5 sugestões para decorar com plantas

· 3 de setembro de 2018
Cada vez mais pessoas estão apostando em ter plantas em casa, em primeiro lugar, pelos benefícios que isso acarreta. Além disso, elas sempre ficam bem para decorar qualquer cômodo. Saiba no artigo a seguir, algumas formas originais de decorar com plantas.

Decorar com plantas significa trazer um toque de frescor e serenidade para sua casa. Além disso, devemos levar em conta todas as vantagens de ter plantas em casa. Sem dúvida, elas ajudam a melhorar a nossa qualidade de vida.

Podemos colocar plantas tanto em interiores quanto exteriores, em terraços, pátios ou varandas. O mais importante é saber como é o clima da sua cidade e quais são as características de cada tipo de planta. Ou seja, que grau de umidade elas precisam, que temperatura podem aguentar… Em resumo, como devem ser as suas condições de manutenção, para encontrar o melhor lugar para cada espécie.

Embora você também possa incorporar plantas artificiais, as naturais são obviamente preferíveis. Isso porque elas purificam e oxigenam o ambiente, então, além de decorar, trazem uma série de vantagens para a nossa vida.

Quanto a decorar com plantas, você verá que existem muitas opções. Há uma grande variedade de formas, tamanhos… Você só precisa encontrar a maneira que melhor se adapte ao estilo da sua casa.

A seguir, mostraremos cinco maneiras originais de decorar a sua casa com plantas. Esperamos que sirvam como inspiração.

1. Jardins verticais

É cada vez mais comum morar em casas pequenas, onde cada centímetro é indispensável. Por essa razão, os jardins verticais são uma ótima opção, já que ocupam pouco espaço.

O mais comum é que estejam localizados na sala ou no banheiro. As plantas mais utilizadas são: samambaias, suculentas, musgos e ervas aromáticas, além de flores variadas.

Quanto maior a superfície da parede que o jardim vertical ocupar, maior será o impacto visual.

Mesmo assim, não temos apenas a opção da parede vegetal. Outras variantes são:

  • Usar estruturas menores: como paletes, portas/janelas recicladas, estruturas de madeira ou metal… Nelas encaixaremos os nossos vasos ou plantas trepadeiras, como a hera.
  • Vasos pendurados: do teto ou em alturas diferentes da parede, formando uma linda composição. Dentro dessa tipologia, uma possibilidade é pendurar duas cordas no teto, às quais amarraremos uma tábua na parte inferior. É como se fizéssemos um balanço. Nessa tábua colocaremos os nossos vasos.
  • Guirlandas: para pendurá-las na parede ou nas portas.

2. Decorar com plantas botânicas

É uma maneira muito bonita e original de combinar folhas, plantas e flores. Você pode prensar para secá-las posteriormente. Para isso, você deve usar jornal e algo rígido para prensar, como tábuas ou livros grossos.

O próximo passo é criar alguma composição com as flores, folhas e plantas secas. Você também pode escrever uma frase e decorá-la com os elementos vegetais.

Em seguida, você só precisa escolher uma moldura apropriada e pendurar a composição na parede. Você pode fazer várias composições com tamanhos variados, dando dinamismo ao cômodo.

Decorar com plantas botânicas

3. Nos centros de mesa

Os centros de mesa são muito comuns em comemorações especiais, como o Natal, aniversários, casamentos… No entanto, é algo que realmente podemos usar em qualquer época do ano.

Se quisermos que os nossos centros de mesa tenham um toque natural, a melhor opção é incorporar plantas, melhor ainda se forem pequenas. Cactos e suculentas são muito comuns.

Além disso, podemos organizá-las de formas muito variadas: dentro de uma lanterna, em cestos, lâmpadas, terrários, esferas de vidro, frascos ou garrafas. Sem dúvida, as opções são numerosas.

Decorar com plantas nos centros de mesa

4. Em escadas

Muitas vezes, vemos as escadas apenas como áreas de passagem, de modo que esquecemos um pouco delas. No entanto, são áreas que também podem ser decoradas.

Se a área inferior estiver aberta, podemos colocar plantas, como um jardim vertical ou em vasos. O espaço embaixo das escadas pode servir para muitas coisas.

Também poderemos colocar um minivaso no canto de cada degrau. Outra possibilidade é aproveitar o espaço que muitas vezes existe entre a escada e a parede.

Finalmente, deixaremos uma última possibilidade: usar as escadas como estante. Nesse caso, colocaremos as plantas em cada degrau, além de livros e outros objetos pessoais.

Decorar com plantas nas escadas

5. Em cima de paletes

O uso de madeira reciclada é algo cada vez mais visto no mundo do design de interiores. Os paletes não são exceção. Podemos deixá-los em seu estado natural ou pintá-los da cor que mais combine com o restante do espaço. A cor branca sempre fica bem.

Como dissemos anteriormente, são uma excelente opção para criar jardins verticais.

Com eles podemos criar prateleiras, nas quais colocaremos plantas e objetos pessoais de todos os tipos. Poderíamos acrescentar alguma planta trepadeira para aumentar esse toque natural e exótico.

Outra opção bastante simples é colocar o nosso palete no chão, como uma mesinha de centro baixa. Se quisermos ganhar altura podemos sempre empilhar dois ou três paletes. Além disso, podemos aproveitar os espaços livres entre um e outro para colocar minivasos, além de livros, controles de televisão e outros.

Decorar com plantas em cima de paletes

Conclusão

Como você pode ver, existem muitas opções disponíveis. Basta levar em conta o espaço disponível na sua casa, seja em uma área interna ou externa.

Finalmente, não esqueça todas as vantagens de ter plantas dentro de casa. Por isso, esperamos que você se anime a criar o seu próprio cantinho verde na sua casa.