Móveis de palhinha: a mais nova tendência decorativa vinda do passado
Os móveis de palhinha, também conhecidos como cannage, retornaram em pequenas doses para trazer um ar natural ao design de interiores. Essas peças tão características da decoração de meados do século XX renovaram as suas formas, modernizando-se e transformando-se em uma das tendências que estão arrasando nesta temporada.
Móveis de palhinha: o que é o cannage?
Imagem: pinterest.es
Este material surge a partir do trançado da palha de rattan e a sua produção e uso eram associados à região do sudeste asiático. No entanto, os móveis de palhinha se tornaram moda na Europa graças aos ingleses, que ficaram fascinados pela sua beleza no século XVII.
Entre as virtudes deste material se destacam a durabilidade, a flexibilidade e a leveza. Isso o torna perfeito para a combinação com a madeira e com os têxteis para obter um estilo casual.
O uso do cannage
A palhinha começou sendo típica dos assentos das cadeiras, mas, aos poucos, a criatividade foi ganhando espaço e a nobreza do material lhe deu maior destaque.
Além disso, esse trançado característico pode ser visto nas portas de armários ou aparadores, nas cabeceiras das camas, etc. De fato, as principais marcas de design incorporaram esse acabamento às suas criações. O resultado é uma estética moderna, renovada e com um aceno ao passado do qual gostamos bastante.
Móveis de palhinha: um estilo muito natural
Imagem: pinterest.es
Estamos falando de uma fibra natural; portanto, ela é perfeita para a decoração nórdica, rústica ou boêmia, embora também faça bonito em outros estilos. É capaz de fornecer uma grande quantidade de calor e traz a sensação de bem-estar que tanto buscamos com a slow life.
Para quem gosta de espaços minimalistas, talvez seja uma peça de cannage a que trará um toque especial, graças à sua textura; além disso, os tons suaves, como branco e bege, podem iluminar o espaço. Quanto aos têxteis, se estivermos buscando um look & feel natural e orgânico, poderemos usar serapilheira, linho ou algodão.
Móveis de palhinha e cores
Embora fique linda combinada com a madeira natural, uma maneira de lhe dar uma aparência mais atual é o uso da paleta de cores. Assim, se tivermos um aparador com cannage nas portas, poderemos pintá-lo com alguma cor que esteja de acordo com o restante da decoração.
Se gostarmos do estilo boêmio, experimentaremos com o laranja, o coral ou o amarelo; mas, se preferirmos algo mais sofisticado e moderno, o ideal será ousar com o preto ou o Classic Blue, a cor Pantone deste ano.
Dessa forma, seus móveis de palhinha se tornarão atuais e contemporâneos. Uma dica: adicione alguns puxadores dourados para obter um efeito super glamouroso.
Ideal para ambientar
Imagem: pinterest.es
A palhinha tem tanto estilo que é perfeita para criar cantos encantadores, e é por isso que adoramos a sua presença nos quartos.
Um dos usos frequentes do cannage é nos biombos, perfeitos para delimitar espaços. Colocar um deles ao lado da janela pode servir para criar esse tão sonhado canto de leitura, para delimitar a área das plantas ou até mesmo para criar uma penteadeira muito chique.
Também nos acessórios
O acabamento de palhinha é uma opção ideal para ser incorporado na decoração da casa em pequenas doses e uma maneira de torná-lo atemporal é através dos acessórios.
Existem cestas, caixas e todos os tipos de objetos que podem ajudar na organização da estante, do banheiro ou da despensa e, além disso, teremos um toque a mais pela bela aparência que dão aos espaços. Nossos acessórios favoritos são as luminárias e espelhos. Dê uma olhada na Maisons du monde e aproveite as suas propostas para buscar inspiração.
Palhinha combinada com outros materiais
Embora o mais comum seja vê-la com a madeira, ela também fica ótima com o metal. O acabamento de palhinha é muito versátil, de modo que ele pode ser incorporado em uma casa independentemente do estilo que ela tenha.
Em conclusão, os móveis de palhinha oferecem muitas possibilidades. Sua textura faz com que eles sejam uma das nossas alternativas favoritas para criar espaços cheios de vida. O melhor? Aplicá-lo em pequenas doses através dos acessórios ou por meio de um móvel sobre o qual recaia o peso decorativo do ambiente.