Decoração para um escritório em casa

5 de novembro de 2019
Tendo um escritório em sua casa você ganhará em conforto e tempo, mas para também ganhar em eficácia, você precisará preparar o seu espaço de forma correta.

O escritório em casa se tornou mais comum do que se imagina. Nos últimos 10 anos, aproximadamente, o mundo dos negócios passou por momentos difíceis.

Sendo assim, existem cada vez mais pessoas que buscaram a opção de trabalhar em casa. Então, trabalhar em casa têm as suas vantagens e, ao mesmo tempo, pode ter as suas desvantagens.

De um lado, temos alguns dos pontos negativos de se trabalhar em casa: desviar dos objetivos, passar mais de uma vez pela geladeira, receber visitas durante o horário de trabalho, etc.

Por outro lado, administrar o nosso tempo e não ter o chefe do lado o tempo todo são algumas das maiores vantagens.

Por isso, para que nosso tempo renda o máximo possível e sejamos produtivos em nosso trabalho, devemos contar com um espaço e ambiente adequados. Isso talvez seja uma missão quase impossível caso a nossa casa seja muito pequena.

O tamanho da sua casa não deve impedi-lo de ter um bom lugar para trabalhar.

Neste artigo, você encontrará algumas dicas essenciais para ter um escritório ‘nota 10’ em casa.

Onde posso situar o meu escritório?

Sem dúvida, o mais comum é situar um escritório em um espaço exclusivo para ele. Porém, nem todos podem contar com um cômodo extra em que se possa montar um ambiente de trabalho.

Portanto, nos últimos anos, temos observado que qualquer espaço ou um canto pequeno pode se transformar em um escritório inspirador.

Se temos uma casa pequena, podemos montar o nosso escritório:

  • Na sala de estar.
  • Na cozinha: para colocar o seu escritório aqui é preciso ter muito cuidado com os horários de cozinhar, pois nesse momento teremos que parar de trabalhar. Se vivemos com mais pessoas, os horários devem ser muito bem estabelecidos.
  • No sótão.
  • No quarto.

 

Escritório em casa

O mais conveniente é que se utilize elementos como biombos, prateleiras ou móveis, separando assim, os diferentes cômodos do seu escritório.

Com isso, você conseguirá evitar distrações, como a geladeira, a cama, a TV, etc.

Escritório em casa: mobiliário específico

Além disso, ter um escritório em casa não significa que ele seja mais informal ou menos importante.

Ou seja, o escritório é e deve ser o seu lugar de trabalho, inspiração e produtividade. Portanto, não descuide desse espaço, mesmo que ele seja pequeno.

Assim, para ter um ambiente funcional para trabalhar, é preciso colocar um mobiliário específico de escritório nesse espaço.

  • A cadeira: com certeza esse elemento é muito importante, pois é onde você passará muitas horas sentado. Escolha a que melhor se adaptar, não apenas ao seu bolso, mas também à sua anatomia.

Além disso, muitas pessoas também colocam em seus escritórios uma segunda opção para se sentar, seja para descansar ou para realizar alguma atividade que não exija o apoio da mesa, como por exemplo, para leitura.

Assim, para essa segunda opção, normalmente são utilizados um sofá pequeno ou um pufe. Na verdade, é uma boa ideia se você tem um cômodo próprio para o seu escritório e se há espaço suficiente para que sejam criados dois ambientes distintos.

Mobiliário para escritório

  • Mesa: somente você sabe o trabalho que irá realizar e se, para isso, precisará de uma mesa grande ou pequena. Além disso, também é importante considerar o espaço à sua disposição.

Nesse sentido, existem muitos tipos de mesas que você poderá usar em seu escritório. Busque uma que se adapte ao seu espaço e às suas necessidades.

Uma alternativa é fazer uma mesa com uma tábua e dois cavaletes.

Entretanto, tenha em mente a altura da sua mesa, pois deve ser proporcional ao tamanho da sua cadeira. Ou seja, você precisa ficar confortável.

Quanto ao mobiliário, também podemos dizer que ele deve refletir a sua personalidade, além de ser prático e funcional.

Esqueça os típicos móveis marrons dos escritórios tradicionais. Use a sua criatividade e imaginação ao criar um espaço no qual você goste de trabalhar.

Escritório em casa: crie um ambiente adequado

Sem dúvida, não é segredo para ninguém que, tanto para estudar como para trabalhar, devemos contar com um ambiente propício para isso.

Isso porque os nossos resultados e produtividade não irão depender somente dos nossos esforços, mas também do conforto e do gosto que temos pelo nosso local de trabalho.

Sendo assim, é fundamental que contemos com alguns elementos que transmitam paz e que nos inspirem:

  • Luz natural: ter um escritório cheio de janelas, por onde a luz natural possa entrar, é essencial para trabalhar bem. Evidentemente, no inverno as horas de luz diminuem e, por isso, é importante também contar com um bom sistema de iluminação.
  • Plantas/ flores: acrescente elementos naturais ao seu escritório. As plantas e/ou flores transmitem paz e tranquilidade ao ambiente. Além disso, mesmo que sejam artificiais, são um bonito complemento.
  • Velas/ incenso: os aromas também são importantes e não há nada melhor do que ter um escritório ‘perfumado’. Além disso, possíveis cheiros de comida não serão distrações.
  • Uma agenda física ou digital: é importante estar sempre organizado, ainda mais quando se trabalha em um escritório em casa. Uma agenda o ajudará a organizar tudo o que você precisa fazer, impedindo que você perca as suas metas de vista.
  • Parede lousa ou quadro de cortiça: esses elementos o ajudarão a manter a sua inspiração. Eles também vão dar ao seu escritório um ar de modernidade e praticidade.
Escritório em casa

 

  • Material de escritório: canetas, pastas, lápis de cor, etc.
  • Frases motivadoras: além de bonitas visualmente, você poderá escolher alguma que o inspire de alguma forma. Coloque o seu lema de vida na parede, onde ele estará sempre à vista. Assim, você nunca irá esquecer aonde deseja chegar.
  • Água: pode parecer bobagem, mas não é. Tenha sempre, em seu escritório, uma garrafa térmica com chá ou uma garrafa de água à sua disposição. Assim, você não vai se distrair indo à cozinha toda hora. Dessa forma, você estará cuidando de si mesmo (bebendo líquidos) e sendo produtivo ao mesmo tempo.

Evidentemente isso não quer dizer que você não possa se levantar da sua cadeira. Tenha pequenos intervalos para descanso, mas não se distraia demais.

Para concluir

Em suma, o importante de ter um escritório em casa é que você se sinta confortável e que possa trabalhar de maneira prazerosa. Além disso, trabalhar em casa deve ser funcional, prático e, ao mesmo tempo, moderno e chique, devendo refletir a sua personalidade.

Para isso, você precisa escolher o estilo que deseja para o seu escritório.

Em função disso, você deve selecionar um determinado conjunto de cores, determinados móveis e objetos de decoração.