9 ferramentas que não podem faltar em casa

15 de janeiro de 2019
Neste artigo mostraremos as ferramentas indispensáveis que você deve ter na sua casa.

As ferramentas são fundamentais dentro de uma residência. Por isso, é necessário que você tenha certas ferramentas básicas na sua casa. Afinal, é muito provável que você precise consertar ou instalar algum item com urgência. É claro que você não precisa de um ‘kit de ferramentas profissionais”, mas para enfrentar algumas eventualidades, você precisará ter algumas ferramentas básicas que permitam que você o faça por conta própria.

Com esses elementos, você poderá consertar, ajustar, medir e construir outros ítens rapidamente, de uma maneira muito simples. Porém, você deve tomar as precauções necessárias para manipular certos objetos, além de mantê-los fora do alcance das crianças. Além disso, você também precisará de uma caixa de ferramentas onde organizá-los. A seguir, apresentaremos 9 ferramentas que não podem faltar na sua casa.

Ferramentas básicas para a sua casa

ferramentas em casa

 

As ferramentas que não podem faltar na sua casa são as seguintes:

  • Fita métrica ou uma trena
  • Martelo
  • Chave de fenda
  • Estilete
  • Furadeira
  • Chave inglesa ajustável
  • Pincéis
  • Serrote
  • Luvas de proteção

1- Fita métrica ou trena

A fita métrica será uma ferramenta fundamental na sua casa. Ela vai permitir medir espaços, móveis, alturas e profundidades. Além disso, também será um elemento fundamental a ser utilizado antes de fazer qualquer projeto de construção na sua casa.

2- Martelo

O martelo também é um elemento que você deve ter. Ele será essencial para colocar e retirar pregos. Com o martelo, você poderá pendurar quadros, prateleiras, espelhos, montar móveis e o que mais você desejar. Escolha um martelo de tamanho padrão com um cabo de borracha. A borracha permitirá que esta ferramenta não escorregue das suas mãos e cause um acidente.

3- Chave de fenda

Por outro lado, com a chave de fenda, você vai poder montar e desmontar objetos de todos os tipos. Existem chaves de fenda de diversos tamanhos e com diferentes pontas. Existem chaves de fenda com a ponta chata ou em formato de estrela. Se você puder comprar ambas, isso será muito prático. O seu uso vai variar de acordo com os parafusos que você utilizou na sua casa. Também é igualmente necessário optar por chaves de fenda com cabos de borracha.

4- Estilete

Esta ferramenta é realmente muito prática. É um elemento cortante que permite marcar e cortar diferentes superfícies e materiais de espessura fina. Você também poderá usá-lo para abrir caixas e cortar outros objetos.

ferramentas em casa

 

5- Furadeira

A furadeira é outra das ferramentas fundamentais para ter em casa. Você poderá comprar uma furadeira manual ou elétrica, de acordo com as suas possibilidades ou como você preferir. Com este elemento, você poderá perfurar as paredes ou prateleiras e colocar pregos e parafusos onde e como desejar. Aprenda como usá-la e leia as instruções com cuidado. Caso contrário, peça ajuda para uma pessoa que saiba como manipular essa ferramenta.

6- Chave inglesa ajustável

Esta ferramenta permitirá ajustar e remover porcas de diferentes tamanhos. Devido à sua ponta com regulagem, você poderá adaptá-la de acordo com as medidas das porcas.

7- Pincéis

Os pincéis são elementos indispensáveis que você realmente deve ter na sua casa. Você poderá ter pincéis de diversos tamanhos. Recomendamos a compra de pincéis médios e grandes. Com eles, você poderá restaurar, pintar e envernizar diversas superfícies. Assim, se você quiser envernizar um móvel antigo, pintar as portas ou então as paredes da sua casa, um pincel será fundamental.

8- Serrote

Outra ferramenta fundamental é o serrote. Com ele, você poderá cortar todos os tipos de superfícies mais grossas (ao contrário do estilete). Ele servirá, por exemplo, para cortar madeira de todos os tipos, fazer trabalhos no jardim e cortar as prateleiras caso você queira reduzir o seu tamanho.

9- Luvas de proteção

As luvas para o proteger ao fazer tarefas arriscadas serão indispensáveis na sua casa. Elas vão lhe proteger de machucados, manchas, farpas e todos os tipos de acidentes possíveis. Escolha luvas resistentes a altas temperaturas e assim proteja as suas mãos quando fizer algum trabalho em casa.

ferramentas em casa

 

Guarde tudo em uma caixa de ferramentas

Quando você já tiver todas as ferramentas básicas para a sua casa, então poderá comprar uma caixa para guardá-las. Existem caixas de ferramentas grandes no mercado, com materiais fortes e resistentes ao peso e aos impactos. Além disso, a maioria delas possui vários compartimentos onde você pode organizar todas as suas ferramentas de trabalho. Caso contrário, você mesmo poderá criar uma caixa para armazená-las e até mesmo personalizá-la como preferir.

Contudo, procure ser cauteloso e tenha cuidado ao fazer qualquer tarefa doméstica. Na verdade, algumas atividades manuais são mais arriscadas do que outras. Por esta razão, você deve ter cuidado para não se machucar, se queimar ou se cortar com algum elemento. Além disso, lembre-se de manter essas ferramentas longe do alcance das crianças, pois isso poderá ser muito perigoso. Finalmente, corte, construa, meça e divirta-se consertando e criando as suas peças em casa. Mãos à obra!