Formas inovadoras para decorar as paredes

28 de abril de 2019
Ao decorar as paredes da sua residência, não recorra aos sistemas tradicionais. É melhor mudar, inovar e aplicar em casa os recursos mais originais oferecidos pelo mercado atual.

A decoração das paredes se tornou um princípio fundamental para trabalhar a criatividade. Dessa forma, conseguiremos um ambiente original e descontraído. Para isso, vamos abordar algumas formas inovadoras para decorar as paredes de maneira sutil.

Existem muitos procedimentos para a sua decoração, desde as pinturas clássicas até os grafites. Mas devemos ter em mente algo muito importante: é preciso tentar complementar os itens que colocamos nas paredes com os móveis ao seu redor.

É claro que você encontrará no mercado vários acessórios para pendurar nas paredes, mas nem todos podem ser o recurso que você estava procurando. Portanto, tente encontrar o elemento que você deseja e que melhor se adapta à sua decoração.

A decoração com papel de parede de estilo clássico

A decoração em papel de parede de estilo clássico
Papel de parede de flores / oddyneighbours.com

Se você quer aplicar um estilo clássico e, por sua vez, renovado, a decoração com papel de parede é uma das formas mais antigas. A sua invenção teve lugar na China há mais de 2000 anos. No entanto, esta forma chegou à Europa no século XV, graças aos intercâmbios comerciais.

Em um primeiro momento, este produto era exclusivo das classes sociais mais altas, até a chegada da Revolução Industrial, que permitiu a sua produção em maior proporção e acessibilidade. Os primeiros modelos eram muito básicos.

Antigamente, as estampas mais típicas eram os motivos florais e geométricos.

Atualmente, este recurso voltou com mais força e com designs bem variados. Além disso, alguns fabricantes oferecem a possibilidade de personalizá-los, seja pela pintura, ou através de outras técnicas para assim, alcançar o resultado que melhor se ajusta às suas possibilidades.

Recursos originais para decorar as paredes

Recursos originais para decorar a parede

Ao definir alguns recursos originais para aplicar nas paredes podemos destacar os seguintes:

  • Composições de quadros: o uso de quadros ou pôsteres é algo muito comum. No entanto, podemos dar uma repaginada e optar por outras possibilidades estéticas. Um bom exemplo seria criar mosaicos originais através de vários quadros. Isso daria ao ambiente dinamismo e originalidade, especialmente em superfícies planas.
  • Paredes de madeira: uma maneira inovadora de decorar é revestir as paredes com madeira. Esta forma seria muito semelhante à do parquet no piso. Podem ser combinados diferentes tipos e cores. Dessa forma, se potencializaria o caráter rústico do ambiente e também proporcionaria calor.
  • Pintura magnética: trata-se de um tipo de pintura que transforma qualquer superfície em material magnetizado. Contém pequenos fragmentos de metal que atraem outros ímãs, o que nos permite transformar qualquer parede em um grande ímã.
  • É claro que sempre existiram cortiças, fotografias, quadros, etc. para dispor nas paredes. No entanto, não é mais necessário colocar pregos ou ganchos, já que se pode utilizar a tinta magnética. Dessa forma, a parede se mantém conservada.

Tinta lousa para decorar as paredes

Pintura de lousa para decorar a parede

Este tipo de pintura nos permite decorar cada dia de uma maneira diferente. Consiste em uma tipologia que oferece a possibilidade de desenhar sobre ela, principalmente com giz, que pode ser facilmente apagado, como se fosse uma lousa.

Como resultado, é ideal para quartos de crianças, pois permite que elas expressem a sua criatividade nas paredes do cômodo, sem causar qualquer tipo de dano. Além disso, elas mesmas podem iniciar-se na decoração personalizada.

Por sua vez, é muito útil em espaços como a cozinha, onde costumamos deixar mensagens, recados, ou simplesmente desenhos para alegrar o dia. Não há dúvida de que é um produto verdadeiramente original, tendo cada vez mais presença nos lares.

Grama artificial: o jardim na parede

Grama artificial: o jardim da parede

Outra forma original de decorar a parede é através da grama artificial. Estamos acostumados a vê-la no piso, mas também podemos aplicá-la em outras superfícies. Com esta grama daremos um toque natural e verde à casa.

  • Pode ser encontrada de vários tipos: simples ou com composições vegetais.
  • Proporciona muitas opções quando se trata de combiná-la com outros materiais e cores, gerando um contraste cromático muito interessante, como por exemplo, com a madeira.

Um toque urbano através do grafite

Um toque das ruas através do grafite
Grafite na parede / pinterest.es

Trata-se de uma tendência decorativa que não deixa ninguém indiferente. Consiste em pintar uma parede no estilo street art, mas no cômodo de uma casa. Este recurso proporciona grande modernidade e um estilo bem jovial.

Assim como as formas anteriores, essas paredes são personalizadas. Por este motivo, podem transformar a sua residência em um espaço único e exclusivo. A temática desses murais é infinita: temas atuais, principalmente, mas também os mais clássicos.