Crie um espaço privativo para você em casa
Trabalho, vida social, filhos, dinheiro, política… São muitos os fatores que contribuem para o estresse. Se você precisa de um lugar para relaxar, não pode perder este post: daremos algumas ideias para você criar um espaço privativo na sua casa.
A equipe da IKEA, juntamente com a sua psicóloga, Patricia Ramírez Loeffler, dará algumas dicas que você pode aproveitar para montar aquele cantinho de paz que sempre sonhou.
Conectar-se com você mesmo
A hiperconectividade e a incerteza tão comuns atualmente podem gerar todos os tipos de sentimentos confusos. Por isso, é cada vez mais importante encontrar uma dose de tranquilidade ao voltar para casa e, para isso, nada melhor do que um espaço privativo para relaxar.
Um espaço privativo muito especial
Uma boa ideia para se conectar com você mesmo é ter um local especial de desconexão em casa e, para isso, não é necessário nada muito complicado. A ideia é encontrar um canto, sentar-se tranquilamente por um tempo e ficar a sós para ler, ver algo no iPad ou tomar um chá.
Uma das chaves é que esse local tenha luz natural, como, por exemplo, um pátio, um terraço ou uma janela para que a luz solar possa entrar. Então, você poderá incrementá-lo um pouco com os objetos especiais que o inspiram e o conectam aos bons momentos para que, dessa forma, você possa relaxar e se encher de energia positiva.
Faça do seu quarto um espaço privativo muito personalizado
Existe um espaço que, sem dúvida, proporciona uma privacidade especial: o quarto. Com alguns travesseiros ou almofadas, você pode tornar a sua cama um lugar confortável para ler e ouvir música ou um podcast.
Além disso, você pode criar um canto muito íntimo com uma poltrona e uma luminária ou utilizar uma mesa pequena para se concentrar em escrever ou para ver algo no computador.
«Quando passamos um tempo descansando conscientemente, os nossos neurônios se ativam acima da média; ou seja, o repouso ativo estimula os neurônios. O cérebro aproveita o momento em que não estamos fazendo nada, quando não estamos prestando atenção em nada ou usando outras funções cognitivas, como tomar decisões ou estar concentrado, para se regenerar, reciclar e armazenar o que foi aprendido. Em outras palavras, o repouso cognitivo, assim como o sono, melhora as nossas funções cognitivas”.
-Patricia Ramírez Loeffler –
Desenvolva a atenção plena no seu espaço privativo
Outra coisa que você pode fazer para encontrar esse momento de tranquilidade e conexão com você mesmo é realizar atividades que exijam uma concentração absoluta, como ioga, meditação ou mindfulness.
Dessa forma, você se concentrará apenas no que está fazendo e se esquecerá de todas as outras coisas por um tempo. Você pode definir uma área no seu quarto ou na sala com incenso, algumas velas perfumadas, flores. Coloque uma música relaxante para aprender a domar a sua mente.
Se você tem filhos, aproveite para desenhar mandalas com eles; as crianças ficarão super entretidas e todas trabalharão a atenção plena e a plasticidade neural.
Se você gosta de ler, mostramos aqui todas as dicas para criar um canto de leitura. Além disso, esta também é uma boa maneira de colocar o seu cérebro para descansar e de nutri-lo com histórias inspiradoras. Com uma poltrona, um ponto de luz e um pouco de criatividade, você ficará muito bem.
Cuidado pessoal
Às vezes, você tem papéis e responsabilidades que o sobrecarregam de tempos em tempos, mas você certamente pode encontrar um espaço para se cuidar… você precisa disso! E, não há lugar melhor do que o banheiro, onde você pode fazer uma sessão de spa para ficar radiante. Que tal uma máscara hidratante? Ou fazer as unhas? Ou talvez experimentar um tutorial para cuidar dos cabelos?
Sem dúvida, você precisa ter tudo organizado e à mão no armário, então aproveite para deixar o seu banheiro em ordem. Esta é uma atividade extremamente satisfatória e gratificante.
“Apesar de sermos seres sociais, o autocuidado, o equilíbrio emocional e o autorrespeito passam pelo convívio consigo mesmo”.
-Patricia Ramírez Loeffler –