Cadeiras de fibra natural para o jardim

16 de dezembro de 2018
A naturalidade é uma característica muito apreciada na decoração, visto que ela ajuda a obter um ambiente agradável e acolhedor. Esta é a razão pela qual os móveis feitos a partir de matéria orgânica são muito procurados.

Hoje em dia, apesar do fato de as cadeiras de fibra natural não serem mais a primeira opção na decoração de exteriores, elas não deixaram de ser usadas, devido ao encanto da sua aparência artesanal. Certamente, existem outras razões pelas quais elas continuam a ser escolhidas.

Na decoração de exteriores, os móveis de fibra natural são escolhidos porque eles proporcionam um ar tradicional e isso, por sua vez, ajuda a alcançar uma certa continuidade e romantismo nos espaços. Este último aspecto pode ser notado, principalmente, na inclusão de cadeiras de fibra natural no jardim.

É muito comum pensar que uma decoração aconchegante, romântica e sonhadora consiste de móveis antiquados. No entanto, isso não poderia estar mais longe da realidade. E isso pode ser evidenciado com as cadeiras de fibra natural para o jardim ou para o terraço. Os seus modelos são muito variados e há propostas que conseguem incorporar perfeitamente tanto o romantismo quanto a modernidade.

Sobre os móveis de fibra natural

Sobre os móveis de fibra natural

Os móveis feitos a partir de fibra natural estiveram no auge em vários momentos ao longo da história. Uma vez que eles têm uma origem natural, são muito aconchegantes e acolhedores.

No entanto, eles foram substituídos por móveis de fibra sintética, que oferecem uma maior resistência e uma maior facilidade no que se refere à manutenção.

O termo ‘fibra natural’ se refere a todos os têxteis feitos a partir de sementes, folhas, troncos e raízes. Em outras palavras, a origem da matéria-prima está em plantas variadas.

O uso de fibras vegetais e substâncias não químicas no processo de fabricação e tratamento de móveis constitui uma opção ecológica.

E, por outro lado, quando chega a hora de dispensar permanentemente o móvel, ele não causa um impacto negativo no meio ambiente. Isto vem a ser um aspecto muito importante para muitas pessoas que se preocupam em levar um estilo de vida mais ‘natural’.

Modelos incríveis de cadeiras de fibra natural

1. Tipo pufe

Estas cadeiras são um sucesso em termos de design, uma vez que elas conseguem gerar interesse e proporcionam dinamismo graças à sua forma arredondada. Assim como o próprio nome indica, elas têm uma certa semelhança com os pufes, embora a sua constituição seja muito mais firme.

Modelos incríveis de cadeiras de fibra natural

2. Circulares

As cadeiras de fibra natural com forma circular são um sucesso para quem gosta de designs divertidos e modernos. Ocorre que, a maciez que essa forma fornece visualmente, faz com que o assento pareça muito mais confortável e, por consequência, convide a um bom descanso.

Quando a sua curvatura é bastante pronunciada, elas parecem ‘proteger’ e ‘acolher’ o seu usuário; por esse motivo, alguns vendedores geralmente se referem a elas como: cadeiras do tipo ‘ninho’ ou ‘ovo’.

Existem propostas muito originais que variam de forma interessante o uso das diversas fibras naturais.

3. Quadradas

Dentre os modelos modernos, não poderiam faltar as formas quadradas, de aparência sólida, linhas simples, sóbrias, mas altamente sofisticadas. Este tipo de cadeira de fibra natural geralmente tem dimensões grandes e largas e, dependendo do modelo, podem ter os pés à mostra (ou não).

4. Suspensas

Este tipo de cadeira é uma mistura dos conceitos de rede, balanço e cadeira tradicional. Na verdade, elas são uma das opções favoritas atualmente, uma vez que têm uma aparência muito atraente. Alguns modelos ficam suspensos a partir do teto, enquanto outros incluem uma base de metal.

Algumas recomendações

Algumas recomendações

As cadeiras de fibra natural para o jardim precisam de manutenção regular. É aconselhável tomar algumas medidas para evitar a sua rápida deterioração.

Por exemplo, elas devem ser colocadas em um ponto onde possam estar na sombra a maior parte do tempo; ou pelo menos, durante as horas de maior radiação solar, para evitar, dessa forma, a descoloração.

Por outro lado, recomenda-se evitar limpar as cadeiras com água, pois isso faz com que a fibra natural absorva a umidade e apodreça. Em vez disso, é possível recorrer ao aspirador de pó, aos espanadores ou a panos de microfibra para uma limpeza a seco.

De fato, você também poderá usar um pano levemente umedecido com alguns produtos especiais para hidratar o material e restaurar parte do seu brilho. Mas atenção: pois isso geralmente é feito com uma frequência menor do que a limpeza a seco.