4 dicas para decorar um apartamento claro com espaços diáfanos

30 de março de 2020
Decorar um apartamento claro com espaços iluminados tem seus truques. No artigo de hoje, daremos quatro dicas para torná-lo um sucesso.

Decorar um apartamento claro com espaços diáfanos pode ser, a princípio, algo difícil de fazer. Especialmente porque nos deparamos com um espaço vazio, literalmente. Sem colunas, divisórias ou outras barreiras físicas.

Além do espaço vazio, encontramos uma grande entrada de luz; o que faremos com tudo isso? Como aproveitar ao máximo um espaço assim?

Não se preocupe porque hoje daremos 4 dicas básicas para decorar um apartamento claro com espaços diáfanos.

Espaços diáfanos: o que são

Os espaços diáfanos são espaços que podem ser grandes ou pequenos, nos quais a luz entra por um ou vários pontos, geralmente por grandes janelas, e se expande por toda a sala.

Esse ambiente é caracterizado por não ter barreiras que impeçam a entrada da luz. Portanto, estamos diante de um espaço no qual a luz está presente em cada um dos cantos.

No entanto, este tipo de espaço precisa de atenção especial, porque são peculiares e nem todos acham fácil viver em um lugar assim.

Espaços diáfanos também são multifuncionais, pois como não tem divisões é você quem decide a sua utilidade e pode modificá-los de acordo com sua conveniência.

É claro que, se o espaço for totalmente aberto e sem divisórias, não significa que você não possa criar diferentes ambientes nele.

A criação de ambientes é um ponto obrigatório nos apartamentos luminosos com espaços diáfanos.

O open concept, baseado nos espaços abertos, é inspirado nos lofts, mas com a particularidade de que estes, em vez de estarem em fábricas antigas ou espaços abandonados e reaproveitados, estão em apartamentos e casas.

Decorar um apartamento com espaços diáfanos

No século XXI, muitas pessoas estão seguindo essa tendência e estão reformando suas casas e apartamentos, tirando divisórias e abrindo espaços para a luz.

E você, faria isso?

4 dicas para decorar um apartamento luminoso com espaços diáfanos

Certamente, ao ler essas quatro dicas, você descobrirá mais coisas que podem funcionar no seu apartamento.

Portanto, é importante ficar claro que esta é apenas uma base sobre a qual começar a trabalhar. São apenas sugestões.

Você já sabe que na decoração de interiores o gosto pessoal é fundamental, então, antes de mais nada, o seu apartamento deve mostrar o seu caráter e personalidade.

Crie ambientes diferentes

Como dissemos anteriormente, é fundamental criar diferentes ambientes nos espaços diáfanos.

Se isso não for feito, o espaço dará a impressão de estar desordenado.

Os ambientes que podem ser utilizados:

  • Cozinha
  • Office (se você trabalha em casa ou precisa de um espaço para o computador, é uma ótima opção)
  • Sala
  • Quartos

O número de ambientes, obviamente, depende do tamanho do espaço e de suas necessidades.

Decorar um apartamento com espaços diáfanos

Delimitar os ambientes

De nada serve ter ambientes diferentes se não os definirmos. É importante diferenciar os ambientes. Como? Com elementos decorativos e com móveis.

Por exemplo, para decorar apartamentos claros com espaços diáfanos, funciona muito bem ter uma cozinha com ilha ou bancada, porque estes elementos a separam automaticamente da sala de estar.

O sofá é outro elemento que funciona muito bem para definir os ambientes.

Outros elementos podem ser:

  • Estantes: abertas e não até o teto. Lembre-se de que um dos grandes valores dos espaços diáfanos é a luz natural que entra, por isso não impeça a sua passagem para todo o espaço com móveis que chegam até o teto.
  • Painéis Japoneses: se forem translúcidos muito melhor, mais uma vez a luz é a nossa melhor aliada, então não devemos impedir a sua passagem.
  • Portas de correr: são perfeitas para separar os ambientes da sala de estar ou a cozinha da sala de estar. Melhor se forem transparentes ou, pelo menos, translúcidas. Além disso, nos ajudará para que os odores ou o ruído também não estejam em todo o espaço.
  • Diferentes níveis: esta opção já é de um nível superior porque requer um pouco de trabalho. Consiste em fazer um ambiente em um nível diferente do restante. Por exemplo, a sala de estar um ou dois pisos abaixo do restante do espaço. É uma ótima ideia porque o espaço continua sem divisões, mas essa diferença de nível nos faz identificar perfeitamente os ambientes.
  • Pisos diferentes: eles são um grande aliado para separar e diferenciar os “ambientes” do apartamento. Por exemplo, coloque cerâmica na cozinha e madeira na sala de estar.

Decorar um apartamento com espaços diáfanos

Mantenha desobstruídas as diferentes entradas de luz

Para decorar com sucesso um apartamento claro e iluminado, este conselho é essencial. A luz é o nosso bem mais precioso em espaços diáfanos.

Para que o seu apartamento luminoso esteja sempre assim, evite colocar móveis altos no meio do espaço; é melhor colocá-los próximos às paredes.

Use móveis mais baixos para o restante do ambiente.

Cor

Decorar um apartamento luminoso também tem a ver com as cores que escolhemos.

Sempre foi dito que as cores claras aumentam a luminosidade, e é totalmente verdade. No entanto, existem pessoas que não gostam de muita claridade.

Por esse motivo, recomendamos que você quebre a monotonia com alguns “toques” de cor.

Conclusão

Decorar um apartamento claro e iluminado com espaços diáfanos é um processo muito gratificante, mas requer muito trabalho e, acima de tudo, planejar e distribuir muito bem os diferentes ambientes.

Sem dúvida, todo o esforço merece a recompensa de ter um apartamento onde a luz flua livremente, com ambientes versáteis e com um grande aproveitamento do espaço.