Diferentes fases da construção de uma casa

7 de julho de 2019
Se você for construir a sua própria casa, é aconselhável que saiba quais são as diferentes fases pelas quais terá que passar. Desta forma, você estará preparado para enfrentar uma obra de grande envergadura.

A construção de uma casa é um momento emocionante para qualquer pessoa. Ter a possibilidade de criar o espaço no qual você viverá com a sua família e saber que ele será distribuído de acordo com as suas necessidades é um verdadeiro luxo.

Se você está diante dessa situação, a primeira coisa que temos a dizer é que você deve manter a calma. Não se precipite e tome um tempo para refletir sobre cada uma das fases.

A construção de uma casa não é algo que admite mudanças de grande magnitude posteriormente. É por isso que tomar uma decisão ruim por agir sem pensar pode acabar fazendo com que você não se sinta em sua própria casa.

A seguir, explicaremos de maneira muito simples quais são as diferentes fases da construção de uma casa. É importante ter algumas informações para estar preparado para enfrentar todo o processo.

1. Elaboração do projeto

Isolamentos, paredes, tetos e pisos

A primeira tarefa ao iniciar a construção de uma casa é desenvolver um projeto. É essencial que, até que este projeto seja concluído, não seja iniciado nenhum tipo de trabalho no terreno onde a casa será localizada.

O projeto deve consistir principalmente em uma planta da casa. É hora de pensar em: número de quartos, andares da casa, banheiros e distribuição. Além disso, é aconselhável que o projeto também inclua um cronograma indicando os prazos e um estudo do solo.

Como não poderia deixar de ser, o projeto deve ter um orçamento. Assim como já dissemos em outras ocasiões, o orçamento geralmente varia. De qualquer forma, ele nos dará uma referência sobre o preço final.

Além disso, as autorizações necessárias para iniciar a obra e os requisitos urbanísticos da cidade também devem estar presentes nesta primeira fase.

2. Terreno

Acabamentos da construção de uma casa

Uma vez que o projeto tenha sido aprovado pelo proprietário da casa e pela equipe de arquitetos, é hora de começar a trabalhar no terreno.

Para isso, é necessário limpar o terreno e eliminar todos os tipos de elementos que possam atrapalhar a construção. Alguns dos mais frequentes são rochas ou árvores.

Então, será necessário usar máquinas pesadas para fazer um buraco com a profundidade necessária. Sempre haverá um mínimo necessário para colocar as fundações e instalar os sistemas de escoamento de água.

A profundidade será maior se a casa tiver um porão ou garagem. Posteriormente, será feita a cofragem para deixar o local pronto e começar a levantar a casa.

3. A estrutura: fundamental na construção de uma casa

Projetando a casa em um terreno

É hora de começar a colocar a casa em pé. A primeira coisa a fazer é construir uma estrutura segura e resistente que suporte o peso do edifício. Essa estrutura é popularmente chamada de esqueleto ou armação.

É composta por pisos, vigas e paredes estruturais. Eles têm a função de suportar o peso da casa. Ao contrário das paredes de vedação, eles são absolutamente indispensáveis.

4. Instalações de gás, luz e água

Instalações de gás, luz e água

As instalações de gás, luz e água são uma característica básica em qualquer casa e garantem a habitabilidade dela. Por estética, elas não devem ser visíveis, então essa é a hora de proceder à sua instalação. É importante fazer todas as instalações corretamente. Caso contrário, você terá que quebrar a parede para consertá-las.

Para fazer estas instalações, será levado em conta aquilo que foi estabelecido no projeto da casa. Será necessário marcar o local onde se deseja instalar os pontos de luz e água. Além disso, é necessário decidir a posição dos aquecedores. O mais comum geralmente é embaixo das janelas.

5. Isolamentos, paredes, tetos e pisos

A estrutura, fundamental na construção de uma casa

A construção de uma casa já está tomando forma quando chegamos a esse ponto. É hora de instalar as paredes, os tetos e os pisos. Além disso, um bom isolamento é essencial para garantir uma temperatura correta na casa. Vale a pena investir em um bom isolante, pois assim os custos de manutenção serão menores.

6. Acabamentos da construção de uma casa

Diferentes fases da construção de uma casa

Quando você chegar a este ponto, certamente o pior já terá passado. Você pensará que ainda será necessário realizar muitas tarefas, mas a verdade é que o mais complexo já terá sido feito.

Para terminar de construir a casa, é necessário instalar os acabamentos. Trata-se de diversos elementos que até agora não puderam ser colocados ou que teriam sido danificados se tivessem sido instalados. Assim, portas, janelas ou pisos em parquet são um exemplo disso.