O microcimento como tendência na decoração
O microcimento como tendência na decoração está em alta há alguns anos. No entanto, ainda não atingiu o seu “esplendor máximo”. Os especialistas em decoração e design de interiores garantem que o microcimento promete alcançar o topo em um curto espaço de tempo.
Personalidade, resistência, versatilidade são alguns dos atributos do microcimento. Obviamente, há gosto para todos os tipos de decoração e há aqueles que ainda não entenderam essa tendência.
No artigo de hoje, vamos falar do microcimento como uma tendência na decoração, bem como as suas vantagens e onde podemos usá-lo.
O microcimento nos oferece uma tela em branco para trabalharmos de forma criativa.
O que é o microcimento?
O microcimento é um material de construção que está em moda na decoração de interiores devido à sua resistência, personalidade, versatilidade e baixo preço.
É, portanto, um revestimento composto por uma mistura de elementos combinados com pigmentos coloridos.
Isto significa que ele é ideal para cobrir praticamente qualquer tipo de superfície: concreto, azulejos, pisos, metal, mármore, plástico, cimento, etc.
Uma das suas características mais significativas é aderir facilmente à qualquer tipo de superfície.
Além disso, não é indicado somente para pisos. É cada vez mais comum ver paredes revestidas com microcimento.
Outra de suas características é que tem muita personalidade e combina com estilos contemporâneos, modernos e minimalistas.
Além disso, oferece um equilíbrio perfeito quando combinado com elementos mais tradicionais, como madeira ou vidro e fibras naturais, como vime ou rattan.
Vantagens
As vantagens do microcimento são inúmeras, no entanto, destacamos as seguintes:
- Em primeiro lugar, e como mencionamos anteriormente, é um material versátil que pode ser usado tanto em paredes como em pisos, oferecendo uma estética diferente e com muita personalidade. Por outro lado, como não tem juntas, tem continuidade, o que permite que a manutenção e a limpeza sejam muito simples.
- Em segundo lugar, é um material impermeável, lavável e antiderrapante, por isso é seguro.
- Outra das suas vantagens é a sua fácil aplicação e que por ter uma espessura entre 2 e 3 mm não implica em uma carga estrutural e nem é necessário a completa remoção da superfície a ser revestida.
Onde usar o microcimento?
Por ser fácil de aplicar, pode revestir tanto pisos como paredes.
Ele proporciona um aspecto industrial aos ambientes, no entanto, deve-se tomar cuidado, pois pode parecer frio se não for combinado com os acessórios apropriados.
Por exemplo, o microcimento como tendência na decoração combina muito bem com a tendência tropical devido ao contraste do cimento com as cores verde, amarelo ou fúcsia.
O banheiro também é um dos lugares onde mais podemos ver o microcimento.
Isto se deve ao fato de que por ser um material impermeável ele contribui para não haver umidade neste cômodo.
Alternativas ao microcimento
Como mencionamos anteriormente, essa tendência não atrai a todos porque pode dar a impressão de que a obra não está terminada. Muitos também acreditam que o microcimento faz a casa parecer um canteiro de obras.
Para os indecisos que não conseguem ver o microcimento como uma alternativa para as suas casas, há algumas opções que, embora tenham efeito semelhante, não são iguais.
- Cimento polido em azulejos: a vantagem é que por estar em azulejos é mais fácil de substituir.
- Ladrilhos cerâmicos com imitação de cimento: são mais caros do que o microcimento, mas se você estiver indeciso; esta opção irá cair bem, porque é sempre mais fácil substituir um ladrilho do que voltar a cobrir todo o piso com microcimento.
- Pisos laminados com imitação de cimento: eles não oferecem um resultado realista; mas tem aquele toque industrial ao mesmo tempo que são um piso mais quente.
Conclusão
O microcimento como tendência na decoração vem ganhando cada vez mais adeptos devido às suas múltiplas vantagens.
É um novo material que oferece infinitas possibilidades decorativas.
Ele também proporciona um ambiente natural e orgânico, apesar da sua natureza rude.
Por outro lado, a ideia de continuidade por não ter juntas é bastante atraente, principalmente na hora da limpeza.
A desvantagem é que, por não ser um ladrilho, caso queira removê-lo, terá que fazer uma obra importante. No entanto, por ser um material tão durável, pode resistir por muitos anos.