O que levar em conta no design das janelas
Se você vai construir a sua casa do zero ou está pensando em reformá-la por completo, o design das janelas é um dos elementos mais importantes a serem levados em conta.
Os objetivos de todas as janelas, e o motivo pelo qual dizemos que é um dos elementos mais importantes da casa, é porque são capazes de isolar o ambiente da temperatura e dos ruídos externos, além de serem manejáveis. A partir desses objetivos, mostraremos os principais pontos a serem levados em conta para o design das janelas.
Design das janelas: escolha a localização com base na luz e no clima
No caso de você construir a sua casa a partir do zero, poderá colocar as janelas nos espaços que preferir. É por isso que você deve escolher os que mais tenham luz, porque é sempre importante que a luz natural entre nas casas, ao invés da luz artificial, que é mais prejudicial ao olho humano.
Se houver a possibilidade de colocar as janelas em ambos os lados de um mesmo cômodo, não hesite em fazê-lo. Assim, haverá mais ventilação e luminosidade.
Além da luz, você também deve considerar a posição do sol. Se o cômodo está voltado para o sul, as janelas devem ser mais largas para que captem o máximo de energia solar possível ao longo do dia.
As vantagens de posicioná-las para o sul é que esses ambientes ficarão mais quentes. Portanto, os gasto com calefação serão menores. A desvantagem é que em lugares mais quentes isso pode ser um problema nos meses de verão. Nos cômodos voltados para o norte, se houver a possibilidade, opte pelas janelas com menos amplitude.
Tamanho e tipo das janelas
O tamanho é outro aspecto a ser levado em conta no design das janelas. Deve ser sempre coerente com o espaço do cômodo e também com a fachada do edifício.
Se você conta com espaços amplos, a melhor alternativa é colocar as maiores janelas possíveis. Como resultado, você ganhará luminosidade e também um espaço onde poderá se distrair com o exterior sempre que quiser.
Quanto ao tipo de janela, a melhor opção são as janelas verticais, pois elas aumentam a iluminação natural e ao mesmo tempo dão a sensação de extensão da paisagem à sua frente.
Sistema de abertura
Depois de decidirmos a localização de cada janela, retornando aos objetivos que marcamos no início, devemos escolher o sistema de abertura.
Embora a princípio pareça um aspecto simples, não é bem assim. O sistema de abertura permitirá manejar a janela de maneira simples, ou do contrário, significará um esforço desnecessário.
A seguir, oferecemos uma pequena lista dos sistemas de abertura mais comuns das janelas para que você possa escolher a opção mais confortável:
- De correr: estas janelas são ideais para espaços com obstáculos e espaços amplos.
- Batente: trata-se de uma boa alternativa para espaços limitados. Você terá que escolher entre abertura para a direita ou abertura para a esquerda.
- Pivotante: ideal para sótãos ou telhados. A lâmina gira em torno do eixo central.
- Dobráveis: é necessário um espaço grande e livre de objetos, pois trata-se de uma abertura total do espaço da janela.
- Fixa: para ambientes climatizados, paredes internas ou cômodos que não precisam de ventilação.
Materiais das janelas
Existem três materiais utilizados para o design das janelas: madeira, alumínio e PVC.
- O material mais utilizado é o alumínio, pois é o que oferece mais possibilidades e, além disso, a sua manutenção é muito simples. Tem a vantagem de ser um dos materiais mais resistentes ao fogo.
- As janelas de madeira são eficazes em termos de isolamento acústico e térmico. Além disso, oferecem um estilo natural e acolhedor e proporcionam uma manutenção simples.
- As janelas de policloreto de vinil, mais conhecidas como PVC, apresentam uma característica marcante: são isolantes naturais.