Itens indispensáveis para uma decoração de inverno

· 6 de março de 2019
Vamos dar as boas-vindas ao frio e preparar as nossas casas para recebê-lo com uma decoração de inverno aconchegante e acolhedora. Você vem com a gente?

De repente o frio bate à porta e começa a entrar com ou sem convite por cada fresta da nossa casa. Fazemos a mudança de guarda-roupa correspondente; mas também devemos dar um toque especial às nossas casas para, dessa forma, obter uma decoração de inverno aconchegante.

Fazer pequenas alterações na decoração a cada mudança de estação é muito inspirador e necessário. Por um lado, adaptamos as nossas necessidades ao clima que prevalece a cada momento e, por outro, damos um ritmo ao nosso estilo de vida. Até mesmo a maneira como nos sentimos, acredite ou não, é muito influenciado pelas estações do ano.

Nessa época, precisamos ser mais caseiros, as tardes de cobertor e sofá se tornam aconchegantes; os amigos vêm nos visitar e precisamos de mais espaços que se prestem para a introspecção, a leitura e para atividades calmas e reconfortantes.

Por isso, lhe contaremos os segredos para que você possa transformar a sua casa em um paraíso aconchegante em um piscar de olhos. Assim, você verá que apenas adicionando alguns toques aqui e ali, você conseguirá uma decoração de inverno digna de uma revista.

8 pontos fundamentais para uma decoração de inverno

1. Com madeira

Sem dúvida, a madeira é um dos materiais que traz mais calor para qualquer espaço; e a melhor parte é que ela é super versátil e pode ser combinada tanto com peças mais clássicas quanto com peças modernas. Esta temporada clama por marcar a sua personalidade com texturas. A madeira decapada ou envelhecida será um must.

Segredos para abrir as portas para o inverno

2. Mantas para o frio

Como estávamos falando, as tardes de sofá e filmes são um clássico da temporada de inverno; nesse sentido, os cobertores e mantas devem acompanhar as nossas salas. Mas atenção! Não se trata de deixá-los de qualquer jeito em cima do sofá, nem mesmo dobrados: a proposta é integrá-los com o restante do ambiente. Como? Com cores que combinem, desenhos de flores, xadrezes e texturas agradáveis. Além disso, você ganhará um ponto a mais se eles forem colocadas em grandes cestos de vime ou então em caixas de madeira pintadas.

3. Um jogo de texturas

Sem dúvida, esta é uma das estações na qual podemos brincar com os tecidos da casa. Damos adeus ao algodão e ao linho, dando as boas-vindas à lã e ao tricô. O cashmere ou as mantas feitas com lãs e agulhas grossas estão arrasando. Eles são perfeitos para serem colocados ao pé da cama de forma decorativa. Além disso, se você mesmo os fizer, será ainda melhor, visto que o tricô traz muitos benefícios para a sua saúde emocional.

4. Tapetes com pelos longos

Também chegou a hora de vestir os nossos pisos e, este ano, somos convidados a fazer isso com tapetes com pelos longos e grossos. Uma alternativa chique consiste em deixar um tapete de cor neutra e pelos curtos por baixo e colocar um mais grosso por cima; porém deixando o primeiro à mostra como se ele fosse uma espécie de moldura.

Tapetes com pelos compridos

5. Colorido florestal

No entanto, a paleta de cores também se transforma e nos leva diretamente para a floresta com a sua ampla gama de luzes e sombras. O ocre, os tons terrosos em geral, o verde musgo, o laranja, serão os protagonistas indiscutíveis. Eles darão às nossas casas esse toque de calor que acompanha o inverno. Dessa forma, você poderá incluir esses tons com muita facilidade, trocando as almofadas ou a roupa de cama e os tapetes. Assim, você terá um maravilhoso efeito decorativo.

6. Estampas naturais

A musa inspiradora sempre será a natureza; além de influenciar no nosso bem-estar, também nos oferece cores, texturas e formas dignas de serem copiadas em todos os tipos de recursos. As rainhas do inverno serão as samambaias e suas características folhas longas e delicadas, que você verá em quadros impressos e na natureza. As flores em tons ocre ou grená, os pinheiros e até mesmo os animais, invadirão a decoração do próximo inverno.

 

 

7. Enfeites DIY

Se você puder e gostar, faça você mesmo. Esta é a temporada perfeita para fazer uso das folhas e frutos que a natureza nos dá. Podemos fazer belos e marcantes centros de mesa com eles. Assim, use nozes, castanhas, abóboras pequenas, folhas de oliveira, pinhas… Todos eles duram bastante tempo. Além disso, também nos trazem um cheiro de floresta que fará você se apaixonar.

8. Iluminação suave

O calor e a iluminação andam de mãos dadas. Se você quer um ambiente acolhedor, faça uso de velas em todas as suas formas. Além disso, utilize também pequenas luminárias de mesa para conseguir uma atmosfera mais íntima e candelabros para as ocasiões especiais.

Dessa forma, com estas pequenas mudanças, a sua casa dará as boas-vindas à decoração de inverno e se transformará em uma casa aconchegante e confortável de uma maneira fácil e encantadora.