Do estilo nórdico ao minimalista: como chegar lá
Do estilo nórdico ao minimalista: você gostaria de transformar o ambiente da sua casa? Esses dois estilos têm muitos pontos em comum, mesmo que não pareça à primeira vista. Passar de um estilo ao outro será muito simples.
Siga os passos que daremos a seguir e faça com que sua casa tenha um aspecto renovado com pequenas mudanças.
O que o estilo nórdico e o minimalista têm em comum?
Em primeiro lugar, analisaremos quais são os pontos em comum do estilo nórdico e do minimalista.
Ainda que, à primeira vista, eles pareçam muito diferentes, na verdade há várias características em comum. Isso será muito positivo na hora de passar de um estilo decorativo ao outro em uma casa. Isso porque haverá muito elementos que poderão ser mantidos ou que, com apenas uma pequena mudança, servirão na decoração minimalista.
Se você quer ir do estilo nórdico ao minimalista, esses serão os elementos que permanecerão em sua casa:
- Cor branca. Tanto no estilo nórdico quanto no minimalista, a cor branca é a protagonista. Essa cor é utilizada tanto em paredes quanto em pisos ou nos móveis. O resultado são sempre espaços luminosos e amplos.
- Decoração funcional. Outro ponto em comum de ambos os estilos decorativos é a funcionalidade. Todos aqueles objetos que estão presentes em cada cômodo têm a sua função. Caso haja algum elemento decorativo, ele não ocupará muito espaço e terá linhas simples.
- Linhas retas. Em ambos os estilos, busca-se o simples e funcional. Os móveis de linhas retas são perfeitos para conseguir esse efeito, e por isso são os mais utilizados tanto no estilo nórdico quanto no minimalista.
Agora que você já percebeu quais são os pontos em comum entre os dois estilos decorativos, fica mais fácil saber quais elementos é possível aproveitar para transformar um ambiente do estilo nórdico a um ambiente minimalista. Como você pode ver, há muitas similaridades, e com pequenas mudanças terá uma casa no mais puro estilo minimalista.
“Desvista” a sua casa
Uma das principais características do estilo nórdico são os tecidos. Eles se encontram por toda a casa e são fundamentais para contrastar com ‘a frieza’ que essa decoração transmite. Assim, apesar de predominarem as cores frias e as linhas retas, é possível criar um ambiente quente e acolhedor.
Alguns dos tecidos que estão presentes na decoração nórdica são os seguintes:
- Almofadas. São o complemento perfeito para sofás, camas e poltronas. É um dos poucos elementos que pode trazer um toque de cor às casas nórdicas.
- Colchas. Além de cumprirem a sua função, têm um importante papel decorativo. São itens que mais trazem aconchego ao quarto, e geralmente estão acompanhadas de elementos de pele ou almofadas. Tudo isso contribui para que a cama seja o centro das atenções de qualquer quarto decorado no estilo nórdico.
- Cortinas. As casas nórdicas geralmente têm grandes janelas. Colocar cortinas é uma boa forma de impedir que a luz entre e ter uma intimidade maior. Elas podem ser de cores frias, assim como o restante da casa. Além disso, são finas e ocupam bastante espaço.
Mas, esse excesso de tecidos não tem lugar no estilo minimalista. É por isso que essa será uma das mudanças que deverá realizar. Recomendamos que você os substitua por outros mais simples e próprios deste estilo. Somente com essa mudança, a sua casa já terá um aspecto muito diferente.
Do estilo nórdico ao minimalista: um toque de cor
Como comentamos anteriormente, os dois estilos decorativos têm em comum a cor branca. Apesar disso, a paleta de cores utilizada em cada um é muito diferente. No estilo nórdico, predominam as cores frias, tais como o cinza ou o azul. Por outro lado, no estilo minimalista não há uma paleta concreta. Podem estar presentes desde as cores mais vivas até as mais neutras.
Uma boa ideia para passar do estilo nórdico ao minimalista é dar um toque de cor à sua casa. Acabe com os cômodos apagados e tristes e dê a eles um toque de cor, mas sempre mantendo o estilo minimalista.
Passar do estilo nórdico ao minimalista é muito simples. Como você pode ver, os dois estilos têm muitos pontos em comum. Por isso, basta fazer algumas pequenas mudanças para que sua casa brilhe no mais puro estilo minimalista. Apenas eliminando o excesso de tecidos e dando um toque de cor, você transformará um ambiente nórdico em minimalista.