Design de interiores de escritórios coworking

6 de abril de 2019
Os espaços de trabalho compartilhados estão crescendo enormemente em nosso país. Precisamos saber quais são as suas necessidades e como tirar o máximo proveito deles.

Os escritórios coworking são um espaço cada vez mais utilizado por jovens empreendedores. Eles são perfeitos para estar em contato com outras pessoas que estão na mesma situação e para economizar custos.

Esse tipo de local de trabalho surgiu nos Estados Unidos nos anos 90 e agora se espalhou pelo mundo. A seguir, explicaremos passo a passo como você deve executar o design de interiores deste tipo de espaço.

Escritórios coworking: divida o espaço em seções

Design de interiores de escritório coworking

A primeira coisa a decidir ao projetar um espaço de coworking são os espaços que estarão em determinada área. É importante dividir o espaço de acordo com as necessidades dos empreendedores e da área em que trabalham. Abaixo, explicaremos quais são as seções básicas que todo escritório coworking deve ter.

  • Áreas de trabalho. O coração de todo escritório coworking deve ser a área de trabalho. Ela deve ocupar a parte mais importante de todo o espaço. Além disso, tenha em mente que os trabalhadores precisam de privacidade para desenvolver o seu trabalho e, ao mesmo tempo, estar em contato com outros profissionais da sala. Mais tarde, detalharemos como essa área do escritório deve ser distribuída.

  • Área de reuniões. Normalmente, é comum a todos os empreendedores que trabalham na área de coworking. Deve ser um espaço amplo, com uma grande mesa e cadeiras para poder desenvolver reuniões de maneira confortável. Além disso, seria interessante ter outros elementos, como um projetor ou uma geladeira pequena.

  • Área de descanso. Esta área também é comum a todos os trabalhadores e destina-se a momentos de descanso e liberação de estresse. Deve estar equipada com cafeteira, bebidas e lanches. Para os trabalhadores descansarem, podem ser colocadas banquetas com mesas altas ou vários sofás.
Design de escritório coworking

  • Banheiro. É importante que o banheiro seja um espaço amplo e adaptado para pessoas com mobilidade reduzida. Hoje em dia, é fundamental criar espaços com acessibilidade para que todos possam entrar no edifício com facilidade.

Além disso, pode-se criar outras áreas, como uma oficina, um depósito, estacionamento ou uma sala de armazenamento. Essas áreas dependerão do espaço em que os empreendedores trabalham.

Privacidade e contato com os colegas em escritórios coworking

Escritório coworking

Talvez, a coisa mais difícil ao projetar um espaço de coworking seja encontrar o limite entre a privacidade e o contato com outros profissionais. Cada um dos empreendedores precisará do seu próprio espaço para trabalhar. Como todos sabemos, é impossível trabalhar se não se tem um espaço adequado e há ruídos.

Por outro lado, devemos ter em mente que os empreendedores precisam estar em contato uns com os outros para facilitar o trabalho e encontrar uma solução rápida para os seus problemas.

Para isso, o melhor é dividir os empreendedores em diferentes seções, respondendo à área em que trabalham. Além disso, cada trabalhador deve ter um separador opaco ou translúcido que ofereça privacidade. É importante que os espaços individuais não sejam fechados, para não criar uma sensação de isolamento.

Também devemos ter em mente que as áreas comuns são os aliados perfeitos para conseguir contato com outros profissionais. Para que seja mais intenso, podem ser criadas várias salas nas quais você poderá se reunir de maneira mais informal do que na sala de reunião.

Iluminação e mobiliário funcional

Os escritórios coworking são, acima de tudo, um local de trabalho. Como tal, eles devem ser funcionais e bem iluminados. Cada um dos espaços de trabalho deve ter mesas amplas para trabalhar confortavelmente e cadeiras de escritório. Além disso, é importante que eles sejam bem posicionados para trabalhar com a luz natural.

Também é essencial ter elementos de armazenamento, como prateleiras ou armários. Embora cada vez menos documentos sejam gerados em papel, sempre será necessário imprimir alguns deles e organizá-los corretamente.

Agora que você já sabe quais devem ser as principais características dos escritórios coworking, basta executá-las. A nossa sugestão é que você planeje os espaços em detalhes antes de executar as ideias.