Móveis para espaços comerciais

· 4 de fevereiro de 2019
A mobília tem muito potencial na hora de tornar um ponto comercial atraente. Neste artigo mostraremos algumas ideias sobre esse tipo de móvel.

No artigo a seguir, daremos algumas ideias sobre móveis para espaços comerciais, quais estilos podem ser escolhidos, quais móveis são mais práticos e ao mesmo tempo mais confortáveis, etc.

O mais comum é darmos dicas para decorar casas e apartamentos, mas na realidade o design de interiores não é só isso. As lojas de roupas, os restaurantes… também precisam ser bem decorados para atrair mais clientes.

Na verdade, quando entramos em um bar ou um restaurante, não nos preocupamos apenas com a qualidade da comida: também procuramos relaxar. Por isso, é muito importante cuidar da decoração deste tipo de local, para transformá-los em lugares atraentes e acolhedores.

A seguir, daremos algumas sugestões de móveis para espaços comerciais com base em alguns estilos que escolhemos para eles.

Estilo nórdico-industrial

Misturar os dois estilos poderá ficar muito bem, contanto que você os combine com cuidado. O fundamental é manter as características básicas de cada um.

Devemos procurar espaços amplos e leves, nos quais a luz seja a protagonista. Por isso, é preferível que haja menos mesas do que as que poderiam caber, de modo que o espaço não fique sobrecarregado.

Estilo nórdico-industrial

Quanto aos móveis, ficam ótimos aqueles feitos de madeira, preferencialmente clara e quase sem tratamento. Dessa forma, conseguiremos um toque mais natural. Em lojas como a IKEA poderemos encontrar mesas desse tipo.

E para introduzir o toque industrial, você poderá deixar alguns elementos à mostra, como vigas, tijolos ou canos, por exemplo. Não importa se algumas imperfeições ficarem à mostra, pois isso dará um toque natural muito agradável. Você também poderá escolher carrinhos auxiliares ou cadeiras com toques metálicos, ou até mesmo dourados.

Se você quiser dividir o espaço de alguma forma, opte por portas de correr completamente transparentes, para manter a amplitude do espaço.

Estilo vintage e retro

Muitas vezes, não sabemos exatamente a diferença entre os dois estilos e pensamos que eles são exatamente a mesma coisa. Porém, devemos saber que o estilo vintage procura objetos e móveis realmente antigos, enquanto o estilo retrô é uma imitação; os móveis e acessórios foram fabricados atualmente, porém imitando designs antigos.

No caso dos móveis para espaços comerciais, escolher um estilo ou outro fica à sua escolha. É claro, tenha em mente que, se você optar por móveis vintage, provavelmente precisará lhes dar mais atenção antes de usá-los, devido ao efeito da passagem do tempo.

Os móveis retrô são, nesse sentido, uma opção mais confortável já que, por serem novos, terão uma vida útil mais longa. Por isso, eles também podem ser vistos como um investimento a longo prazo. Você também poderá tentar combinar os dois, levando em consideração o que já é possível encontrar no mercado: lojas online, feirinhas, lojas de antiguidades…

Estilo vintage e retro

Se houver espaço suficiente, você poderá colocar algumas prateleiras de metal, mas não coloque muitas coisas em cima delas. Elas ficarão ótimas para decorar e, obviamente, você sempre poderá usá-las para outra finalidade.

Com um toque natural

O nome já diz tudo: os materiais devem ser tão naturais quanto possível. Dessa forma, os ambientes serão realmente simples e acolhedores. Na verdade, é o que estamos procurando.

Por exemplo: neste tipo de local, é relativamente comum ver uma parede ou mais de uma parede completamente cobertas com cortiça. Podemos então combinar com porta-copos desse mesmo material. Certamente você poderá reutilizar as rolhas para fazer os acessórios você mesmo.

Quanto à mobília, escolha materiais como por exemplo a madeira (quanto menos tratada, melhor), bambu, vime ou couro (melhor se for de cores claras).

Móveis para espaços comerciais: terraços

Nas épocas mais quentes, todos nós procuramos por bares ou restaurantes com terraços, que devem estar bem acondicionados; neles conseguiremos ver qualquer um dos estilos que falamos ao longo deste artigo.

No entanto, estamos vendo cada vez mais um novo tipo de móveis. Estamos falando de redes, espreguiçadeiras ou até mesmo pufes. Cada vez mais os bares e restaurantes estão optando por este tipo de mobília para fazer cantinhos Chill Out, verdadeiras áreas de relaxamento.

Como você pode ver, existem muitas possibilidades no campo dos móveis para espaços comerciais. Você só precisa encontrar o estilo que melhor se adapte ao seu gosto e ao tipo de local, o que também influenciará na escolha. Assim, você terá um espaço atraente e original. Lembre-se de que devem ser móveis bonitos, porém sempre muito práticos e funcionais.