Como colocar isolamento acústico em um ambiente

· 26 de novembro de 2018
Na vida, não há nada melhor do que chegar em casa e ter paz de espírito. Para isso, é essencial ter silêncio; por esse motivo, um bom isolamento acústico permitirá que você tenha um espaço de paz e tranquilidade.

Para lidar com o ruído externo, seja da rua ou de outro espaço adjacente, mostraremos a você como fazer o isolamento acústico de um ambiente. Não há nada melhor do que ter certeza de que pelo menos uma área da casa é completamente silenciosa.

Existem diferentes fórmulas para fazer um isolamento acústico. No entanto, o mais eficiente é aquele realizado por profissionais, capazes de fazer de um espaço um bunker completo sem a possibilidade de qualquer onda sonora penetrar.

Geralmente, as casas não possuem um sistema de isolamento externo, o que não permite a ausência de ruídos. Isto é, as estruturas não são grossas o suficiente nem possuem o material isolante apropriado.

Vantagens de ter um quarto com isolamento acústico

Necessidade de solamento acústico em um ambiente

Quer seja o quarto, a sala, o escritório ou um ambiente em particular, ter um espaço com isolamento acústico o fará se sentir muito tranquilo. É muito bom saber que esse espaço, que você considera importante, não receberá a entrada de qualquer tipo de ruído.

O silêncio é muito importante para as pessoas. Não podemos esquecer que um dos maiores problemas da atualidade é a poluição sonora. Somos continuamente bombardeados com sons que atormentam as nossas cabeças.

Fazer da nossa casa um espaço à prova de som é sinônimo de saúde. No entanto, caso alguém não possa custear um isolamento completo da casa, existe a possibilidade de fazê-lo a partir de um único cômodo.

– Lembre-se, saúde antes de tudo.-

O processo para colocar isolamento acústico em um ambiente

Em primeiro lugar, é necessário identificar as zonas por onde entra maior quantidade de ruído. Dessa forma, começará resolvendo o problema principal, para depois passar para as paredes.

  • Janelas: devem ter um vidro duplo, de grande espessura cada um e um espaço entre eles. Por sua vez, a moldura poderá ser de PVC, metal ou madeira. Sempre com um sistema de vedação que evite a entrada de ruído.
  •  Porta: normalmente, em uma casa as portas podem ser ocas ou de madeira fina; portanto, é conveniente substituir este tipo por uma que seja feita de madeira maciça e que vede bem ao fechar, para que nenhum ruído penetre.

Como colocar isolamento acústico em um ambiente

Depois de ter localizado os dois focos mais importantes, você terá que passar para a segunda área de trabalho: as paredes. Para isso, serão utilizados painéis de espuma acústica.

  • São grandes quadrados com pontos salientes como pirâmides. O material é esponja feita de PVC. Poderá ser cortado e manipulado ao gosto do consumidor. Reduz a entrada de ruído e elimina o eco da sala.
  • Existem diferentes tipos de medidas: na internet podemos encontrar painéis grandes e pequenos. De qualquer forma, um exemplo com formato padrão seria 30 x 30 cm, com um preço que varia entre 3-4 euros.
  • Quando se trata de comprá-lo, é bem simples. Alguns sites como a Amazon oferecem este produto a um preço baixo, o que implica uma qualidade também baixa; por outro lado, a marca Thomann distribui painéis de alta qualidade, mas a um preço superior.
  • Outra solução seria a colocação de painéis lisos de dimensões amplas feitos de fibra de vidro coberta com tecido. Isso melhora a acústica do local e não permite a entrada de ruído.

Outras soluções viáveis ​​para isolamento acústico

Se você quiser melhorar o isolamento acústico, mesmo tendo colocado os painéis mencionados anteriormente, poderá usar outros recursos que são mais rudimentares, mas que também ajudam a isolar o som.

  • Feche bem a persiana, por ali entra ruído e frio. Deixando todas as lâminas bem fechadas é possível bloquear a entrada de qualquer adversidade externa.
  • Plantas: foi provado que a colocação de plantas de folha larga no terraço ou ao lado da janela no exterior, impede a entrada de parte do ruído.
  • Se painéis de cortiça ou de fibra natural forem colocados antes dos painéis de esponja, qualquer tipo de som é grandemente reduzido.
  • Se você mora em uma casa onde a sua família ou colegas de apartamento fazem barulho, é melhor chegar a acordos para que não haja tantos ruídos.

Com todos estes passos e juntamente com os materiais apropriados para o isolamento acústico, você obterá um isolamento prático e viável. Conseguirá o silêncio que a nossa mente precisa.