Decore com cerâmica vidrada: um recurso original

22 de maio de 2019
Para dar à sua casa uma estética brilhante, colorida e dinâmica, você poderá recorrer a uma decoração com cerâmica vidrada. Existem vários recursos deste tipo que podem se encaixar perfeitamente na sua decoração.

A cerâmica vidrada é um recurso decorativo desconhecido, pouco utilizado e decora dando a peça uma aparência reluzente. Pode ser muito interessante usar essa técnica que faz tanto sucesso no mundo muçulmano. Desde a Idade Média ela vem sendo utilizada de forma progressiva, tanto na arquitetura quanto na decoração.

Ao mesmo tempo, ela também pode ser encontrada em bijuterias. Sem dúvida, ela oferece uma aparência elegante que realça a estética da pessoa que a utiliza. Atualmente, ela está se consolidando como um elemento interessante e realmente belo para a decoração de interiores.

Estética oferecida

A cerâmica vidrada tenta oferecer uma abordagem estética elegante; isto é, há uma busca por uma elegância natural e que transmita um aspecto brilhante e sofisticado.

Estética oferecida pela cerâmica vidrada

Vasos cerâmicos / fernandoduran.com

Nesse sentido, a pessoa que decora a sua casa com cerâmica vidrada consegue atrair todos os olhares. Pela sua textura e estética, ela se destaca do restante da decoração.

Mas sem dúvida, é o reflexo da luz que faz com que o brilho do objeto se destaque ainda mais, o que, por sua vez, é complementado pela cor e representa uma aparência muito atraente, sendo algo completamente ortodoxo.

– Dinamize o espaço através da cor e do reflexo das luzes. –

A técnica da cerâmica vidrada: em consiste?

O processo de fabricação da cerâmica vidrada consiste principalmente na vitrificação da terracota; isto é, a cerâmica fica com uma aparência diferente e é envolvida por uma camada brilhante.

Dessa forma, é aplicada uma camada de verniz de chumbo, sendo este o principal componente que mais tem sido utilizado na vitrificação, embora outras substâncias que oferecem uma superfície similar também tenham sido criadas.

Hoje em dia, existem muitas empresas que trabalham com esta técnica e podem revestir uma parede inteira com este tipo de cerâmica; no entanto, devemos nos lembrar de que isto é trabalhoso e o resultado é excelente, o que implica em um preço elevado.

Em que consiste a técnica da cerâmica vidrada

Vasos cerâmicos / alcalasubastas.es

Principais recursos para a decoração

Tanto em uma sala quanto em um quarto, os recursos decorativos vidrados ficam muito bonitos. Se você quiser exibi-los ainda mais, para que fiquem mais visíveis, a sala é o lugar perfeito para receber os convidados e para que eles vejam o seu gosto decorativo.

  • Cântaros: este objeto pode não ser tão comum na decoração das casas. Porém, ao serem vidrados, eles deixam de ser um elemento funcional e útil para ser um recurso decorativo. Eles ficam muito bem em ambientes rústicos.
  • Jarros: certamente, essas peças que têm tantas utilidades no mundo da cerâmica não podem faltar. Sendo vidrados, ganham um maior dinamismo por terem um jogo de luzes.
  • Vasos: as plantas devem ser colocadas em vasos que, se forem vidrados, podem ter uma estética mais atraente. Dessa forma, haverá um maior dinamismo, tanto pelo verde da planta quanto pelos reflexos oferecidos pelos vasos.
  • Molduras de espelho: é interessante contornar um espelho com uma moldura de cerâmica vidrada. Isso realça bastante o objeto e ainda ajuda a gerar um estilo muito elegante.
  • Figuras: pássaros, pessoas, seres fantásticos, plantas e flores; qualquer um desses objetos pode ser feito com este tipo de cerâmica, de tal forma que, novamente, eles atraem toda a atenção pela sua forma e estética.
  • Tigelas e cinzeiros: qualquer um deles não pode faltar em uma casa, tanto na sala de estar quanto na entrada. A tigela de cerâmica vidrada pode ser usada para colocar as chaves ou então para servir algumas azeitonas quando você tiver convidados em casa.

Onde obter a decoração com cerâmica vidrada?

Principais recursos para a decoração

Existem muitos espaços comerciais onde você poderá encontrar este tipo de decoração. O primeiro deles seriam os bazares; no entanto, não devemos nos deixar enganar e que nos ofereçam um recurso que, no fundo, não é cerâmica autêntica nem tem um vidrado verdadeiro.

A qualidade sempre deve ser levada em consideração, e é por isso que é necessário procurar por locais onde a cerâmica vidrada seja autêntica.

Nas feiras de artesanato, é possível encontrar todos os tipos de recursos muito interessantes: cantis, jarros, cântaros, tigelas, cinzeiros, etc. São produtos feitos à mão (artesanais), o que mostra que a qualidade está acima de qualquer produção industrial.

– Valorize tudo o que é feito à mão; esta é uma garantia de qualidade. –

VV. AA.: Guía completa de escultura, modelado y cerámica: técnicas y materiales, Tursen Hermann Blume Ediciones, 1982.