Tapetes com designs arquitetônicos para as paredes

24 de abril de 2019
Decorar as paredes com tapetes pode ser muito original. Aqueles que estão decorados com motivos arquitetônicos podem ser uma ótima opção.

No artigo a seguir, falaremos sobre tapetes com designs arquitetônicos, para que você possa usá-los para decorar as paredes da sua casa.

Em geral, pensamos que os tapetes são usados ​​somente para cobrir o chão, enquanto as tapeçarias são usadas ​​nas paredes (também poderá lhe interessar o papel de parede). No entanto, os tapetes também servem para cobrir as paredes, proporcionando um toque de estilo e personalidade.

Esta tradição tem a sua origem nas culturas do Oriente Médio, principalmente como símbolo de ostentação e riqueza. Isso fica claro na qualidade dos designs e dos materiais.

Lembre-se de que, para pendurar corretamente o tapete, você deverá prestar atenção ao seu peso, a fim de pendurá-lo de uma forma ou de outra. Também deverá escolher um local onde não bata muito sol, pois ele poderá ser danificado. Além disso, você precisa ter cuidado para que o espaço não fique muito sobrecarregado.

A seguir, deixaremos algumas ideias sobre essa maneira tão original de decorar as paredes.

Tapetes com designs arquitetônicos

Se você prestar atenção verá que os tapetes, independentemente do material que foram feitos, geralmente são lisos ou têm padrões e desenhos geométricos/florais. Se falarmos sobre os tipos de materiais, há uma enorme variedade.

Também podemos encontrar motivos geométricos isolados que podem nos lembrar de coisas que já vimos na arquitetura. Por exemplo, um desenho que nos lembra os ladrilhos no chão de um pátio, outro que nos lembra de uma borda decorativa, outro que é semelhante aos batentes de uma janela ou porta… sem deixar de ser, no entanto, motivos mais geométricos que arquitetônicos.

Em alguns tapetes turcos, por exemplo, vemos motivos vegetais enquadrados sob arcos lobulados ou entre colunas. Ou, algumas esteiras de oração que apresentam representações de templos ou arcos. Se você gosta de viajar, nesses locais poderá comprar estes tapetes com vários desenhos. Com as decorações étnicas, você dará um toque muito exótico à decoração de sua casa.

Por outro lado, pense que também podemos encontrar desenhos arquitetônicos que correspondem a silhuetas de cidades ou edifícios. Um exemplo disso é um tapete projetado em 1982 por Nani Marquina, designer de tapetes feitos à mão. Nele, aparece a silhueta de uma cidade. Pelo título, sabemos que é Mahattan: foi o seu primeiro experimento em Patchwork.

Tapetes com designs arquitetônicos para as paredes

Fonte: http://www.expansion.com

A silhueta de cidades como Londres, Paris ou Nova York é frequente para decorar. É algo que podemos ver em muitos formatos: colchas, gravuras, pôsteres…

Alguns tapetes que mesclam motivos geométricos, vegetais e arquitetônicos

Portanto, os designs arquitetônicos não são tão comuns, pelo menos sozinhos. Quando aparecem arquiteturas (de qualquer tipo), elas geralmente são acompanhadas por figuras humanas, ou seja, elas geralmente estão em segundo plano.

Podemos encontrar esses tapetes nas coleções italianas ou francesas dos séculos XVI e XVII. Você poderá encontrar reproduções ou artigos deste tipo em lojas de decoração ou de antiguidades.

Outro exemplo claro são os artigos produzidos pela William Morris & Co no movimento Arts and Crafts. Encontramos representações da lenda do Rei Artur, a história da Bela Adormecida, a lenda do Santo Graal… Nelas, geralmente vemos arquiteturas ao fundo, mas não como protagonistas do design.

Tapetes com designs arquitetônicos para quartos de crianças

Você também encontrará tapetes com motivos arquitetônicos para os quartos dos pequenos. Normalmente, eles terão desenhos mais simples e talvez mais coloridos.

Sem dúvida, é uma boa maneira de decorar as paredes do quarto das crianças. Por um lado, temos os tapetes típicos em que uma cidade aparece com suas ruas, sinais de trânsito, lojas… Nós normalmente os colocamos no chão, mas por que não na parede?

As crianças adoram castelos e palácios. Portanto, muitos tapetes apresentam este tipo de design. Frequentemente, aparece um cavaleiro, uma princesa, um dragão…

Tapetes com desenhos infantis

Fonte: https://www.ambar-muebles.com

Um passo mais além são os tapetes que têm a silhueta de um castelo ou de um palácio. Estes não deixam de ser tapetes com desenhos arquitetônicos. As crianças vão adorar.

Decore as suas paredes de uma maneira original

Como você pode ver, existem inúmeros desenhos para tapetes. Não importa se eles possuem apenas designs arquitetônicos ou combinados com motivos vegetais ou geométricos.

Além disso, você vai encontrá-los com estilos muito diferentes, como o oriental, naif, moderno, clássico… Existem modelos adequados para todos os gostos decorativos, não importa qual seja.