Logo image
Logo image

Diga não aos sapatos dentro de casa

4 minutos
Depois de ler este artigo você não vai querer entrar com os sapatos dentro de casa. Você está preparado?
Diga não aos sapatos dentro de casa
Última atualização: 30 dezembro, 2018

Na maioria das culturas, não entrar com os sapatos dentro de casa continua sendo uma raridade típica de viciados em ordem e limpeza. No entanto, em muitos outras, é impensável entrar em casa com os mesmos sapatos que você usou na rua. E se você pensar bem, faz muito sentido, não é mesmo?

Motivos para dizer não aos sapatos dentro de casa

Fatos científicos

O mais interessante de tudo é que a ciência apoia o fato de que deveríamos proibir os sapatos dentro de casa. Charles Gerba, professor de microbiologia da Universidade do Arizona, realizou um estudo que demonstrou que na sola dos sapatos vivem mais de 420.000 bactérias. Você sabia que em um vaso sanitário encontramos apenas 1.000?

De todas essas bactérias que a equipe de Gerba encontrou nos sapatos, 27% eram de e.coli, presentes nas fezes (isso mesmo) de animais e pessoas. Você está começando a repensar sobre entrar em casa com os seus sapatos? Isso não nos surpreende.

Some figure

A Dra. Janna Tuck, porta-voz do Colégio Americano de Alergias, Asma e Imunologia, nos diz que levamos a poeira da rua em nossos sapatos e nossas roupas. Dessa forma, a introduzimos nas casas, e esta é uma das muitas causas de alergias que existem atualmente.

“Você pisa em muitas coisas diferentes ao longo do dia, seja na grama ou na rua”, diz a Dra. Tuck. “E muitas vezes isso acaba indo direto dos seus sapatos para o tapete”.

Uma questão social

Talvez muitos de vocês concordem em tirar os sapatos assim que entram na sua casa. Mas, além de uma medida de higiene, é muito agradável relaxar e se livrar de tudo o que carregamos durante o dia (material e emocionalmente falando). No entanto, o problema surge quando você recebe convidados; como lhes dizer que precisam deixar os seus sapatos na entrada da casa?

A graça está em encontrar o equilíbrio entre: “esta é a minha casa e aqui mando eu” e dizer tudo isso de uma forma educada e até mesmo bonita. Para isso, sugerimos que você decore o hall de entrada com um banco, um cabideiro e que tenha vários chinelos para oferecer; quanto mais divertidos, melhor .

Não se envergonhe, na sua casa você coloca as regras que deseja. Você poderá explicar o que acabou de ler e até mesmo compartilhar este artigo com amigos e familiares. No entanto, se mesmo assim eles não se convencerem, os daremos como perdidos.

Outra coisa que você deve levar em conta é que agora que você pode dar todo o cuidado que os seus pisos merecem, os seus pés agradecerão. Coloque tapetes, algum kilim, e se você puder, opte por pisos quentes, como a madeira.

Some figure

Um pouco de história

Como dissemos, há países nos quais é impensável entrar em casa com os sapatos e um bom exemplo disso é o Japão ou os países escandinavos.

No Japão, eles realizam muitas coisas no chão, desde comer, dormir ou sentar com a família. É por isso que eles mantêm tudo impecável e, claro, não permitem que a sujeira dos sapatos se espalhe. É também um sinal de respeito que é aplicado até mesmo nas escolas e em alguns restaurantes tradicionais.

Nos países nórdicos, o clima torna um absurdo entrar com os sapatos dentro da casa. Chove muitos dias por ano e a neve geralmente é abundante. Portanto, eles têm uma área na entrada chamada de “mudroom“, onde deixam os casacos molhados e os sapatos cheios de neve para trocá-los por sapatilhas confortáveis ​​e quentes.

Some figure

Uma vantagem para sua saúde

Se os motivos de higiene e conforto que demos até agora não parecem suficientes, você deve saber que andar descalço traz muitos benefícios para a saúde.

  • Em nossos pés, encontramos muitas terminações nervosas que só ativamos quando andamos descalços.
  • Nos ajuda a descarregar emoções contidas.
  • Melhora a nossa estrutura anatômica.
  • Ajuda para que tenhamos uma boa circulação sanguínea.
  • Ao apoiarmos totalmente os nossos pés no chão, nós os fortalecemos.
  • Corrigimos algumas sobrecargas às quais submetemos o nosso corpo com uso de sapatos.
  • Promove a transpiração. Dessa forma, os nossos pés estarão mais frescos e evitaremos possíveis fungos.

E aí, o que você acha de deixar os seus sapatos na porta da casa?