Decore o seu apartamento para que ele pareça mais iluminado

3 de fevereiro de 2019
Você precisa de mais luz nos seus ambientes? Aqui estão algumas dicas interessantes para você ter em mente e fazer com que o seu apartamento pareça mais iluminado.

A iluminação é um elemento fundamental em todos os espaços; tanto nas casas quanto nos apartamentos, nos espaços amplos ou reduzidos. Decore o seu apartamento com muita luz; poderá ser mais fácil do que parece. Existem várias alternativas diferentes para ambientar e obter mais claridade.

Tanto a iluminação artificial quanto a natural são essenciais dentro de qualquer casa. Por esta razão, daremos neste post algumas dicas para levar em conta se quiser destacar os seus espaços e os deixar com uma maior iluminação, tanto durante o dia quanto à noite.

Isso dependerá do tipo de ambiente que você quer criar nos seus cômodos. O ideal é manter um equilíbrio em termos de iluminação: acentue a iluminação natural durante o dia e crie espaços setorizados com iluminação artificial à noite.

Destaque os espaços com a luz natural

A luz natural é o sistema mais nobre de iluminação. Ela deve ser aproveitada ao máximo, para então fazer uso da iluminação artificial apenas quando necessário.

Não há nada como a luz natural. Com ela, economizamos energia, cuidamos do meio ambiente e, como se não fosse o suficiente, os espaços ficam ainda completamente diferentes.

Uma dica para acentuar e destacar os seus espaços com a luz natural é pintar as suas paredes com cores claras. Pintar as paredes e a moldura das suas janelas com um tom branco, gelo ou cru bem claro, é essencial se você quiser ter mais luz durante o dia.

Naturalmente, isso dependerá do tipo de janelas: pequenas, médias ou grandes. Isso determinará a quantidade de luz que entra no ambiente.

No entanto, esta alternativa definitivamente ajuda a iluminar e a acompanhar a luz natural do seu apartamento. Se você tiver paredes escuras, ficará mais difícil e você precisará usar iluminação artificial muito antes de escurecer.

Cores claras nos móveis e pisos

Da mesma forma que as paredes e janelas, acompanhar os seus móveis e pisos com cores claras ajudará a destacar a luz natural e a iluminar mais os seus espaços.

Cores claras nos móveis e pisos

Use cortinas claras

Acentue também os tons claros de suas paredes e molduras das janelas com cortinas de cores claras, pastéis ou até mesmo transparentes. Embora durante o dia você deixe as suas cortinas abertas, quanto mais claras as cores, mais luz entrará no seu apartamento.

Decore o seu apartamento com luz artificial

A luz artificial também é fundamental para decorar o seu apartamento. O ideal é distribuir a iluminação nos diferentes setores da sua casa para dessa forma não deixar cantos escuros.

Você poderá usar tanto luz difusa quanto direcional. Combine as duas para criar um espaço bem iluminado.

Luz difusa

A luz difusa é fundamental em todos os espaços. Sempre temos uma grande luminária principal que fornece uma boa iluminação que é, ao mesmo tempo, distribuída por todo o espaço.

Justamente, a luz difusa é aquela que vem das luminárias principais dos cômodos; já que ela se espalha por toda a superfície. O ideal então é usar lâmpadas grandes com luminárias translúcidas ou de vidro.

Luz direcional para decorar o seu apartamento

No entanto, a luz direcional não é um elemento de iluminação isolado. Como a palavra já indica, para que ela se direcione e se concentre em um espaço específico, deve necessariamente ser combinada com um sistema de iluminação difusa no restante do espaço.

Além disso, quando ninguém mais estiver acordado e você quiser se sentar para ler, poderá desligar a luz principal da sala e manter uma luz direcionada para o seu livro. Um exemplo de luz direcional são os abajures e as luminárias de mesa nas escrivaninhas; se dirigem e iluminam um setor específico.

Combine diferentes níveis de iluminação

Incluir diferentes níveis de iluminação nos seus cômodos criará harmonia e um espaço agradável. Além disso, você poderá desligar quando quiser as luzes que não está utilizando; lembre-se sempre de economizar energia.

Para combinar diferentes níveis de iluminação, você poderá usar uma grande luminária de iluminação difusa no centro do cômodo, um abajur sobre uma mesa pequena ou então sobre um móvel alto e uma luminária de chão. Brinque com os tons de luz; você poderá combinar luzes frias e quentes.

decorar o seu apartamento

 

Decore o seu apartamento: adicione espelhos aos seus espaços

Adicionar grandes espelhos em qualquer parede da sua casa é uma alternativa interessante para dar mais luminosidade aos seus cômodos. Os espelhos ampliam os espaços e também refletem as luzes que você já possui e que chegam até eles. O seu espaço vai parecer muito mais iluminado.

Para concluir, a iluminação é essencial em todos os lares. Decorar o seu apartamento com luzes de diferentes tipos, cores claras nas suas paredes, luminárias específicas e níveis de iluminação, fará com que os seus ambientes pareçam agradáveis tanto de dia quanto de noite. São truques simples que deixarão o seu apartamento muito mais iluminado e espaçoso.

Finalmente, procure sempre aproveitar a luz natural. Além disso, é uma alternativa para economizar energia e aproveitar o dia até o sol se pôr.