Luzes nos degraus das escadas: fórmulas e tipos

11 de março de 2020
Dê à sua casa um toque mais inovador e alternativo através da iluminação das escadas.

Uma das questões mais importantes ao projetar o design das nossas escadas é a iluminação. De fato, para ir de um espaço para outro, a visibilidade é essencial nesse recurso. A seguir, veremos uma maneira original de trabalhar a iluminação com luzes nos degraus das escadas.

decoração das escadas é uma questão de grande importância para a nossa casa, pois este é um elemento que obtém um certo protagonismo no interior das casas. Às vezes, focamos em questões de design, como o estilo ou os materiais, e deixamos de lado um assunto de grande relevância: a iluminação.

No fundo, ela proporciona segurança, sendo possível incorporar nuances artísticas ao instalar luzes decorativas nos degraus. Nesse sentido, veremos algumas fórmulas interessantes para que as escadas brilhem por conta própria. 

Iluminação interna

Luzes nos degraus das escadas: fórmulas e tipos

Escadas iluminadas / schluter.es

Uma maneira original de fornecer iluminação é com a instalação de luzes dentro da escada. Essa fórmula consiste em incorporar um espelho translúcido ou semitransparente e, ao mesmo tempo, uma instalação elétrica bem definida.

O efeito alcançado tem brilho, elegância e sutileza, mas sem excessos em termos de intensidade. Além disso, o efeito é um pouco diferente em cada um dos degraus. Este sistema também adiciona um conteúdo estético muito atraente.

O que são as escadas abertas?

Luzes nos degraus das escadas: fórmulas e tipos

Luzes LED / schluter.es

As escadas abertas são uma das estruturas que mais nos oferecem possibilidades do ponto de vista da iluminação. Como são compostas apenas pelos degraus, é necessário fornecer iluminação suficiente para evitar possíveis acidentes.

Uma das soluções mais elegantes e inovadoras é a instalação de luzes LED na parte inferior dos degraus. Eles não apenas proporcionam uma estética específica, como também nos ajudam a não gastar na conta de luz.

Esse tipo de iluminação é muito discreto, pois as luzes permanecem ocultas quando não estão acesas. Por outro lado, elas criam um efeito suave e etéreo quando são utilizadas. 

As sombras projetadas abaixo dos degraus criam um acabamento sutil e atraente.

Luzes nos degraus das escadas: um rodapé muito iluminado

Luzes nos degraus das escadas: fórmulas e tipos

Rodapé / schluter.es

A iluminação do rodapé dos degraus é um dos grandes clássicos. A grande variedade de focos que encontramos para este espaço nos permite encontrar praticamente qualquer modelo que se adapte à nossa linha decorativa.

  • Uma opção é colocar vários focos redondos ao longo de todos os degraus da escada. Trata-se de uma instalação um pouco cara, mas o resultado final valerá a pena e valorizará o que temos.
  • Para as escadas minimalistas, não há nada melhor do que uma iluminação tênue através de um foco retangular nos espelhos dos degraus. O objetivo principal é o de obter uma sensação alternativa ao que é utilizado normalmente.

O ponto ecológico necessário para as escadas

Luzes nos degraus das escadas: fórmulas e tipos

Luzes externas / aliexpress.com

Uma maneira ecológica de iluminar a sua escada externa é com o uso de luzes solares. Porém, antes de fazer esse tipo de instalação, verifique se a escada estará exposta ao sol por tempo suficiente para armazenar a energia necessária para a noite.

As luzes solares não são somente uma opção ecológica, como também geram uma sensação única para as noites de verão, além de nos ajudarem a economizar dinheiro.

Iluminação lateral

Luzes nos degraus das escadas: fórmulas e tipos

Luzes laterais / vix.com

Outra opção é integrar as luzes em um lado da escada. Este recurso permite economizar espaço; mas o mais importante é que esta é uma solução prática e elegante. Essa ideia genial combina perfeitamente com um estilo minimalista e contemporâneo.

A iluminação lateral traz personalidade para as casas mais modernas.

Luzes nos degraus das escadas: escadas de vidro

Escada flutuante

Luzes / vix.com

Se você deseja uma iluminação ousada e inovadora, as escadas de vidro com luzes são ideais. Neste modelo, os degraus ficam suspensos no ar, dispensando o espelho do degrau. Dessa maneira, é gerada uma sensação de maior amplitude e luminosidade.

Nesse tipo de escada flutuante, a iluminação é essencial, pois ela gera uma ilusão de falta de gravidade. Por isso, a visibilidade se torna essencial. Os vidros com luzes embutidas não apenas adicionam um toque futurista; de fato, eles nos proporcionam uma maior segurança ao descer as escadas.

  • Parramon: Decore su hogar, Paidotribo, 2006.