quantidade de sabão em pó das nossas máquinas de lavar roupa, podemos programar a máquina de lavar louça de fora da casa…
- Sistemas de alarmes: possibilita ver se a casa está vazia em nossa ausência, se há algum tipo de movimento na entrada da casa, verificar se deixamos a porta da garagem fechada…
- Equipamentos elétricos: agora podemos subir e baixar as persianas de forma totalmente automática ou regular a irrigação do nosso jardim.
- Além disso, foi possível alcançar até as necessidades lúdicas, as de entretenimento.
Para refletir
Agora podemos chamar os nossos familiares em casa com avisos de voz ou com o som de uma campainha. O seu próprio computador pode lhe acordar gentilmente todas as manhãs.
Embora estes exemplos pertençam à domótica mais moderna, claramente é um campo que apresenta uma evolução imparável. Isso deve nos fazer pensar até que ponto chegaremos e quanto de tudo isso é realmente necessário. Chegamos a um ponto em que até máquinas de pipoca estão totalmente automatizadas.