O Museu Nacional de Artes Decorativas

Você não conhece o Museu Nacional de Artes Decorativas? A seguir, contaremos tudo o que guarda no seu interior e em breve você certamente irá planejar uma visita. Ele lhe dará a inspiração que você precisa para decorar os diferentes espaços da sua casa.
O Museu Nacional de Artes Decorativas

Última atualização: 29 janeiro, 2021

O Museu Nacional de Artes Decorativas é uma visita obrigatória para qualquer amante da arte em geral e da decoração em particular. Uma visita lhe dará a inspiração que você precisa para decorar os diferentes espaços da sua casa. Além disso, é o lugar perfeito para aprender sobre arte ao longo da história. Uma visita a este museu de Madrid é como uma viagem no tempo através das diferentes casas das diferentes épocas.

Como se fosse pouco, o Museu Nacional de Artes Decorativas possui peças antigas que são verdadeiras obras de arte. A seguir falaremos tudo o que você precisa saber se está interessado em visitar este museu espetacular o que o deixará querendo repetir a visita.

Localização e preços

O Museu Nacional de Artes Decorativas fica em Madri. Especificamente, está localizado na rua Montalbán número 12 (entre o parque do Retiro e a fonte de Cibeles). Está localizado em um lugar muito central e de fácil acesso. Se você quiser visitar o museu, deverá saber que os seus horários são os seguintes:

  • Terça a sábado: das 9:30 às 15:00
  • Domingos e feriados: das 10 às 15h
  • Quinta-feira, das 17:00 às 20:00h

Em relação ao preço, a entrada geral é de 3 €, mas há ingressos reduzidos para determinados grupos. Também é interessante saber que em algumas datas a entrada é gratuita. Como você pode ver, a localização do museu e o preço dos ingressos não são uma desculpa para deixar de visitar este espaço interessante.

Se você precisar de mais informações, no site do museu poderá encontrar. Aqui deixamos o link.

O que posso ver no Museu Nacional de Artes Decorativas?

O Museu Nacional de Artes Decorativas é o lugar perfeito para aprender e absorver sobre decoração. É também o local perfeito para encontrar inspiração e depois transferir essas ideias para a nossa casa. Ao longo dos 5 andares do grande edifício que abriga o museu, o visitante faz um passeio pelas diferentes épocas. Observando as 7000 peças que compõem este museu, o visitante poderá se transportar de um ambiente para outro como se estivesse envolvido em uma viagem no tempo.

Museu Nacional de Artes Decorativas

No piso térreo e no primeiro andar se encontra a parte mais atual do museu. Em ambos, é feita uma jornada do século XX até o presente, passando por diferentes ambientes. Esta primeira parte do museu também conta com um forte componente social e contemporâneo.

Subir para o segundo andar significa outra viagem no tempo. De repente, apenas alguns segundos depois de contemplar a decoração mais atual, somos transportados para o século XVII. Para que o visitante tenha uma ideia de como as casas eram naquela época, vários cômodos são recriados. Os tecidos e a cerâmicas são os principais protagonistas desta parte do museu.

O terceiro andar é o mais refinado e no qual estão os elementos mais delicados: os de porcelana. Esta planta é a mais luxuosa, pois é inspirada na decoração Bourbon e nas relações entre a França e a Inglaterra.

Finalmente, chegamos ao quarto andar, o último, mas não por isso o menos interessante. Esta última área se concentra na decoração da segunda metade do século XVIII e no início do século XIX. Ambientes como quartos ou cozinhas das classes mais abastadas são recriados. Os azulejos mostrados nesta última parte do museu são espetaculares.

Exposições temporárias

O Museu Nacional de Artes Decorativas também conta com exposições temporárias. São o complemento perfeito para o extenso número e variedade de peças que o museu possui. Há quase sempre alguma exposição temporária de grande interesse, tanto a nível nacional como internacional. Algumas que foram expostas neste museu foram as seguintes:

  • Manolo Blahník: a arte do sapato
  • Goldsmith e exposições contemporâneas
  • Roupas taiwanesas
  • Cerâmica Contemporânea
  • Objetos da Finlândia
  • Luxo alemão na Espanha da era moderna

Como você pode ver, as exposições são para todos os gostos. São a oportunidade perfeita para ver peças únicas e com grande relevância a nível internacional. Recomendamos que você preste atenção à programação temporária, porque vale a pena.