Como decorar com luminárias arco

· 3 de novembro de 2018
As luminárias arco têm uma dupla função, já que além de iluminar são um objeto decorativo. Continue lendo e se anime para utilizá-las na sua decoração.

Sem dúvida, as luminárias arco são sempre uma boa escolha. Não saem de moda e, além disso, poucos elementos iluminam tão bem como esse tipo de luminária. Elas vão fazer a diferença na sua casa, uma vez que são um tipo de luminária que não é usual e, por sua aparência chamativa, não irão passar despercebidas. Se você está pensando em instalar uma na sua casa, daremos algumas dicas para que você saiba como decorar com luminárias arco.

Essas luminárias começaram a se tornar populares na década de 60. Nesse ínterim, só eram encontradas em casas modernas e ricas. Felizmente, hoje há opção para todos os orçamentos e luminárias arco de qualidade podem ser encontradas por um preço razoável.

Se você estiver procurando por uma luminária que além de iluminar adequadamente o ambiente não passe despercebida, as luminárias arco serão a sua melhor escolha. Nesse sentido, existem inúmeros designs e com certeza algum deles se adequa aos seus gostos e estilo decorativo da sua casa. Se você deseja colocar uma na sala de estar da sua casa, mas não têm certeza se ficaria bem ou onde colocá-la, continue lendo o post e nós explicaremos como decorar com luminárias arco.

Antes de tudo, meça as dimensões do espaço

Isso porque as luminárias arco são altas. As mais baixas medem um metro e meio, e as mais altas ultrapassam dois metros. É por isso que, antes de comprar uma luminária arco, deve-se medir a altura do teto da casa. Então, quando você for a loja saberá o que poderá comprar e o que simplesmente não se encaixa na sua casa.

O recomendável é que fique uma margem de pelo menos 30 centímetros entre a luminária e o teto. Caso contrário, a luminária parecerá encaixada entre o teto e a parede e não mostrará o seu potencial.

Em relação à base, não costuma causar problemas no que se refere a espaço pois geralmente é muito pequena. De qualquer maneira, mesmo que haja pouco espaço é fácil colocá-la. Isto acontece porque elas geralmente têm bases planas e, portanto, se encaixam sob o sofá, poltrona ou qualquer mesa.

luminárias arco

Luminária de arco / lamparayluz.es

Decoração com luminárias arco: a protagonista da sala de estar

Devido ao seu design espetacular, as luminárias arco são as protagonistas da sala de estar. Quando elas estão ligadas, emitem uma luz poderosa que atrairá a atenção de todos. Por outro lado, se elas estiverem desligadas, são um elemento decorativo e nunca passam despercebidas.

Torne a luminária um objeto protagonista do ambiente na hora de decorá-lo.

Assim, quando instalar uma luminária arco, você deverá encará-la como ponto de referência para a distribuição do restante dos móveis e objetos decorativos. As luminárias arco irão brilhar porque serão as protagonistas do ambiente. Portanto, você não deve colocá-la com outros móveis de altura igual ou maior. Nem deve rodeá-la com outra mobília de modo que ela não apareça muito.

Sem dúvida, o segredo é tomá-la como um objeto central e lhe dar destaque no ambiente. Por exemplo, se você decidir colocá-la para iluminar a mesa de jantar, não utilize cadeiras que tenham um encosto muito alto. Use a mesma técnica se deseja colocá-la junto de uma poltrona em uma área de leitura.

luminárias arco

Luminária de arco / lamparayluz.es

Onde posso colocar uma luminária arco?

Por outro lado, as luminárias arco têm uma forma tão peculiar que com frequência não sabemos onde colocá-las. Se você está pensado em comprar uma luminária, mas não sabe exatamente onde colocá-la, daremos algumas sugestões de lugares que podem ser decorados com luminárias arco.

luminárias arco

  • Ao lado da mesa da sala de jantar. Normalmente, em todas as casas há uma sala de jantar com uma mesa relativamente grande para uma refeição em família. Esse é um bom lugar para colocar uma luminária arco. Escolha um canto para colocá-la, de preferência bem próxima da parede. Dessa forma, ela não impedirá a passagem. Também é importante que seja uma luminária arco com curvatura suficiente para iluminar toda a mesa.
  • Área de leitura. Para criar uma área de leitura elegante com uma atmosfera diferente do restante da sala, são necessários apenas três elementos. São eles: um sofá com um design original, uma luminária arco e um tapete. Além disso, esta mesma área de leitura onde também poderemos relaxar, poderá ser feita no quarto.
  • Na sala de estar. A sala de estar é outro local perfeito para instalar uma luminária arco. Se colocarmos dois sofás perpendiculares, criaremos um canto perfeito para colocá-la. Além disso, ela ocupa pouco espaço, o que significa que não incomodará.