Os tipos de quadros mais adequados de acordo com o espaço a decorar

3 de fevereiro de 2019
Decore a sua casa com quadros pictóricos, atendendo à diferentes temas que se encaixam corretamente com a decoração do local.

A arte é um recurso que pode estar presente em cada um dos cômodos da casa; por este motivo, talvez surjam dúvidas sobre quais são os tipos de quadros mais adequados de acordo com o espaço a decorar.

A pintura nos permite atrair o olhar das pessoas, decorar as paredes e gerar uma sensação de bem-estar por proporcionar o gosto estético que às vezes é necessário no espaço.

Dependendo do ambiente, a colocação de um tipo de pintura ou outra, com uma determinada técnica ou com cores específicas, poderá variar, uma vez que é preciso estudar o tipo de decoração no restante do ambiente.

Tipos de quadros para a sala de estar

Provavelmente, esta é a área mais interessante para decorar com quadros; no entanto, é necessário levar em conta o tamanho e o tipo de quadro de acordo com o local em que você deseja colocá-lo.

Em primeiro lugar, deve-se buscar um equilíbrio: não sobrecarregar as paredes e deixar espaço entre os quadros, com o propósito de oxigenar o ambiente e de não produzir uma tensão.

A seguir, mostraremos os tipos de quadros para cada parte da sala:

  • Em cima da lareira: é um lugar perfeito para colocar um quadro. Ele pode ser grande, com uma moldura trabalhada; recomenda-se colocar paisagens, natureza-morta ou retratos.
  • Paredes ao lado da mesa: neste caso, é aconselhável não colocar quadros grandes, mas de um tamanho médio. Podem ter conteúdos como paisagens ou natureza-morta.
  • Outras paredes: neste caso, há a liberdade de colocar quadros de acordo com a superfície, sem necessidade de saturar ou gerar tensão; recomenda-se que os temas sejam neutros: paisagens, arte abstrata, vanguardismo, etc.

 

 

Tipos de quadros para o quarto

Não é interessante sobrecarregar este cômodo com muitos quadros; na verdade, o mais aconselhável é colocar um ou dois quadros específicos que obtenham destaque, tanto em termos de cores quanto ao tema.

O principal objetivo é embelezar o local. Então, em que partes do quarto os quadros podem ser colocados?

  • Nas paredes: de fato, qualquer parede é adequada para colocar um quadro, mas é conveniente colocar, no máximo, dois deles, que tenham um conteúdo semelhante; ou seja, que “conversem” entre si.
  • Acima da cabeceira da cama: é a superfície perfeita para decoração, já que um quadro de grandes proporções atrai o olhar e gera harmonia e simetria esteticamente. Os temas recomendados: abstração ou paisagismo.

– As cores da pintura existem para persuadir os olhos. –

Nicolás Poussin

Tipos de quadros para banheiros

O banheiro também é um espaço apropriado para a decoração com quadros; no entanto, devemos ter em mente o tipo de tema para que, assim, haja uma concordância com os móveis e os elementos do banheiro. Às vezes, uma das paredes do banheiro fica livre de decoração; portanto, é exatamente aí onde um quadro poderá ser colocado.

Deve-se considerar que a pintura falará da sua personalidade; ou seja, de acordo com o tipo de quadro disposto, se perceberá o tipo de estética que você deseja refletir. Tipologias e temas possíveis para o banheiro:

  • Abstração: tema em que a cor interessa mais do que o conteúdo.
  • Pop-Art: caráter moderno em conformidade ao tipo de estética de um banheiro. Na verdade, pode-se colocar um tema sobre água, higiene, limpeza…
  • Paisagem: não é tão usual, mas também poderá se encaixar bem. Recomenda-se temas sobre a água e a natureza, com o propósito de gerar pureza.

– Você não fala de pinturas, você se vê nelas. –

Auguste Renoir

 

 

Tipos de quadros para o corredor

Neste espaço você poderá brincar com a diversidade pictórica. Recomenda-se seguir um tema e transformar o corredor em uma pequena galeria de arte.

Você deve ter em mente que não se deve sobrecarregar em excesso; isto é, que haja uma separação correta dos quadros e que a iluminação seja direcionada para cada um deles.

Os tamanhos podem ser variados, mas recomenda-se que sejam médios e tenham proporcionalidade entre eles. As diferenças não devem ser muito grandes.

Tipos de quadros para o hall de entrada

Na entrada da casa, você poderá ter um quadro que ofereça informações sobre o gosto estético dos moradores e que sirva como um preâmbulo para a decoração da residência.

Podem ser utilizados quadros com os seguintes temas:

  • Retratos
  • Natureza-morta
  • Paisagens
  • Abstratos
  • Naturezas

A arte é um meio eficiente de decoração. É fato que a utilização de técnicas ou temas pictóricos não deve ser aleatória, mas algo estudado de forma consciente.