Os objetos de barro na decoração

6 de maio de 2019
Se você quer dar um toque rústico e original à sua casa, os objetos feitos de barro podem trazer um toque estético mais folclórico e tradicionalista.

Os objetos de barro têm muito a contribuir dentro da decoração. Eles têm muitas formas e, na maioria das vezes, cumprem com uma função ao mesmo tempo em que servem de enfeite.

Ocorre que, sem dúvida, o barro foi um dos materiais mais utilizados pelos seres humanos ao longo da história. É um elemento típico de muitas civilizações que está presente tanto em museus quanto em lojas de souvenir.

Em vista do fato de que, durante muito tempo, eles faziam parte de ambientes rurais, os objetos de barro estão intimamente relacionados aos estilos rústico, campestre e afins.

No entanto, hoje em dia eles não são mais destinados apenas para o campo. Eles foram incorporados a muitos estilos, desde o minimalismo, até o wabi-sabi e o japandi.

A simplicidade da sua aparência ajuda a conseguir uma decoração aconchegante e acolhedora. Por consequência, se você quiser maximizar a sensação de um lar na sua casa, não hesite em incorporá-los em alguns espaços.

Objetos de barro: um belo recurso rústico

Objetos de barro: um belo recurso rústico

Sem dúvida, o barro está ligado ao estilo rústico; ele nos lembra de um mundo campestre onde o trabalho manual prima, considerando que o barro é, em si mesmo, um produto natural.

A sua plasticidade permitiu que ele fosse trabalhado de diversas maneiras. É maleável e pode ser moldado em todos os tipos de formas. Uma vez seco, ele endurece e fica muito resistente; de fato, ele pode ser pintado para que fique ainda mais bonito.

Qualquer forma que você possa imaginar pode ser feita. A estética oferecida é muito natural, suave e ligada ao campo, como se tivesse brotado da própria terra.

O barro tem uma relação clara com a arte e o folclore dos povos.

Os objetos de barro mais utilizados

1. Panelas de barro

Panelas de barro

Antigamente, as panelas de barro eram usadas para fazer comida no fogo. Portanto, este material é muito resistente a altas temperaturas e permitia preparar receitas realmente deliciosas. No entanto, essas panelas também podem cumprir com uma função decorativa:

  • A primeira coisa que elas oferecem é uma lembrança de sua função original: cozinhar. No entanto, o sentido é transformado e surge uma estética decorativa.
  • Podem ter relevos externos que formem desenhos, linhas ou formas geométricas.
  • Também é possível dar uma estética antiga através da tinta craquelada ou através do desgaste do barro, com partes mais gastas que denotem um uso antigo.

2. Tigelas e cinzeiros

Tigelas e cinzeiros

Naturalmente, dentre os objetos de barro, não podiam faltar as tigelas e os cinzeiros que foram tão difundidos ao longo do século XX. Sem dúvida, eles cumprem uma função decorativa, mas também funcional.

  • As tigelas podem ser decoradas com pintura e relevos. É interessante que a cor própria do barro fique visível, e não escondida. Elas podem até mesmo ser pintadas no estilo de vidrado cerâmico.
  • Os cinzeiros têm uma função semelhante à das tigelas. Eles são muito comuns porque são muito práticos e têm sido um recurso muito típico nas casas, podendo estar na sala ou na cozinha.

Os objetos de barro mais típicos são aqueles que têm uma forma circular.

3. Canecas e copos

Canecas e copos

Se você quiser trazer originalidade para a cozinha e surpreender os seus convidados com um aparelho de jantar diferente do que normalmente existe nas casas, as canecas e copos feitos de barro podem ser realmente interessantes:

  • As canecas podem ser muito simples, com uma alça e mantendo a própria cor do barro. Muitas vezes, a simplicidade própria destes objetos pode trazer um sentido decorativo superior.
  • Quanto aos copos, pode haver uma contribuição estética semelhante à das canecas. Além disso, eles também podem ser decorados com pinturas ou simplesmente ter a base do copo pintadas com uma cor; no entanto, é importante que parte do barro esteja visível no recipiente.

4. Vasos e recipientes para jardinagem

Vasos e recipientes para jardinagem

Quando se trata de dar um lar para as plantas de interiores, os objetos de barro são uma excelente opção, visto que eles não se deterioram com a umidade e, em geral, têm uma grande capacidade; embora tudo dependa, é claro, do tipo de recipiente.

Qualquer tipo de planta pode ser colocado dentro de um vaso, jarra, tigela ou recipiente de barro. Porém, lembre-se de que a base deve ter alguns furos para que o excesso de água possa escorrer e assim a planta não apodreça.

Não devemos nos esquecer de que os objetos de barro sempre podem ser decorados de acordo com a nossa preferência. Com tinta ou ainda incrustando outros enfeites e criando padrões completamente personalizados.

Vega Torres, Daniel  Roberto: El campo artesanal, Tunja, Fundación Universitaria Juan de Castellanos, 2013.