Ideias para decorar com troncos

6 de janeiro de 2019
A decoração com troncos de madeira é uma tendência para os amantes do estilo rústico. Neste artigo, reunimos 7 ideias interessantes para incorporá-los em casa.

Decorar com troncos de madeira se tornou uma das tendências favoritas para inovar nos espaços da casa. Devido à sua forma rústica, este elemento natural permite criar móveis e acessórios para decorar tanto interiores quanto exteriores.

A sua aceitação foi tão grande que, atualmente eles podem ser comprados até mesmo em lojas de móveis ou de decoração. No entanto, mantendo a ideia de economizar e reciclar, nesta oportunidade, queremos propor várias ideias para usar troncos antigos, encontrados na natureza. Então, você se anima a colocá-los na sua casa?

Quais tratamentos os troncos de madeira para decorar devem receber?

Não se preocupe. Se você quer decorar com troncos de madeira, não precisa ser nenhum especialista em carpintaria. Na verdade, você nem sequer precisa de produtos especiais para o tratamento dos troncos. Tudo o que você precisa fazer é deixar a madeira secar e limpar a sua casca, caso seja um tronco seco.

De acordo com as suas preferências, você poderá deixar o material ao natural, ou então lixar e aplicar verniz. Os troncos, independentemente do tamanho, também podem ser pintados com diferentes cores. Tudo isso dependendo do estilo que você queira implementar na sua decoração.

7 ideias para decorar com troncos de madeira

Decorar com troncos adiciona um toque rústico e romântico dentro da casa. É necessário somente um pouco de tempo e de criatividade para transformá-los em móveis e outros complementos decorativos. A seguir, veremos como eles poderão ser aproveitados.

1. Mesinhas auxiliares

decorar com troncos

Um dos projetos clássicos para decorar com troncos é a fabricação de mesinhas auxiliares. Elas podem ser colocadas tanto em salas e quartos quanto em jardins e terraços. Você poderá usá-las apenas como decoração, mas também poderá colocar alguns itens sobre elas.

Dica

  • Use-as para colocar pequenas luminárias, cinzeiros ou então algum vaso pequeno. Certifique-se de lhes dar uma boa localização, ou seja, coloque-as onde façam um bom contraste com o restante da decoração.

2. Banquinhos de madeira

Devido à sua forma peculiar, os troncos são perfeitos para fazer interessantes banquinhos de madeira. Embora você possa deixar a madeira ao natural, propomos pintá-los de branco, com o objetivo de lhes dar um toque nórdico.

Dica

  • Faça belas almofadas coloridas ou então faça algumas com um tecido estampado e coloque-as nos banquinhos para, dessa forma, deixá-los mais confortáveis.

3. Vasos

Devido ao estilo natural que os caracteriza, os troncos são o elemento perfeito para fazer alguns belos vasos. O que você precisa fazer? Você simplesmente precisa remover a parte interna, de modo que fique um espaço vazio para plantar o que você desejar.

Dica

  • Coloque pés no vaso para que ele fique um pouco mais alto. Além disso, tente fazer alguns furos na base para facilitar a drenagem.

4. Caminhos no jardim

Uma das maneiras interessantes de decorar o jardim com troncos é fazer um belo caminho com discos de madeira. Este é um ótimo projeto para quem tem grandes pátios externos, pois assim é possível criar uma trilha.

Dica

  • Corte os troncos de madeira em vários discos ou fatias com espessuras semelhantes. Evite deixá-los muito irregulares para dessa forma, montar o caminho com mais facilidade.

5. Porta-velas

decorar com troncos

Como já mencionamos anteriormente, a decoração com troncos de madeira traz calor e romantismo onde quer que eles sejam usados. Por esta razão, propomos usá-los como uma base para criar belos porta-velas.

Dica

  • Use troncos finos de diversos tamanhos. Faça uma cavidade para inserir a vela. Se quiser, use um tronco alongado e faça vários compartimentos nele para colocar mais velas.

6. Molduras para fotografias

Mais uma vez, é fácil incluir um toque rústico dentro de casa usando troncos de madeira. Este projeto é ideal para decorar quartos, salas de estar ou escritórios. Independentemente da forma dada à moldura, ela é ideal para dar uma aparência natural e rústica às fotos.

Dica

  • Corte uma placa do tronco de madeira e então faça um corte sobre ela, de tal modo que você possa inserir a fotografia. Por fim, decore com barbante e flores de juta.

7. Prateleira rústica

decorar com troncos

A madeira é um material fino que você poderá utilizar na fabricação de prateleiras e armários. Certamente, nesta lista de ideias para decorar com troncos, este projeto não pode faltar. É muito fácil e existem várias maneiras de fazê-lo.

Dica

  • Caso você tenha um tronco de madeira grande, faça vários compartimentos dentro dele. No entanto, se os troncos forem médios, corte-os ao meio e use-os como uma base para as prateleiras em forma de escada.

Você tem alguns troncos velhos no seu jardim? Há algum bosque perto da sua casa? Então não deixe de seguir essas ideias interessantes. Elas são muito baratas e, além disso, também permitem renovar os espaços com um estilo muito interessante.