Tipos de iluminação de que uma cozinha precisa

3 de setembro de 2019
Uma cozinha mal iluminada nunca será uma cozinha confortável nem útil. Então, para que isso não aconteça na sua casa, explicaremos quais são os tipos de iluminação de que a sua cozinha precisa.

Cada cômodo de uma casa precisa de um tipo diferente de iluminação porque as necessidades também são diferentes. Nesse caso, nos concentraremos na cozinha e, para isso, analisaremos os tipos de iluminação de que essa parte da casa precisa.

Além disso, você deve ter em mente que a iluminação artificial não é tudo. Também é necessário maximizar a luz natural. É por isso que os móveis devem estar orientados levando em consideração o local onde as janelas estão localizadas.

Dessa forma, poderemos economizar na conta de luz e nos beneficiaremos de todas as vantagens que a luz natural oferece.

A importância da iluminação na cozinha

A importância da iluminação na cozinha

Assim como dissemos antes, cada cômodo da casa exige um tipo diferente de iluminação. No caso da cozinha, é importante que a luz seja potente e que esteja distribuída de maneira uniforme. Caso contrário, não haverá boa visibilidade e será impossível realizar as tarefas diárias de forma correta e segura.

Por essas razões, a iluminação quente e tênue não é recomendada. Este tipo de iluminação será reservado para cômodos como a sala de estar, os quartos ou o corredor. No que diz respeito aos outros cômodos da casa, as preferências de cada pessoa desempenham um papel fundamental. Em contraste, na cozinha sempre deve haver uma iluminação forte e clara.

Agora que já sabemos quais são as principais características da iluminação da cozinha, nos aprofundaremos um pouco mais com relação aos elementos de iluminação que devem estar presentes.

Porém, não é necessário que você instale todos os que mostraremos a seguir. Escolha apenas aqueles que melhor se adaptarem à forma e ao tamanho da sua cozinha.

As luminárias não são a melhor opção

As luminárias não são a melhor opção

A cozinha é um espaço no qual é praticamente impossível que a gordura não se acumule. É por isso que as suas paredes sempre estão revestidas com azulejos. E essa é a mesma razão pela qual a instalação de luminárias não é recomendada.

Com o passar do tempo, a gordura se acumulará nelas e você terá que investir um tempo considerável na sua limpeza. Portanto, se você não quer ficar limpando constantemente, a melhor opção é escolher outro tipo de iluminação.

A seguir, mostraremos quais são os elementos mais recomendados. Como você poderá ver, existem muitos tipos de iluminação mais limpos.

Tipos de iluminação: focos ou trilhos de luz

Tipos de iluminação: focos ou trilhos de luz

Os tipos de iluminação mais recomendados para a cozinha são os focos ou os trilhos de luz. Ambos os elementos fornecem uma iluminação forte e bem distribuída por todo o cômodo. Além disso, podem ser limpos facilmente e têm uma longa vida útil. Quando for a hora de renová-los, isso poderá ser feito facilmente. Basta desencaixá-los e substituí-los por outros.

Os trilhos de luz podem ficar à mostra ou com um protetor. A escolha de um ou de outro dependerá das suas preferências e da estética da cozinha. A única coisa que recomendamos é que, caso você escolha um protetor, ele deve ser transparente ou de cor clara. Caso contrário, obstruirá a luz e piorará a visibilidade.

Tipos de iluminação: trilhos de luz nos armários

Trilhos de luz nos armários

A bancada é a área que deve estar melhor iluminada. Porém, em muitos casos, acontece exatamente o contrário. Quando estamos em frente a ela para cozinhar, obstruímos a luz e terminamos cozinhando no escuro. Isso é um grande erro, pois pode levar a problemas de segurança.

Para que isso não aconteça, o mais adequado é orientar a bancada em direção à luz. Se isso não for possível, uma boa opção é instalar trilhos de luz. Trata-se de trilhos semelhantes aos do teto, mas com um tamanho menor e que incluem um pequeno interruptor. Eles são colocados na parte inferior do armário e oferecem uma iluminação potente.

Iluminação especial para as ilhas de cozinha

Iluminação especial para as ilhas de cozinha

Caso você tenha uma ilha instalada na cozinha, por exemplo, deve considerar que elas exigem uma iluminação especial, tanto pela sua funcionalidade quanto por estética. Assim, ao instalar uma iluminação potente sobre a ilha de cozinha, lhe daremos destaque e faremos dela o foco de todos os olhares.

Mas ao mesmo tempo, melhoraremos a iluminação deste espaço. De fato, dessa forma, poderemos cozinhar e comer de uma maneira mais confortável.