Decoração com fitas cassete: uma maneira de fazer upcycling

8 de maio de 2019
As fitas cassete podem se tornar um recurso decorativo muito original que darão à sua casa um sentido mais moderno e inovador.

Antigamente, as fitas cassete eram o principal suporte para gravar e ouvir música em qualquer lugar. Por isso, toda uma geração sente nostalgia por este tipo de elementos e é encorajada a trazê-los de volta, embora de uma forma diferente, na decoração de interiores.

Inevitavelmente, esses objetos nos remetem a um certo período e são sinônimos de juventude. Portanto, podem ajudar a alcançar uma atmosfera refrescante, e até mesmo com um certo ar de pop alternativo.

As fitas cassete são um recurso que pode ser usado de diferentes maneiras. No entanto, devemos ter em mente que é importante dar-lhes um certo sentido, para que o resultado não pareça aleatório.

Com elas, podemos demonstrar, acima de tudo, originalidade, já que são um recurso muito menos comum do que outros na decoração. Agora, dependerá de cada um transformá-los em um elemento altamente criativo ou melhor, nostálgico.

O certo é que, embora tenham perdido a sua função original, as fitas cassete ainda geram interesse nas pessoas, independentemente da sua geração.

O toque vintage das fitas cassete

Os objetos vintage têm um valor decorativo adicional que outros objetos não possuem. É por isso que eles estão cada vez mais presentes em diferentes ambientes da casa.

E, como se sabe, a maneira como podem ser usados ​​na decoração é completamente diferente do seu uso antigo. Agora eles dizem muito sobre a personalidade do morador. Por exemplo, quem decora com discos de vinil, CDs e fitas cassete geralmente são amantes de música.

Uma luminária muito musical


A luminária é um dos recursos da casa que oferece mais possibilidades ao decorar o espaço. Elas podem ser feitas de vários produtos e um deles são as fitas cassete.

  • Como as próprias fitas cassete são de forma retangular e bastante estreitas, o mais sensato é fazer uma luminária com formato quadrangular.
  • A maneira de fazê-la é muito simples: cole umas nas outras usando cola resistente. Ficam unidas pelas extremidades e fazendo fileiras consecutivas.
  • Podem ser utilizadas aquelas que têm um suporte semitransparente, de tom acinzentado. Também poderá ser feita usando várias fitas cassete coloridas, mas você tem que estar ciente de que a luz será mais fraca.
  • Tanto a luz quente quanto a branca podem funcionar bem com esses tipos de luminárias. Portanto, o tipo de iluminação não importa, o interessante é que ela seja potente, já que a fita filtra a luz.

Podem ser luminárias de chão, de cabeceira ou pendentes. Qualquer formato é válido e pode se encaixar perfeitamente na decoração da casa.

As fitas cassete para decorar paredes

Decoração de parede com fitas cassete.

Outra maneira de usar fitas cassete é organizá-las em uma parede, até que elas cubram completamente sua superfície e assim se tornem uma espécie de mural ou papel de parede.

Tenha cuidado, não é necessário cobrir uma sala inteira com fitas cassete. Apenas uma parede, o restante pode ser deixado com a cor da pintura. Dessa forma, se consegue um conjunto muito inovador.

Deve-se notar que, neste caso, é conveniente que as fitas cassete sejam de cores diferentes. A ideia é que haja um bom contraste cromático e se faça um espaço mais dinâmico.

Faça uma mesa com fita cassete

Como mencionado acima, as fitas cassete têm um formato retangular e são praticamente lisas. Elas podem ser unidas umas às outras com cola e, a partir daí, formar um móvel como uma mesa, por exemplo.

  • Uma vez que tenham se unido e a cola tenha secado, a resistência das fitas pode ser comprovada. De qualquer forma, é conveniente que elas estejam dispostas em uma placa para que tenham um bom suporte.
  • As pernas da mesa se apoiariam nos quatro cantos.
  • Você pode colocar um vidro em cima delas, de tal forma que haja um suporte para apoiar as coisas e logo abaixo você verá as fitas.
  • Outro caso seria fazer uma mesa com uma fita cassete gigante. Nesse caso, você teria que comprá-la em uma loja especializada.
Mesa de fita cassete.

Foto cedida por: UXBAN.

Em suma, existem muitas possibilidades e você poderá fazer os seus próprios móveis. Imagine, crie e inove, dando à sua casa uma aparência mais jovem.