O estilo industrial aplicável aos lofts
Atualmente, os apartamentos nas cidades estão sendo decorados com estilos mais contemporâneos e sofisticados. Um caso específico é o estilo industrial aplicável aos lofts. Estes são caracterizados por serem espaços para trabalhar uma estética mais ousada e de vanguarda.
No nível social, parece haver muito apreço pelo uso de componentes decorativos das ruas, mas por que isso acontece? Surge uma tendência à inovação e a busca por novos horizontes estéticos dentro de casa.
Por esse motivo, o ambiente industrial é uma fonte de inspiração para muitos designers de interiores que tentam tomar novas direções. A originalidade está na ordem do dia nesse estilo e, certamente, ele foge dos tradicionalismos e das normas pré-estabelecidas.
Principais características de um loft
O loft é configurado como um espaço aberto e diáfano que permite o desenvolvimento de um processo decorativo total; ou seja, desde o chão até o teto, é possível trabalhar com todos os tipos de recursos, a ponto de estabelecer diferentes níveis e andares.
Outra das características mais importantes é a amplitude de luz que esse local oferece. As janelas geralmente são grandes e permitem a entrada da luz natural no seu interior, realçando assim o conjunto e as formas de todos os móveis.
Normalmente, a aplicação do estilo industrial ou grunge é feita em escritórios, restaurantes, locais públicos, etc. No entanto, há alguns anos, se tornou uma tendência que está ganhando força e predominando nas residências, principalmente nos lofts, pois é neste espaço que todas as possibilidades desse estilo podem ser melhor exploradas.
– O estilo industrial tem uma moldura perfeita: os lofts das cidades. –
O estilo industrial aplicável aos lofts: 5 recursos
Se tivéssemos que avaliar quais são os recursos que podem ser utilizados em um loft, certamente surgiriam diversas possibilidades. Nesse caso, analisaremos cinco deles que, sem dúvida, estão mais presentes e são fáceis de trabalhar:
- O uso do ferro forjado nas grades, cabeceiras e estruturas de móveis é algo essencial. A estética deste material se encaixa perfeitamente com o mundo da ferraria. No entanto, é interessante que ele seja pintado de preto.
- As vigas expostas podem contribuir para a decoração de interiores. Elas dão ao espaço uma certa informalidade e funcionalidade, assim como acontece nas fábricas; no entanto, podemos pintá-las para que combinem melhor com a estética do ambiente.
- Os canos podem ficar aparentes. Tanto os canos de água quanto os dutos de ventilação têm algo a dizer em nível decorativo. Dessa maneira, demonstra-se uma aparência contemporânea, rompendo com os procedimentos clássicos.
- Os móveis podem ser de grandes dimensões; isto é, tanto o sofá quanto as estantes não precisam ficar reduzidos a espaços estreitos, mas sim podem ficar afastados, já que eles não impedirão a passagem das pessoas. Os chaise longues geralmente ficam muito bem nestes espaços.
- As luminárias alongadas pendentes do teto oferecem um aspecto industrial e, ao mesmo tempo, contribuem para a funcionalidade. Não é necessário que tudo fique completamente iluminado; na verdade, podemos direcionar a luz para pontos específicos.
Materiais de construção
Dentro do estilo industrial, geralmente são utilizados tijolos para as paredes. Se quisermos dar um toque sutil e ao mesmo tempo urbano ao loft, temos duas opções:
- Por um lado, o tijolo pode ficar aparente, com a sua tonalidade quente e a sua característica textura áspera.
- Por outro lado, podemos aplicar cores neutras para cobrir a parede de tijolos, usando branco, cinza ou outro tom escuro.
Quanto ao piso, a madeira é o melhor aliado para gerar um suporte estável, resistente e quente. Além disso, ela combina perfeitamente com as paredes, o ferro forjado e o restante dos móveis. Assim, é produzido um contraste cromático entre tons terrosos, escuros e claros.
Outros recursos do estilo industrial aplicáveis aos lofts
Nos lofts com estilo industrial, não devemos sobrecarregar cada parte; de fato, a sensação de amplitude é essencial. Se decorarmos, é necessário recorrer a alguns recursos que contribuam para a ambientação.
Tapetes e cortinas são componentes básicos, inclusive se forem grandes. Há também a possibilidade de dispor mesas centrais e alongadas para a sala de jantar, tentando manter uma sintonia com o estilo industrial aplicável aos lofts.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- AA. VV.: Vivir en la ciudad: diseño contemporáneo para la vida urbana, Blume, 1997.