Dicas para escolher os puxadores do seu armário

· 9 de março de 2019
O estilo de um quarto também se encontra nos pequenos elementos, como os puxadores de um armário.

Quando se trata de atribuir um estilo para um quarto, os pequenos detalhes também contam. Portanto, daremos algumas dicas para ajudá-lo a escolher os puxadores do seu armário.

Este cubículo é uma peça fundamental no quarto. O que está armazenado em seu interior não é visível para o exterior, mas devemos levar em consideração que as portas e os puxadores são elementos que ganham algum destaque.

Dessa forma, a decoração não se reflete apenas através das paredes ou dos móveis, mas o design dos puxadores do armário também pode acompanhar o estilo do lugar.

Obviamente, existe uma ampla variedade de modelos. Nas feiras de decoração você poderá descobrir múltiplas possibilidades no mundo do design de interiores, como no IFEMA. A seguir, veremos alguns exemplos que poderão tirar as suas dúvidas.

Puxadores do armário: estilo simples, rústico e elegante

No caso de um quarto cujo guarda-roupa seja feito de madeira, podemos manter a mesma linha de materiais, ou seja, usar maçanetas de madeira.

A sua forma poderá ser arredondada, lisa e sem aspereza. Na verdade, não deixa de ser um modelo simples que complementa bem com o armário e o quarto; não gera nenhum tipo de conflito com o conjunto.

O que acontece se tivermos um espaço rústico ou antiquado? Recomenda-se a utilização de puxadores dourados desgastados; a forma é irrelevante, já que qualquer um poderá ficar bem.

Claro, se você quiser dar elegância, há acabamentos em porcelana branca ou colorida; e até mesmo em ferro forjado, mas em pequena escala, o que lhe confere um caráter bastante curioso. Nesta linha se encontra o estilo de decoração do século XIX.

puxador guarda-roupa

Design minimalista

Talvez este seja o modelo mais simples de executar e que menos ‘dores de cabeça’ possa gerar. O minimalismo reduz as formas ao mais simples, trabalhando linhas retas e sem extravagâncias.

Neste caso, o design é totalmente funcional. Teremos, portanto, puxadores retos ou com alguma forma sinuosa, mas acima de tudo, lisos. Normalmente são feitos de alumínio, mas também podem ser feitos de madeira, se você preferir.

É essencial que tenhamos em mente a ideia de combinar com o restante da decoração e não quebrar o estilo. O minimalismo dá muitas possibilidades e a sua principal característica é a simplicidade.

puxador guarda-roupa

Quarto infantil

Pelo contrário, se o quarto é infantil, podemos brincar com o design. Algo tão pequeno como um puxador pode se transformar em um brinquedo que os pequenos amam.

Se o quarto for de uma menina, é possível trabalhar com a cor rosa e colocar puxadores em forma de coração, estrelas, borboletas ou outros temas.

No caso em que a criança é fã do esporte, existem modelos em forma de balão, bola de tênis, basquete, etc. Se gosta de personagens da televisão, existem modelos de Bob Esponja ou outros que preferir.

puxador guarda-roupa

Puxador infantil / leroymerlin.es

Outros gêneros

É verdade que, dependendo de como decoramos o quarto ou o banheiro, assim será o tipo de armário e, portanto, a maçaneta ou o puxador. A gama de decoração é muito ampla e, além dos modelos que vimos, há outros muito interessantes que mostraremos abaixo:

  • Chic: estilo glamouroso, elitista e elegante. Exemplos: podem ser em forma de diamante, laços, traços, etc.
  • Histórico: há uma linha que aborda formas de estilos históricos.
  • Geográfico: puxador de porta em forma de mundo.
  • Cerâmica: desenhos e formas com um material que poderá causar o aumento do preço de um simples puxador.
  • Com frases: uma nova tendência é colocar uma frase em um puxador de superfície lisa; é uma maneira de atrair a atenção.
  • Formas geométricas: recursos simples com formas curiosas que devem ser complementadas pela cor.

puxador do guarda-roupaO que escolher, maçaneta ou puxador?

Na realidade, qualquer um dos dois recursos ficará muito bem. Ambos são funcionais em seu design, portanto, é imprescindível que, ao escolher um ou outro, tendamos a nos concentrar no tipo de tema que abordamos na decoração do espaço.

Do ponto de vista ergonômico, um puxador é mais fácil de colocar a mão, levando em conta que o esforço que fazemos para abrir a porta não é grande, mas a maneira de abri-la poderá ser mais rápida.

Por outro lado, uma maçaneta é mais saliente e ganha mais destaque pela sua decoração; mas, pelo contrário, é menor e ocupa menos espaço que o puxador.

Se você está procurando um design diferente que seja difícil de encontrar, a internet é a solução. No entanto, se você preferir atenção personalizada e até mesmo ver os materiais ao vivo, há um grande número de lojas dedicadas a pequenos itens de design.

Em suma, qualquer um deles poderá ser uma boa escolha. No entanto, devemos escolher de acordo com o design que temos no quarto.

Cuidando dos pequenos detalhes é onde se consegue o sucesso.