Ideias para uma 'Art Zone' em casa

Você quer ter uma Art Zone em casa? Agora poderá pintar, desenhar, esculpir ou compor sem sair de casa, em uma área confortável e independente, que poderá decorar de acordo com os seus gostos. É muito importante que, dia após dia, você vá organizando esse espaço tão especial.
Ideias para uma 'Art Zone' em casa

Última atualização: 28 setembro, 2018

No artigo a seguir, daremos algumas ideias para você ter uma ‘Art Zone’ em casa. Este termo pode ser o equivalente a um estúdio artístico ou um ateliê.

Ter uma Art Zone em casa apresenta várias vantagens:

  1. Você economizará mais tempo: muitas vezes, não é possível ter a sua Art Zone em casa; então você é forçado a alugar um espaço ou um lugar fora de casa. Talvez esse espaço fique mais longe do que você gostaria. Ao ter este espaço dentro da sua própria casa, não terá que desperdiçar um tempo inútil entre idas e vindas.
  2. Disponibilidade total: poderá usá-lo 24 horas por dia. Além disso, é um espaço só seu, então não precisará se preocupar em cumprir horários. Dessa maneira, terá sem dúvida, mais independência.
  3. Menos despesas: por não ter que pagar um aluguel extra, obviamente economizará dinheiro. Além disso, não precisará usar nenhum meio de transporte, assim, não gastará com isso também.

Esse tipo de espaço é muito comum em residências do tipo loft. Não nos esqueçamos que, em sua origem, os lofts foram utilizados principalmente por artistas e estudantes. Atualmente, além de serem utilizados ​​como casas, também são utilizados ​como lojas, restaurantes, galerias de arte ou estúdios fotográficos. Como podemos ver, estas duas últimas funções estão mais relacionadas com a ideia da Art Zone.

mulher pintando em um art zone

Características de uma Art Zone

Em primeiro lugar, devemos pensar em qual atividade ou disciplina nos concentraremos: pintura, escultura, costura, escrita, fotografia, design, arquitetura… As Art Zone são os espaços nos quais realmente nasce a arte.

Cada vez mais, tem sido dada maior importância ao fato de se ter um bom espaço e contexto para ser criativo. Um exemplo disso é o ensaio intitulado “A Room of One’s Own“, escrito por Virginia Woolf em 1929. Neste caso, se concentra no caso das mulheres escritoras, chegando à conclusão de que precisavam de um espaço literal e figurativo em uma tradição literária dominada pelo patriarcado, isto é, uma independência econômica e pessoal.

Voltando às características que uma Art Zone deve ter, não podemos esquecer (é claro), a importância da iluminação natural, embora, obviamente, você sempre terá que usar iluminação artificial.

Por outro lado, aproveite todo o espaço disponível. Em alguns casos, em residências pequenas, às vezes é preciso dar à um quarto mais de um uso. Por exemplo: poderá ter no mesmo ambiente a sua própria Art Zone e o escritório ou o quarto.

Portanto, é muito importante manter tudo bem organizado para tentar não misturar os ambientes. Se vai se dedicar à pintura, é muito importante ter um sistema correto de ventilação. Portanto, recomendamos que você escolha um quarto com janelas.

Por fim, lembre-se de que esses espaços devem ser confortáveis. Pense que passará lá muitas horas todos os dias.

casa com art zone
Art Zone / visuell.ro

Como mobiliar e decorar a sua Art Zone

A seguir, deixaremos algumas dicas para conseguir o ambiente perfeito para a sua Art Zone.

  • É necessário ter espaços de armazenamento: para isso, poderá colocar armários ou prateleiras, de preferência com muita profundidade, para que caibam mais coisas.
  • É essencial ter uma mesa: recomendamos que ela tenha um bom tamanho, para caber o material que você mais utiliza, incluindo o computador, revistas, livros… Faça uma mesa colocando uma tábua sobre cavaletes; ficará muito interessante.
  • Use objetos para manter a ordem: arquivadores, potes, caixas… Isso pode variar um pouco dependendo do tipo de material que você precisará, dependendo da disciplina em que você é especializado.
  • Faça o seu próprio mural de inspiração: para isso, poderá usar cortiça ou um moodboard. Neles, poderá colocar fotografias, desenhos, amostras de tecidos… É uma ferramenta que o ajudará a apresentar um projeto com clareza, seja qual for o tipo. Além disso, poderá colocar um quadro negro, um cavalete (como suporte para as telas).
  • Coloque um espelho: isso será essencial se você se dedica à moda. Ainda assim, é altamente recomendável para aumentar a sensação de espaço, especialmente se ele for pequeno.
área de trabalho em uma art zone
Área de trabalho / pinterest.es

Obviamente, poderemos adaptar todas essas ideias ao nosso gosto pessoal e estilo, sempre com cuidado, para que não fique um espaço muito sobrecarregado.

Além disso, lembre-se de que também poderá decorar usando plantas, dando assim um toque mais natural.

Conclusão

Esperamos que, com essas ideias, você consiga a sua Art Zone ideal. Lembre-se de que muitos grandes artistas (como Paul Cézanne, Georgia O’Keeffe, Laurie Lipton ou Pablo Picasso) e designers (como Massimo Dutti, Betto García ou Stefania Borras) tiveram as suas próprias áreas de trabalho, estando ou não em suas casas habituais. Portanto, o incentivamos a criar e ter o seu próprio estúdio ou área de trabalho.

Por último, queremos enfatizar a importância de ter um bom espaço onde possa ser criativo, onde possa ser você mesmo.

A arte não é uma maneira de ganhar a vida. É mais uma forma muito humana de tornar a vida mais suportável. Praticar uma arte, bem ou mal, é uma maneira de fazer a alma crescer.

-Kurt Vonnegut-