3 ideias para decorar janelas de todos os tipos

16 de novembro de 2018
Há muitas maneiras de decorar janelas, tanto dentro como do lado de fora da sua casa. Deixaremos algumas ideias com as quais você conseguirá fazê-lo perfeitamente.

Como veremos neste artigo sobre decorar janelas, há muitas maneiras de personalizá-las ao seu gosto. E assim, você poderá fazer com que sigam facilmente o estilo decorativo que tenha escolhido para essa parte da casa.

Para isso, é necessário levar em conta o material do qual são feitas, uma vez que, dependendo dele, apresentarão um acabamento ou outro, mais parecido com alguns estilos decorativos do que outros. Além disso, as encontraremos de forma e tamanhos muito variados, desde pequenas até grandes janelas ou vitrôs, que nos deixarão mais espaço para decorar.

Por outro lado, devemos pensar se vamos decorá-las por dentro ou por fora. Dependendo disso, teremos que escolher materiais mais ou menos resistentes a agentes climáticos, por exemplo.

Em seguida, deixaremos algumas ideias para inspirá-lo. Em alguns casos, você poderá combinar mais de uma, desde que o resultado final não fique sobrecarregado, a passagem correta da luz externa não seja impedida ou dificulte muito a sua limpeza e manutenção.

Ideias para decorar janelas

1. Cortinas e persianas

Ideias para decorar janelas com cortinas

Sem dúvida, as cortinas são a possibilidade mais comum na maioria das casas. Além disso, em muitos casos, mais de uma opção poderá ser combinada: cortina e persiana, duas cortinas… De uma forma ou de outra, todos esses acessórios funcionam como uma proteção. Evitam que não entre tanto frio ou ajudam a filtrar a luz que chega de fora.

No caso de persianas e cortinas, existem opções realmente decorativas. Para os quartos das crianças existem designs muito variados. Por outro lado, se você gosta da tendência DIY (ou faça você mesmo), poderá reutilizar materiais para fazer as suas próprias cortinas.

Se o quarto não for muito iluminado, recomendamos que escolha persianas ou cortinas bem finas. Dessa forma, haverá bastante luz natural.

Portanto, embora tenham principalmente um caráter prático e funcional, podemos usar esses acessórios de forma decorativa. Para isso, escolheremos belos modelos ou designs que sejam chamativos. A variedade de materiais e técnicas pode nos dar muita opção: madeira, macramê, tecidos, fibras naturais…

2. Plantas

Ideias para decorar janelas com vasos

Esta opção é válida para decorar janelas de todos os tipos, tanto para o interior como para o exterior. Claro, no caso do exterior, você deverá escolher plantas ou flores que resistam às condições do clima da sua região.

Se você quiser decorar as janelas por dentro, poderá colocar vasinhos no peitoril da janela. Dependendo do estilo decorativo, o vaso será de um material ou outro. Por exemplo, se o estilo for industrial, o cobre ficará muito bem. Se a decoração for étnica, devem ter motivos geométricos…

Outra possibilidade é colocar as plantas penduradas, seja na barra da cortina ou colocando uma ou duas barras horizontais, criando uma espécie de jardim vertical.

3. Ornamentos e recipientes

Aqui temos muito campo para sermos criativos, já que existem milhares de maneiras diferentes entre as quais se pode escolher. Poderemos colocar uma pequena guirlanda decorativa e, até mesmo uma linha de pompons na base da cortina.

 

Decorar janelas com banco

Você também poderá pendurar um fio de lã com miçangas, estrelas, corações… Darão um toque de cor. Se houver crianças pequenas em casa, elas podem o ajudar na decoração. Elas vão adorar!

Outra possibilidade é colocar alguns vinis ou adesivos decorativos, há muita variedade. Alguns dos mais usados ​​são aqueles que imitam a figura de um ou mais pássaros em um galho. Você poderá colocá-los em alturas diferentes, deixando a área do meio livre, por exemplo.

Outros imitam flores, folhas secas caindo, pingos de chuva, silhuetas de cidades famosas ou animais, especialmente para casas onde há crianças pequenas. Além disso, você poderá encontrá-los em estilos muito diferentes e não será difícil encontrar o mais adequado para as suas janelas.

Finalmente, coloque um banco sob a janela, onde poderá colocar almofadas, vasos decorativos ou plantas. Se você tiver pouco espaço de armazenamento, poderá colocar uma prateleira adicional.

Como você pode ver, estas são apenas algumas maneiras de decorar janelas. Com um pouco de imaginação e criatividade, você poderá mudá-las quase completamente.