Luz branca ou amarela para o interior da sua casa?

5 de novembro de 2019
Uma boa iluminação é essencial para que todos os ambientes da nossa casa sejam seguros e funcionais. Luz branca ou luz amarela? Hoje, lhe contaremos tudo sobre esses tipos de luz.

Escolher entre luz branca ou amarela para a nossa casa nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas vezes optamos por uma ou outra sem considerar a área. E há diferenças, a iluminação da cozinha deve ser diferente dos quartos ou do escritório.

Portanto, devemos analisar muito bem quais áreas queremos iluminar e como devemos fazê-lo em função da sua utilidade.

Escolher bem a iluminação da nossa casa é muito importante. Portanto, antes de começar esta árdua tarefa, é importante analisar o tipo de iluminação, lâmpadas, etc., conveniente para cada ambiente.

Porque sabemos como é difícil, neste artigo o ajudaremos a escolher entre a luz branca e luz amarela.

Espaços diferentes, iluminação diferente

Como antecipamos antes, a iluminação deve ser em função do ambiente a ser iluminado e, portanto, das atividades realizados nele.

Geralmente, temos a mesma iluminação em todos os cômodos da nossa casa.

A iluminação é uma das partes negligenciadas na decoração das casas, embora ultimamente cada vez mais pessoas se preocupem com esse aspecto.

Ter uma boa iluminação em cada área da casa é fundamental, pois nem sempre podemos contar com a luz natural e as atividades noturnas não devem ser suspensas por falta de luz. Dentro de nossas casas encontramos diferentes espaços com diferentes funções.

Luz branca ou amarela

Então, encontramos espaços de trabalho como a cozinha ou o escritório. Também espaços de relaxamento e descanso como os quartos.

Mas também podemos encontrar espaços multifuncionais, como por exemplo, a sala de estar. Este pode ser um lugar de relaxamento e lazer ou um local de reuniões ou de trabalho.

Para cada um deles, precisamos de luz branca ou de luz amarela, porque cada tipo de luz possui o seu objetivo. Em alguns ambientes, inclusive, precisaremos dos dois tipos de luz.

Luz branca ou amarela

Quando falamos de luz branca ou luz amarela, estamos falando da temperatura da cor da luz. Ou seja, como o olho humano percebe a luz.

A luz amarela é percebida como uma luz de cor âmbar e assemelha-se à luz emitida pelas lâmpadas incandescentes (agora em desuso).

Luz branca ou amarela

Este tipo de luz é recomendado para ambientes onde queremos iluminação suave, como quartos ou sala de estar. Uma das características da luz amarela é que ela fornece muito calor e faz com que os lugares se tornem acolhedores e relaxantes.

A luz amarela também ajuda a destacar os detalhes arquitetônicos e decorativos, já que uma de suas qualidades é justamente destacar relevos, texturas e cores.

A luz branca, por outro lado, é percebida como uma luz que se aproxima dos tons azuis. Este tipo de iluminação é perfeito para áreas de trabalho onde é necessária uma iluminação que permita enxergar com claridade. Por exemplo, a cozinha ou o escritório.

Este tipo de luz também é recomendado na garagem ou no banheiro. Uma de suas qualidades é que incentiva a concentração. Como mencionamos anteriormente, ambos os tipos de luz podem ser combinados de acordo com as suas necessidades.

Na sala, como iluminação principal, você poderá colocar uma luz amarela, mas no canto de leitura, podemos adicionar uma luz branca.

Além disso, combinar a luz branca e a amarela faz com que a iluminação da nossa casa seja homogênea. Colocando-as nos lugares certos evitaremos sombras incômodas ​​e também  a iluminação excessiva.

Luz branca ou amarela? Como escolher corretamente?

Escolher nunca é fácil. O melhor de tudo é que, em questão de iluminação, você não terá que escolher entre luz branca ou amarela porque, como dissemos antes, ambas as luzes podem se complementar perfeitamente e nenhuma é pior ou melhor que a outra.

Luz branca ou amarela

No entanto, você deve ter certeza sobre quais ambientes deseja iluminar e também quais atividades você normalmente realiza nesses ambientes.

Claro, escolher bem as lâmpadas também é fundamental para ter uma boa iluminação. Neste artigo você poderá ler mais sobre as diferentes lâmpadas.

Conclusão

A iluminação da casa é essencial para que as atividades que realizamos diariamente ocorram sem problemas. Uma boa iluminação em locais como corredores ou áreas de trabalho ajuda a evitar acidentes.

Por outro lado, uma boa iluminação também nos ajudará a economizar. Além disso, nem sempre é necessário escolher entre luz branca ou amarela, pois ambas podem ser combinadas para criar espaços com uma iluminação multifuncional.