Envernize e restaure os seus móveis

Todos nós temos em casa aquele móvel que pede uma mudança ou um cuidado especial. Neste artigo, apresentaremos algumas dicas para envernizar e restaurar os móveis que você tanto gosta e, assim, transformar um móvel velho em um completamente novo.
Envernize e restaure os seus móveis

Última atualização: 29 outubro, 2018

Envernize e restaure os seus móveis favoritos. Você deve considerar que, para fazer uma alteração nos ambientes da sua casa, não é necessário gastar muito dinheiro. Se você tem móveis antigos, danificados ou até mesmo em perfeitas condições, mas quer mudar a estética da sua casa, neste artigo poderá encontrar algumas ideias para transformá-los.

Cuidar dos móveis pode parecer simples, mas muitas vezes os esquecemos e eles ficam então sujeitos a pancadas, sobrecarga de peso, arranhões… Às vezes, os negligenciamos e deixamos a sua pintura descascada, as alças ou os puxadores soltos, entre outros descuidos. Assim, se você quiser aumentar a vida útil dos seus móveis, é necessário lhes dar o devido cuidado.

Se você quiser envernizar e restaurar um móvel antigo, como uma cômoda de madeira, por exemplo, a primeira coisa a fazer é lixar toda a superfície, depois, limpar com um pano úmido e os seus móveis já estarão prontos para uma nova pintura.

Envernizar um móvel

Você pode optar por pintar os seus móveis e depois envernizar. Ou, simplesmente, se quiser manter a cor original da madeira, escolha um verniz fosco, acetinado ou brilhante (de acordo com o acabamento que você preferir) e então aplique várias demãos com um pincel médio, sempre na direção dos veios da madeira.

As principais funções dos vernizes são proteger a madeira contra possíveis danos, proporcionar maior resistência e, além disso, obter um determinado acabamento visual. Existem vernizes acetinados, mates e brilhantes: escolha o que você preferir para os seus móveis.

envernize-e-restaure-os-seus-moveis

Restaurar um móvel

Se você quer restaurar um móvel completamente, estes são os materiais e as técnicas que você vai precisar.

Aplicar a tinta

Se você quiser alterar totalmente a estética dos seus móveis, é recomendável pintar com uma cor neutra que combine com os ambientes da sua casa. Se for uma mesa de cabeceira, por exemplo, poderá brincar com as cores: pinte a maior parte da superfície em preto, branco ou cinza e destaque outras partes do móvel com cores mais quentes ou contrastantes.

A combinação de móveis brancos com detalhes em tons pastéis nas gavetas ou nas portas é uma tendência. Assim, você também poderá brincar com os tons pasteis ou brancos nas almofadas para que combinem com o novo móvel.

Outra opção é tingir a madeira e “envelhecer” o seu móvel com o betume da Judeia para obter um efeito vintage. Essa técnica é ideal para móveis antigos, já que não é preciso envelhecê-los demais.

Trocar ferragens, maçanetas e puxadores

Tanto as mesas de cabeceira quanto os armários e as gavetas das cômodas sofrem puxões diários. As suas maçanetas ou puxadores geralmente ficam frouxos e até caem, por isso, você precisa ajustá-los com frequência. Se você quiser fazer uma mudança no seu móvel, mas não quer aplicar nenhum produto, há uma variedade muito grande de puxadores, com desenhos coloridos e formas extravagantes.

Eles podem ser de madeira, vidro ou acrílico, com muitas formas diferentes. Inclusive, você poderá até mesmo comprar puxadores de madeira e pintar da forma que desejar, ou então restaurar você mesmo os que já tem em casa.

Use a técnica da decoupage

Uma técnica muito original que dá um toque vintage para qualquer móvel é a decupagem ou decoupage. Esta técnica consiste em revestir um móvel de madeira com guardanapos, papéis ou então tecidos com os desenhos de que você mais goste para, em seguida, finalizar com verniz.

A decoupage é muito simples de fazer. Você vai precisar de cola vinílica para colar o papel à superfície e de um pincel médio. Tente esticar bem o papel ou o tecido na superfície e, além disso, não abuse da cola, pois isso poderá deixar grumos ou rugas no material aplicado.

Lembre-se de que, para conservar os seus móveis, deverá cuidar deles constantemente: não os exponha demais à umidade e nem aos raios do sol. Limpe a poeira todos os dias, passe um pouco de lustra móveis ou então um pano levemente umedecido. Da mesma forma, se ele estiver do lado de fora, o proteja da chuva e do sol.

E lembre-se, o verniz é o nosso primeiro aliado. Uma vez ao ano, sem falta, aplique algumas camadas do verniz escolhido no seu móvel. Isso aumentará a vida útil dos nossos preciosos móveis.

Cuide deles e economize; se quisermos conservar aquele móvel que um parente nos deu e desejamos que eles durem para sempre, isso é possível. Com a atenção e os cuidados necessários, teremos em casa por muitos anos aquele móvel que tanto gostamos.

O maior benefício

Restaurar ajuda a cuidar do meio ambiente, a renovar a estética de nossos espaços e, além disso, é um processo criativo altamente recomendado para deixar nossas ideias fluírem. Não é necessário ser um especialista para realizar este tipo de restauração.

Assim, com imaginação, vontade e um pouco de tempo, você terá um móvel novo do dia para a noite. Um pouco de madeira, tinta, verniz, tecidos, pincéis e… Mãos à obra!