Colchas infantis para o quarto dos seus filhos

· 2 de setembro de 2018
Neste artigo falaremos sobre as colchas infantis, quais os tipos mais utilizados e algumas sugestões para inspirá-lo.

As colchas infantis são uma das opções mais escolhidas para colocar na cama dos pequenos da casa.

A roupa de cama é um mundo à parte e existem muitos tipos de peças para decorar o nosso lugar de descanso. A sua escolha não é algo que devemos fazer às pressas, porque há muitos aspectos que afetarão a nossa decisão.

Os edredons, as capas de edredons e colchas, juntamente com os travesseiros e almofadas, não são apenas elementos funcionais que servem para nos envolver durante a noite, mas também são um elemento decorativo. Portanto, é importante que eles estejam em harmonia e combinem com a decoração do quarto.

Neste artigo falaremos sobre as colchas infantis, quais os tipos mais utilizados e algumas sugestões para inspirá-lo.

Para começar

Muitas pessoas tendem a confundir os conceitos de edredom, colcha e duvet ou capas de edredom. E não é para menos, porque se você não estiver muito familiarizado com o “mundo” da roupa de cama, não é fácil identificá-los.

Portanto, antes de falar sobre as colchas infantis, veremos as diferenças entre os diferentes elementos.

Em primeiro lugar, a diferença entre estes três tipos de roupa de cama é a sua espessura e se o enchimento pode ser extraído ou não.

Assim, encontramos os edredons, que têm uma espessura aproximada de 250 g e seu enchimento não é removível.

Por outro lado, a capa de duvet tem uma espessura entre 120 g e 500 g e o seu enchimento é removível.

E finalmente, encontramos a colcha, que tem uma espessura de 0 a 150 g e seu enchimento não é removível.

Agora que temos essa visão geral, podemos perceber claramente as diferenças entre eles.

Tipos de colcha

Como mencionamos anteriormente, a colcha tem uma espessura muito fina e seu enchimento não pode ser extraído. Por outro lado, são um elemento bastante decorativo, uma vez que elas não são usadas para nos agasalhar à noite. Por isso, dependendo da época do ano, são acompanhadas por um cobertor.

As colchas também são conhecidas como “cobre leito” porque cobrem a cama, mas não protegem do frio. Existem diferentes tipos de colchas de acordo com a sua espessura e também de acordo com o seu design.

Colchas de acordo com a sua espessura

As colchas mais finas são as chamadas colchas de verão. Estas colchas não têm enchimento e funcionam mais como um elemento decorativo. Como o próprio nome sugere, são usadas especialmente no verão por serem mais frescas.

Outro tipo de colchas são aquelas com acabamento em matelassê. Estas colchas podem ter várias espessuras e são caracterizadas por pequenos quadrados de malha.

Finalmente, as copicolchas são as que mais têm enchimento e são lisas. Elas são usadas em lugares onde faz muito frio.

Colchas infantis

Colchas de acordo com o design

Obviamente, existem muitos modelos quando se trata de colchas. Mais tarde falaremos exclusivamente sobre os desenhos infantis. No entanto, escolhemos dois tipos de colcha que são muito originais e funcionais.

Por um lado, encontramos as colchas dupla-face. Sem dúvida, funcionalidade é o que define essa colcha.

A sua principal característica é que temos dois modelos em uma única peça. Nós podemos variar o design sempre que quisermos.

Por outro lado, temos as colchas de patchwork. Estas colchas são artesanais e completamente DIY, como as colchas de crochê.

O que mais gostamos neste tipo de colchas é que elas são cheias de personalidade, já que os retalhos podem ser escolhidos por você.

Na internet você pode encontrar muitos projetos de patchwork e tutoriais com a técnica. E aí, você se anima a fazer uma colcha personalizada?

Tipos de colcha

Colchas infantis

As colchas infantis são uma forma de expressão para as crianças. Nelas podemos ver refletidos os seus gostos, a sua personalidade e até mesmo os seus personagens favoritos.

Se as crianças forem pequenas, você certamente escolherá a colcha sozinha. Mas, se já forem um pouco maiores, você pode incluí-las na escolha.

Lembre-se de que os quartos de meninos e meninas devem ser aconchegantes, onde eles se sintam confortáveis e seguros.

Para escolher a colcha correta é importante ter em mente algumas coisas:

  • Decoração do quarto: a colcha é mais um elemento do quarto, portanto deve estar em harmonia com a decoração.
  • O gosto das crianças.
  • Época do ano: conhecendo os tipos de colchas de acordo com a sua espessura, escolha a mais fina para o verão e a mais grossa para os meses mais frios.
Colchas conforme a espessura

Desenhos infantis

Hoje em dia encontramos uma ampla gama de possibilidades em termos de colchas infantis.

Existem muitos fabricantes que se dedicam exclusivamente ao design infantil.

As colchas infantis são caracterizadas, principalmente, pela sua cor e pelo seu design mais arrojado.

Entre as mais comuns, encontramos:

  • Personagens de desenho animado
  • Super-heróis
  • Times de futebol, atletas
  • Artistas

Conclusão

Como você pode ver, existem vários tipos de colchas. Escolha uma ou outra dependendo da época do ano. Você também poderá fazer uma colcha no estilo e com os materiais que desejar.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a diferenciar as roupas de cama mais comuns e que, quando você precisar escolher colchas infantis, seja bem-sucedido.