O revival do estilo colonial: conheça tudo sobre este estilo decorativo
Seja bem-vindo aos interiores coloniais com seus grandes halls de entrada, pisos de madeira polida, paletas de cores neutras e seu leve toque de carpintaria e revestimentos. No design de interiores, o estilo colonial pega emprestado os elementos decorativos dos cidadãos mais ricos dos tempos coloniais.
Um estilo decorativo que está sempre na moda. Há tendências que vêm e vão de tempos em tempos e outras que estão sempre presentes. Uma dessas tendências que nunca sai de moda é o estilo colonial. Pelo contrário, está de novo na moda devido ao aconchego que traz e à serenidade que transmite aos grandes e pequenos espaços.
As origens
O estilo colonial tem essa nuance de mistura de culturas que o torna extremamente atraente. Este estilo é inspirado na decoração das casas das antigas colônias no século XIX, e nos móveis europeus fabricados de maneira artesanal com madeiras exóticas de lugares remotos.
Madeiras como a teca ou o mogno são as protagonistas deste estilo, que evocam terras distantes, tropicais e países asiáticos exóticos. Esses artesãos fabricavam peças importantes, móveis muito sólidos. Os mais comuns são os biombos, as cristaleiras, os armários e as bibliotecas.
Os tecidos
Esse é o estilo da naturalidade. O linho é o tecido favorito do estilo colonial e o que proporciona frescor a esta tendência decorativa. Em tapeçarias, nas cortinas e nas grandes almofadas colocadas tanto nos sofás como no chão, formando conjuntos magníficos. O algodão grosso também é usado para estofar sofás e poltronas.
São utilizados todos os tipos de fibras naturais que dão uma sensação de calor aos espaços, como o rattan ou a ráfia, que encontramos nos móveis. Também estão presentes em tapetes, cortinas, biombos, molduras de espelhos, lâmpadas e outros acessórios decorativos. Sempre combinados com madeiras escuras.
As cores do estilo colonial
Aqui não há como errar. A gama de cores do estilo colonial é neutra. Branco, todos os cremes, os tons terra e o ocre. Móveis em madeira escura com estofamento branco ou bege, pisos em madeira escura também, paredes em tons neutros muito claros. Dessa forma, o toque de cor é dado pelo verde das plantas, pelas almofadas e pelos complementos decorativos, desde que não nos afastemos muito dos tons ocre e avermelhados, as cores da terra.
Para as cortinas, é melhor os tons claros com suportes imponentes em madeira escura. No entanto, atualmente, podemos encontrar móveis de inspiração colonial também em tons claros, embora o estilo puro utilize madeiras exóticas escuras do tipo iroko, mindi, teca ou wengué. A pedra, o vidro ou o ferro também adicionam personalidade a este estilo, assim como o bambu e o vime em pequenos elementos decorativos.
Os complementos
Os complementos têm um valor mais importante do que em outros estilos decorativos. Os grandes baús, os candelabros, as grandes lâmpadas de ferro ou nácar, as malas antigas e os biombos. Também são importantes os enormes quadros em tons naturais e as grandes peças de cerâmica na mesma gama de cores. Existem muitas lojas especializadas neste tipo de decoração onde você poderá encontrar peças magníficas.
No entanto, é preciso ter cuidado ao escolher os complementos. Se colocarmos grandes móveis coloniais, devemos decidir por poucos complementos em tamanho grande também. Devemos decidir se daremos maior destaque aos móveis ou aos acessórios. Caso contrário, sobrecarregaremos o ambiente.
Um estilo com o qual você não erra
O estilo colonial é uma mistura do estilo clássico contemporâneo, mas em uma versão exótica e natural. O resultado é espetacular em grandes casas localizadas em plena natureza. Além disso, a sua capacidade de transformar casas e apartamentos urbanos é incrível. É uma tendência decorativa difícil de abandonar depois de ter sido experimentada. Cria espaços interessantes, com frescor e um efeito relaxante.
Podemos usá-lo em qualquer ambiente da casa, inclusive nos quartos das crianças. O contraste dos tecidos claros com as madeiras escuras e o verde das plantas nos transportam para outras épocas e outros lugares sem sairmos de casa. É um estilo que nunca dá errado. Não importa se a casa está decorada completamente neste estilo, ou se apenas alguns elementos são adicionados para alcançar este efeito de um paraíso distante.