Lugares que todo arquiteto deve conhecer em Madri

Em Madri, podemos encontrar uma grande variedade de edifícios muito bem feitos. Museus, escritórios, estações de transporte... Todas essas construções são ótimas atrações para os arquitetos do mundo inteiro.
Lugares que todo arquiteto deve conhecer em Madri

Última atualização: 28 janeiro, 2021

A cidade de Madri é um dos destinos mais importantes da Espanha, abrigando lugares que todo arquiteto deve conhecer, com um número impressionante de interessantes exemplos de arquitetura. Afinal, a cidade de Madri é, há muitos anos, um laboratório de experimentação da arquitetura moderna e contemporânea na Espanha.

Além disso, Madri é uma grande colagem de estilos arquitetônicos. No seu centro histórico, encontramos edifícios importantes, como o Museu do Prado ou o Palácio Real.

Esta cidade viu a construção de edifícios experimentais e de vanguarda, muitos dos quais não tiveram sucesso, porém muitos conseguiram obter reconhecimento. Com esta pequena seleção, queremos mostrar exemplos de arquitetura que conseguiram transcender.

Esta seleção tem como objetivo mostrar edifícios representativos da cidade, e não pretende ser um tipo de catálogo arquitetônico de Madri. A beleza de Madri também reside na diversidade de edifícios e espaços públicos que surpreendem a cada passo.

CaixaForum, Herzog & de Meuron

Lugares que todo arquiteto deve conhecer em Madri

CaixaForum / seiyu.es

O edifício CaixaForum Madrid é o Centro Social e Cultural da La Caixa, localizado na cidade de Madri. Este edifício é uma plataforma para a disseminação da cultura de acordo com as necessidades atuais, um espaço de convivência para todos os públicos.

Está localizado no Triângulo das Artes do Paseo del Prado, em Madri. A reabilitação do edifício foi inaugurada em 13 de fevereiro de 2008. O projeto consistiu na recuperação de uma das amostras da arquitetura industrial no centro histórico da cidade: a antiga Central Elétrica do Meio-Dia.

O projeto arquitetônico desenvolvido pelo escritório dos arquitetos suíços Herzog & de Meuron recuperou esse espaço e o colocou de volta no mapa cultural da cidade.

Ao novo centro, foi incorporada uma praça pública na parte central da cidade para os cidadãos. Este centro une tradição e modernidade, além de uma ampla oferta cultural gratuita para todos os públicos.

O edifício é dedicado a exposições de arte, festivais de música e poesia, concertos, teatro, oficinas educativas e familiares. Por meio deste edifício, a La Caixa promove o conhecimento e estimula o crescimento pessoal de cidadãos de todas as idades e condições.

Este edifício o cativará e você poderá admirar a ampla reforma que Herzog & de Meuron executaram no centro de Madri.

Para apreciar este edifício, você tem a opção de assistir às suas exposições regulares ou pode ir diretamente ao café no andar superior, onde encontrará um mirante espetacular.

Lugares que todo arquiteto deve conhecer: Torre BBVA, Francisco Javier Sáenz de Oiza

Lugares que todo arquiteto deve conhecer em Madri

Torre BBVA / vinoycaminos.com

Este edifício, agora chamado Castellana 81, foi projetado como a Torre BBVA ou a Torre do Banco de Bilbao e está localizado na cidade de Madri. O arquiteto espanhol Sáenz de Oiza projetou e dirigiu a sua construção.

Com este projeto, o arquiteto venceu um concurso restrito a uma série de profissionais de prestígio, promovido pelo Banco de Bilbao em 1971. Este edifício é, sem dúvida, um dos lugares que todo arquiteto deve conhecer em Madri.

A sede principal da entidade bancária BBVA em Madri funcionou neste local até que, em 2015, ela foi transferida para a Cidade BBVA em Las Tablas. Em janeiro deste ano, ele foi declarado um Bem de Interesse Cultural (BIC), sendo o BIC “mais jovem” de Madri.

«Aventurar-se no desconhecido por um caminho ou processo nunca percorrido com uma atitude forte e animada».

– Francisco Javier Sáenz de Oiza. –

Edifício Mirador (de Sanchinarro), MVRDV

Lugares que todo arquiteto deve conhecer em Madri

Edifício Mirador / esmadrid.com

Este edifício residencial, projetado pelos arquitetos holandeses do estúdio MVRDV, rompe com a homogeneidade do layout da área circundante. O planejamento desta área contemplava a configuração de blocos fechados com 6 andares. Os arquitetos propõem um edifício de 21 andares, que emerge como uma referência no território.

O edifício se destaca por ser um observatório da paisagem ao seu redor. O prédio, com 21 andares, permite a liberação de terreno da ocupação e construção. Isso permite que uma parte do terreno seja cedida em benefício do lazer social coletivo.

Isso contribui para a criação do espaço público, necessário para que a cidade contemporânea seja mais humana. Na parte superior do edifício, juntamente com o mirante, encontramos uma horta comunitária e um espaço ao ar livre no alto, para o lazer dos moradores.

Como uma grande contribuição, os arquitetos propõem uma variação razoável das tipologias habitacionais em resposta às novas formas de vida contemporâneas. A proposta consiste em moradias flexíveis e adaptáveis.

Sem dúvida, este edifício não decepcionará se você decidir visitá-lo. No entanto, um dos problemas é que ele fica longe do centro da cidade.

Lugares que todo arquiteto deve conhecer: Cidade BBVA, Herzog & de Meuron

A nova sede do BBVA

Este novo complexo arquitetônico abriga a nova sede do BBVA e está localizado na periferia norte da cidade de Madri. A construção deste edifício começou em 2009 e terminou em 2015.

Este edifício abriga os escritórios do banco BBVA e, no complexo, também encontramos jardins e pátios, serviços comuns e de comércio, entre outros. Uma das coisas que mais se destaca é o elemento circular vertical formando a torre chamada de La Vela.

Este elemento contrasta com a base horizontal muito linear. Além disso, é proposto um tratamento na fachada, que utiliza brises, garantindo que ela adquira textura.

Neste projeto não há escritórios fechados. Os 6.000 funcionários trabalham em uma planta aberta e livre, de modo que também existem inúmeros espaços para reuniões. Isso busca acelerar a troca de conhecimento, a inovação e a agilidade na tomada de decisões.

Com esses exemplos de lugares que todo arquiteto deve conhecer em Madri, alguns mais famosos e reconhecidos por todos do que outros, queríamos dar uma visão da qualidade da arquitetura que podemos encontrar nesta capital. Se você é arquiteto ou gosta muito de arquitetura, não hesite em visitá-los.