Como colocar isolamento acústico em um ambiente
Para lidar com o ruído externo, seja da rua ou de outro espaço adjacente, mostraremos a você como fazer o isolamento acústico de um ambiente. Não há nada melhor do que ter certeza de que pelo menos uma área da casa é completamente silenciosa.
Existem diferentes fórmulas para fazer um isolamento acústico. No entanto, o mais eficiente é aquele realizado por profissionais, capazes de fazer de um espaço um bunker completo sem a possibilidade de qualquer onda sonora penetrar.
Geralmente, as casas não possuem um sistema de isolamento externo, o que não permite a ausência de ruídos. Isto é, as estruturas não são grossas o suficiente nem possuem o material isolante apropriado.
Vantagens de ter um quarto com isolamento acústico
Quer seja o quarto, a sala, o escritório ou um ambiente em particular, ter um espaço com isolamento acústico o fará se sentir muito tranquilo. É muito bom saber que esse espaço, que você considera importante, não receberá a entrada de qualquer tipo de ruído.
O silêncio é muito importante para as pessoas. Não podemos esquecer que um dos maiores problemas da atualidade é a poluição sonora. Somos continuamente bombardeados com sons que atormentam as nossas cabeças.
Fazer da nossa casa um espaço à prova de som é sinônimo de saúde. No entanto, caso alguém não possa custear um isolamento completo da casa, existe a possibilidade de fazê-lo a partir de um único cômodo.
– Lembre-se, saúde antes de tudo.-
O processo para colocar isolamento acústico em um ambiente
Em primeiro lugar, é necessário identificar as zonas por onde entra maior quantidade de ruído. Dessa forma, começará resolvendo o problema principal, para depois passar para as paredes.
- Janelas: devem ter um vidro duplo, de grande espessura cada um e um espaço entre eles. Por sua vez, a moldura poderá ser de PVC, metal ou madeira. Sempre com um sistema de vedação que evite a entrada de ruído.
- Porta: normalmente, em uma casa as portas podem ser ocas ou de madeira fina; portanto, é conveniente substituir este tipo por uma que seja feita de madeira maciça e que vede bem ao fechar, para que nenhum ruído penetre.
Depois de ter localizado os dois focos mais importantes, você terá que passar para a segunda área de trabalho: as paredes. Para isso, serão utilizados painéis de espuma acústica.
- São grandes quadrados com pontos salientes como pirâmides. O material é esponja feita de PVC. Poderá ser cortado e manipulado ao gosto do consumidor. Reduz a entrada de ruído e elimina o eco da sala.
- Existem diferentes tipos de medidas: na internet podemos encontrar painéis grandes e pequenos. De qualquer forma, um exemplo com formato padrão seria 30 x 30 cm, com um preço que varia entre 3-4 euros.
- Quando se trata de comprá-lo, é bem simples. Alguns sites como a Amazon oferecem este produto a um preço baixo, o que implica uma qualidade também baixa; por outro lado, a marca Thomann distribui painéis de alta qualidade, mas a um preço superior.
- Outra solução seria a colocação de painéis lisos de dimensões amplas feitos de fibra de vidro coberta com tecido. Isso melhora a acústica do local e não permite a entrada de ruído.
Outras soluções viáveis para isolamento acústico
Se você quiser melhorar o isolamento acústico, mesmo tendo colocado os painéis mencionados anteriormente, poderá usar outros recursos que são mais rudimentares, mas que também ajudam a isolar o som.
- Feche bem a persiana, por ali entra ruído e frio. Deixando todas as lâminas bem fechadas é possível bloquear a entrada de qualquer adversidade externa.
- Plantas: foi provado que a colocação de plantas de folha larga no terraço ou ao lado da janela no exterior, impede a entrada de parte do ruído.
- Se painéis de cortiça ou de fibra natural forem colocados antes dos painéis de esponja, qualquer tipo de som é grandemente reduzido.
- Se você mora em uma casa onde a sua família ou colegas de apartamento fazem barulho, é melhor chegar a acordos para que não haja tantos ruídos.
Com todos estes passos e juntamente com os materiais apropriados para o isolamento acústico, você obterá um isolamento prático e viável. Conseguirá o silêncio que a nossa mente precisa.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Rougeron, Claude: Aislamiento acústico y térmico en la construcción, Editores técnicos asociados, 1977.