Os cuidados básicos com os pisos de madeira

27 de julho de 2019
Ninguém pode negar que os pisos de madeira são os mais bonitos. No entanto, também é verdade que eles precisam de cuidados e manutenção especiais.

Os pisos de madeira são lindos, elegantes e sofisticados. Entretanto, eles exigem mais cuidado em comparação com, por exemplo, cerâmicas ou porcelanatos.

Mas não se preocupe! A manutenção não requer tanta preocupação assim, uma vez que há certas técnicas que lhe permitirão desfrutar de seus pisos de madeira durante todo o ano. Continue lendo este artigo para descobrir quais são!

Características dos pisos de madeira

pisos de madeira

A madeira tem sido o material natural mais utilizado na construção e decoração de casas há séculos. Por isso, atualmente, os pisos de madeira tornam a casa mais elegante e acolhedora.

Um dos principais problemas dos pisos de madeira é que se trata de um material um pouco delicado. Por exemplo, arranham com mais facilidade, precisam ser encerados e a sua manutenção pode trazer despesas adicionais.

No entanto, ninguém pode negar que entrar em uma casa onde o chão de madeira resplandece nos predispõe de outra maneira. Além disso, nos faz querer tirar os nossos sapatos ou sentar no chão e admirar tal beleza mais de perto. Claro, essa beleza tem um custo que devemos analisar ao escolher o tipo de piso que queremos.

Dicas para cuidar de pisos de madeira

Você acabou de se mudar para uma casa onde os pisos são feitos de madeira, ou então planeja mudar os pisos da sua casa. Certamente você já deve ter imaginado que pisos de madeira são muito complicados de se manter.

É verdade que eles exigem certos cuidados, mas o lado bom é que os resultados são extraordinários. Dessa forma, os pisos só exigem cuidados específicos para que a madeira permaneça sempre igual ao primeiro dia.

1. Cuidados com os pisos de madeira: proteja da água e umidade

água em pisos de madeira

Ao contrário da cerâmica, a madeira absorve a umidade ambiente e também a água ou os líquidos que caem na sua superfície. Para evitar rachaduras ou que as tábuas de madeira descolem, o ideal é que a umidade da casa fique entre 35 e 60% durante todo o ano. Use umidificadores ou pastilhas antiumidade, dependendo das necessidades da casa.

2. Realize uma manutenção regular

faxina em pisos de madeira

Os pisos de madeira requerem uma manutenção semanal (alguns dizem que devemos limpar dia sim, dia não). Você deve varrer ou aspirar para eliminar a poeira e a sujeira. Então, em seguida, passe um esfregão de algodão seco.

Além disso, recomendamos que você faça uma limpeza mais profunda a cada duas semanas, com produtos especiais para pisos de madeira que geralmente têm um pH neutro. Lembre-se de secar bem para evitar a absorção de umidade.

3. Atenção com o contato com o sol

madeira no piso

Nós não estamos falando apenas de pisos de madeira ao ar livre, pois os interiores recebem os raios do sol através de portas e janelas. E eles podem ser danificados! Para preservá-los, aconselhamos que você aplique uma tela especial que filtre os raios UV.

Além disso, recomendamos que você ocasionalmente mude a mobília de lugar, para evitar que certas áreas fiquem opacas ou manchadas, uma vez que a madeira fica descolorida com exposição prolongada ao sol.

4. Envernize uma ou duas vezes por ano

cuidados básicos

Os pisos de madeira precisam ser nutridos e hidratados com produtos específicos. O verniz geralmente é uma ótima opção para deixar o material como novo.

Tenha em mente que os pisos tratados com óleos devem ser nutridos com ceras ou óleos de manutenção e, para limpá-los, opte por sabões também com óleos.

5. Corrigir as falhas

manutenção do piso

 

O dia a dia faz com que os pisos mostrem certas ‘marcas de guerra’, especialmente se houver crianças ou animais de estimação em casa. Uma boa maneira de eliminar essas marcas é com um marcador de retoque (comprado em lojas especializadas) que permite esconder pequenos arranhões. Obtenha a cor que mais se assemelha à original e estará tudo resolvido.

Se o piso tiver lacunas ou rachaduras, elas devem ser reparadas com uma massa de madeira, lixadas e, finalmente, pintadas ou envernizadas.

Para garantir que os pisos em madeira permaneçam em excelentes condições durante mais tempo, recomendamos que você não ande com sapatos de salto em casa, que impeça os seus filhos de brincar com carros ou bolas dentro de casa e coloque cortinas que reduzam a passagem do sol direto para o chão.